Dois pedreiros, ao fundo uma janela grande que dá para grandes prédios.
|

15 ferramentas para pedreiro que não podem faltar no kit profissional

As ferramentas para pedreiro são essenciais no andamento de obras. Veja o que não pode faltar no kit do profissional-chave no setor da construção civil! 

Quem presta serviços para reformar ou construir casas, precisa ter uma maleta de ferramenta completa. No entanto, esse tipo de kit também serve para você que faz pequenos reparos domésticos e instalar equipamentos como as bombas de água, por exemplo.

Por outro lado, é preciso conservar bem as ferramentas. Desse modo, a vida útil desses itens é maior. Separamos dicas ótimas para isso, confira tudo a seguir.

Leia também: Ferramentas para montar uma marcenaria!

15 Ferramentas para pedreiro

1. Trena

Esse é um item básico do kit de ferramentas para construção civil. É usando a trena que o profissional faz medições necessárias para montar um orçamento.

Durante o trabalho ela ajudará em muitas tarefas, desde conhecer distâncias do terreno até o tamanho de cortes em alguns materiais.

Pensando em ferramentas de pedreiro modernas, você terá à disposição medidores a laser. São equipamentos eletrônicos de excelente precisão que servem para medir grandes distâncias.

2. Martelo unha

Trata-se de um equipamento indispensável para quem trabalha em obras. O martelo unha é utilizado no erguimento da alvenaria, na instalação da parte elétrica, na colocação de telhados, entre outros serviços.

3. Alicate universal

É outra das ferramentas para pedreiro que não pode faltar. Sua aplicação nas etapas de acabamento e na instalação de fios é mais conhecida. Porém, em atividades da mais diversas você pode usar um alicate universal.

Para instalar kit elétrico de segurança de betoneiras, por exemplo, é necessário ter essa ferramenta na maleta.

4. Kit chave de fenda

As chaves de fenda também têm ampla função, sobretudo na fase de acabamento. Elas podem ser escolhidas pela polegada e o formato da ponta (fixa, chata, cruzada, etc.).

5. Martelo borracha

É usado por pedreiros para posicionar pedras de cerâmica ou de porcelanato. O martelo borracha permite que se assente esses revestimentos no piso ou na parede, sem causar danos.

6. Marreta oitavada

É ferramenta que pedreiros usam para derrubar paredes e/ou outras superfícies. A marreta oitava é categorizada por sua gramatura. 

Você encontra marretas de 500g até 5000g. Quanto maior o peso, mais é sua capacidade de demolição.

7. Ponteiro

O ponteiro é um instrumento usado para fazer perfurações em superfícies. É comum utilizá-lo antes de assentar cerâmicas em pisos já revestidos.

8. Talhadeira

A talhadeira se assemelha aos ponteiros. Entretanto, ela é usada para retirar rebocos de paredes, por exemplo. É uma ferramenta que proporciona maior precisão na retirada de arestas de pisos, paredes, etc.

10. Furadeira elétrica

Está entre as ferramentas para pedreiros devido á sua versatilidade. Serve para muitos serviços, bem como para todos os profissionais da construção civil.

Contudo, você deve ter alguns cuidados para escolher a furadeira, entre eles:

  • Potência;
  • Se as broncas perfuram aço, concreto e madeira;
  • Capacidade de absorver vibrações;
  • Kit de brocas;
  • Voltagem.

No mercado brasileiro muitas fabricantes renomadas vendem esse tipo de equipamento. Então, será fácil escolher o melhor para você.

Veja 9 formas seguras para usar uma furadeira!

11. Nível

Para alinhar a alvenaria o nível é indispensável. O formato mais usado é o de alumínio com uma ou duas ampolas.

12. Prumo

Na maleta de um pedreiro preparado não pode faltar o prumo. É um instrumento que verifica o alinhamento de uma parede, por exemplo.

13. Alicate bomba de água

Para instalar bomba d’água você precisa utilizar um alicate adequado. Essa ferramenta oferece toda segurança na instalação hidráulica.

O alicante bomba de água serve para apertar conexões, fixar tubos, travar outras peças usadas na ligação da rede hidráulica de um imóvel.

14. Serras elétricas

Cortar mármore e outras pedras é ação comum para muitos pedreiros. Entretanto, para obter o corte certo precisam usar ferramentas como as serras elétricas. As principais nesse quesito são:

15. Cinto para ferramentas

Para trabalhar com segurança e agilidade, os pedreiros precisam de um cinto de ferramentas. Assim, se ganha praticidade para guardar alicates, martelos, trena, pregos, etc.

Dicas de como conservar ferramentas e EPIs

Conhecida o kit de ferramentas para pedreiros, veja agora dicas como conservar seus componentes:

  • Itens com cabos de madeira não podem ficar expostos à umidade.
  • O ideal é que guarde os equipamentos elétricos em suas maletas originais.
  • Para impermeabilizar ferramentas metálicas e não-metálicas você pode pulverizar sprays aerossóis de silicone.
  • Os lubrificantes multiusos são indicados apenas para superfícies metálicas. Desse modo, não servirá para proteger cabos de martelos, marretas, etc.
  • Não deixe que a ferrugem se acumule. Essa oxidação prejudica a estrutura das ferramentas. Sempre limpe, e quando necessário aplique removedor de ferrugem.
  • Todas as vezes que utilizar uma ferramenta, limpe-a. Isso garante a conservação e o desgaste precoce. 

Por fim, escolha um lugar arejado e seco para guardar suas ferramentas. Também vale investir numa boa maleta, pois terá lugares próprios para guardar todos os itens.

Em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são necessários em muitas atividades do pedreiro. Luva, capacete, óculos, botas, protetores auriculares… são muitos na lista.

A principal orientação para conservar o EPI é descrita pelo próprio fabricante. Em contrapartida, é importante verificar a data de validade de cada um desses.

Todo EPI tem uma vida útil estabelecida por normas reguladoras e técnicas. Dessa forma, mesmo que não tenha usado muito, quando atingir esse limite, deve ser substituído.

Descubra como o EPI se torna aliado em seu trabalho!

Onde comprar ferramentas de pedreiros?

Na Mérito Comercial, pois é loja especialista na comercialização de equipamentos e ferramentas para construção civil. Visitando o nosso site você encontra os principais fabricantes desses produtos, além de condições acessíveis para pagar.

E se você não quer perder outras dicas sobre as ferramentas para pedreiro, clique aqui.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *