|

Veja como funciona um Sistema de Bombeamento Movido a Energia Solar

A expansão do agronegócio e a busca contínua pelo aumento de produtividade em função da alta procura. Estão diretamente ligados ao acesso a água, recurso que gera prosperidade e vida ao agronegócio. Para a distribuição da água em locais de difícil acesso a energia elétrica. Temos uma ótima solução que são as bombas d’água movidas a energia solar. O sistema de energia solar para o bombeamento de água é totalmente eficiente e seguro, atendendo a necessidade de abastecimento de água em áreas rurais como fazendas, sítios, fontes, cascatas e outras aplicações, proporcionando economia e modernizando o mercado do agronegócio.
As principais aplicações beneficiadas no agronegócio com este tipo de produto são:

  • Abastecimento de Água para o Gado
  • Abastecimento de água para Fazendas e Área Rural
  • Sistemas de Irrigação / Hidroponia

Com uma proposta inovadora e de alta durabilidade os sistemas solares de bombeamento de água tem substituído sistemas abastecidos com geradores de energia a diesel, que na maioria das vezes consomem muito combustível, o que encarece o sistema e diminui os lucros, além de ser uma péssima opção na questão de sustentabilidade, já que é um grande emissor de poluentes no meio ambiente.  Além disso, o sistema de bombeamento solar, oferece menor custo e frequência de manutenções e um aumento significativamente no rendimento. Além disso tudo, a falta do motor a diesel ou à gasolina faz com que a bomba solar não emita ruído, evitando, dessa forma, a poluição sonora, do ar e da água que é captada.
Não apenas para o agronegócio a bomba solar pode ser usada em outras aplicações como:

  • Abastecimento de Cisternas e Tanques
  • Abastecimento de Água á Distância

Custo do Sistema de Bombeamento Solar

A instalação da bomba solar de água em propriedades rurais é um verdadeiro investimento, pois o retorno financeiro a médio e longo prazo é garantido por conta da grande economia nas contas mensais de energia.
Normalmente, os custos estão centrados em três partes: projeto de instalação, compra do kit e instalação do kit na propriedade. O valor final também dependerá de alguns fatores, tais como:

  • O local onde o sistema será instalado e a bomba fará o processo de captação da água;
  • A distância entre a bomba e o reservatório de água;
  • A profundidade do local onde a água será retirada;
  • A capacidade exigida do bombeamento e do reservatório.

Depois desses e de outros quesitos avaliados, é possível chegar a um orçamento específico para a implantação do sistema.

Como funciona o Sistema de Bombeamento movido a energia Solar?


trata-se de um sistema independente de uma fonte de energia que gera custo, unido de um funcionamento constante completamente automatizado, ou seja, não depende do manuseio humano. O sistema de bombeamento é acionado simplesmente utilizando uma boia elétrica, que começa a trabalhar a partir do momento que existir a demanda de água, ou seja, assim que o reservatório de água baixar, a bomba liga, abastecendo o reservatório e garantindo água para a aplicação direcionada em questão.
As placas solares, conhecidas também como fotovoltaicas absorvem a radiação do sol e geram energia para abastecer o sistema de bombeamento, que é composto por uma motobomba submersa ou uma motobomba de superfície com uma unidade de controle, e um sensor de fluxo, que são disponibilizados geralmente em um único kit.
Os produtos submersos, geralmente possuem motor de aço inox lubrificado e refrigerado a água, além de possuírem bombeadores com tecnologia dedicada.
A unidade de controle do sistema solar, é capaz de proporcionar ao sistema de motobomba várias funções, garantindo segurança e alto desempenho ao sistema. dentre eles:

  • Sistema Contra Raios
  • Sistema de Baixa tensão
  • Sistema contra curto circuito
  • Sistema contra falta de água

Com motobomba de alta tecnologia e durabilidade, o sistema de bombeamento solar é a melhor opção para quem busca alternativa de energia limpa, gratuita, confiável com economia e qualidade do bombeamento de água.

Posts Similares

2 Comments

  1. Excelente o conteúdo técnico apresentado (claro, objetivo e prático). Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *