Hall de entrada: como explorar toda beleza dos espelhos

Eles são um complemento maravilhoso para qualquer casa

Hall de entrada é considerado, por muitos, apenas como uma simples área de circulação. Contudo, trata-se, na verdade, da recepção do nosso imóvel. Quer dizer que, quando saímos e retornamos para casa, este é o primeiro ambiente que vemos. 
Nossas visitas também terão o acesso à nossa residência primeiro por meio deste cômodo. Por isto é que vale a pena decorá-lo tão bem – com direito a aparador, espelhos, tapetes e muito mais. Veja.
imagem de sala com abajur com mesa contendo jarros brancos e dois bancos brancos com espelho de hall de entrada
MeyerCortez Arquitetura & Design https://www.vivadecora.com.br/foto/84683/hall-com-espelho-encostado-na-parede

Como decorar um hall de entrada?

Querendo ou não, sempre o hall de entrada será um ambiente proporcionalmente pequeno em relação ao restante de qualquer casa. 
Ele pode ser um cômodo formado por quatro paredes ou uma área pertencente à própria sala de estar e jantar, reservado apenas por uma demarcação de piso ou divisória. Então, é provável que, neste espaço do imóvel, não caibam mesmo muitos itens de decoração.
Enfim, é preciso estudar muito bem a metragem e a rota de circulação do hall de entrada da sua casa. Se perceber que o ambiente possui certa área livre que comporte algum móvel ou outro acessório, explore este potencial. 
É possível criar dentro de hall de entrada uma pequena sapateira mais chapeleira; uma pequena saleta de espera; e uma mini biblioteca ou sala de música. Relembrando: jamais deve-se comprometer a circulação.
sala com lustre redondo, bar e cômoda marrom com espelho acima
Sandra Sanches https://www.vivadecora.com.br/foto/95338/hall-com-espelho-e-aparador
Dependendo da proposta de decoração da sua casa, pode-se prever a utilização de vários móveis e acessórios no hall de entrada. 
O aparador com espelho é o item mais comum. Também seria interessante ter no local cadeiras ou poltronas pequenas; uma mesinha auxiliar com abajur ou uma luminária de piso; estantes ou prateleiras; vasos com plantas; e mais. Como toque final, papel de parede, arandelas e tapetes.
imagem de duas salas de perspectivas diferentes com cômodas e espelhos de hall de entrada
Bianca Monteiro https://www.vivadecora.com.br/foto/153171/porta-verde e Juliana Pippi https://www.vivadecora.com.br/foto/70057/hall-com-espelho-grande
imagem de dois banheiros com espelhos de hall de entrada
Bruno Cortina https://www.vivadecora.com.br/foto/187348/espelho-com-moldura-metalica-e-banco-de-madeira e Crisa Santos Arquitetos https://www.vivadecora.com.br/foto/23917/espelho-amplo-em-ambiente

Os incríveis efeitos dos espelhos na decoração

Espelhos são elementos muito poderosos. Eles podem gerar os efeitos visuais mais impressionantes dentro das decorações de interiores. 
Mas justamente por tudo isto é que os projetistas não podem sugerir a utilização deste material sem antes estudar bem as características dos ambientes. Pra começar, o que espelhos ou peças espelhadas poderiam refletir estando no local?
Agora, a utilização de espelhos em hall apresenta mais vantagens. Pra começar, eles são capazes de ampliar este tipo de ambiente e também de fazê-lo parecer mais claro. 
Além do mais, podem ajudar a preencher este espaço, a criar certo movimento e dar à sua decoração um ar mais chique e requintado. Trata-se de uma boa solução para todos os estilos de cenários, sejam clássicos ou modernos.
entradas de casas com espelhos e mesas com vasos de plantas
Arq. Bruna Cruz https://www.vivadecora.com.br/foto/177711/espelho-e-apardaor e Orlane Santos https://www.vivadecora.com.br/foto/78078/hall-com-papel-de-parede-e-espelho-grande
hall de entrada com porta branca de grande porte e espelho de parede
Deborah Basso https://www.vivadecora.com.br/foto/63654/papel-de-parede-claro-e-tapete-de-pelinho-marrom e Lili Giudice https://www.vivadecora.com.br/foto/165760/porta-de-madeira-branca-espelho-e-iluminacao

Como usar espelhos no hall de entrada, afinal?

Quando falamos sobre a utilização de espelhos em decoração de hall de entrada, não estamos nos referindo apenas às chapas espelhadas ou às molduras com espelhos. 
Existem muitos outros itens de decoração que combinam com hall de entrada e que podem ser revestidos com espelho ou terem partes reflexivas – talvez em alumínio polido. E é preciso estudar se vale a pena usar essas peças e em que quantidade dentro do hall.
duas fotos de halls de entrada com espelho sendo um chão de mármore e outro com chão de madeira
Espaço do Traço Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/105175/hall-com-aparador-branco e Manoela Lustosa da Silva https://www.vivadecora.com.br/foto/36672/parede-com-pintura-marrom-e-aparador-planejado
No hall da sua casa você pode criar, na parede livre de maior extensão, um recanto com aparador, luminária, arranjo de flores e, por trás, uma moldura com espelho. 
Outra opção seria utilizar, no lugar deste modelo de espelho, uma peça sem moldura – bisotada, ou seja, com bordas polidas – ou um painel espelhado decorativo. E mais uma alternativa seria embutir placas deste material em um nicho formado por gesso acartonado.
duas fotos de halls de entrada um com formas redondas na cor branca e outro com espelho e detalhes coloridos
Iara Kilaris https://www.vivadecora.com.br/foto/132006/papel-de-parede-estampado-e-nichos-espelhados e Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes https://www.vivadecora.com.br/foto/89860/porta-amarela
Quando o hall possui dimensões mínimas, é interessante cobrir uma parede inteira com espelho. Mas não se pode negar que os modelos de espelhos menores adquiridos facilmente em lojas são tão bonitos que poderiam ajudar do mesmo modo a criar soluções interessantes. 
É o caso dos grandes espelhos chanfrados – que costumeiramente são apoiados direto no chão, atrás do aparador – e dos sofisticados espelhos venezianos.
imagem de dois halls de entrada, sendo um com detalhes em azul e um espelho de madeira marrom e outro com cor predominante branca com um espelho menor na parede
MIS Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/127226/espelho-grande-na-parede e Guardini Stancati Arquitetura + Designer https://www.vivadecora.com.br/foto/150622/espelho-com-moldura-preta
Agora, como dito antes, fora estes espelhos, é possível acrescentar vários outros detalhes com reflexão à decoração de um hall. 
Por exemplo, bases de abajur e de castiçais, estruturas de arandelas, esculturas, porta-retratos, pés de cadeiras, bordas de aparadores e de plafons. E vale a pena contrastar tudo isto com tons quentes e também com a textura da madeira para deixar o cômodo mais aconchegante.
Pronto, agora é sua vez de escolher as melhores ideias que trouxemos e criar um hall de entrada incrível!
Essas dicas de decoração com espelhos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *