Chuveiro redondo com água caindo
|

Ducha ou chuveiro, qual é o melhor?

Você que gosta de relaxar com um banho no fim do dia, descubra as vantagens de cada um deles para definir sua opção

Após um longo e estressante dia de trabalho, nada como um relaxante banho. Seja por meio de uma chuveirada fria ou de uma ducha quente, o que importa é revigorar. Mas, o que pode tornar melhor esse momento, a utilização da ducha ou chuveiro?
Bem, vale conhecer suas diferenças para facilitar sua escolha. Confira a seguir tudo sobre o assunto para dar aquela relaxada do jeito que mais combina com você!

Características de cada um dos produtos

Nada melhor do que conceituar esses 2 dispositivos para descobrir suas distinções, veja abaixo.

Ducha

Se caracteriza pela liberação de um forte jato de água, impulsionado por uma alta vazão. É elaborada para realizar a higiene pessoal, e também funções terapêuticas.
Para liberar água quente, a ducha precisa estar conectada a um aquecedor (externo), que pode ser elétrico, a gás ou solar.

Confira em nossa loja a lista completa de: bomba solar
É comercializada em muitos formatos e designs, os mais comuns são:

  • de parede
  • higiênica
  • elétrica
  • quadrada
  • redonda

Em algumas situações, a pressão da ducha pode ser comprometida, sobretudo quando está muito perto da caixa d’água. Assim, é provável que necessite de um pressurizador de água para melhorar o volume do jato.

Chuveiro

Basicamente, em todo banheiro existe um chuveiro. Não tem tanta pressão na liberação da água, porém, seus bocais são variados o que facilita a distribuição durante o banho.
Os chuveiros diferem, também, das duchas no quesito aquecimento, pois eles são fabricados com sistema interno que esquenta a água. 
E como têm uma vazão menor, os chuveiros são mais eficazes para aquecer, e alcançar a temperatura mais agradável nos dias frios. No mercado existem as seguintes opções:
Elétrico (comum) – aquece a água por meio de uma resistência; utiliza energia elétrica em seu funcionamento. Normalmente, existe um seletor que indica 2 níveis (verão e inverno).
Eletrônico – este chuveiro pode ser programado, e a temperatura é regulada automaticamente.
Híbrido – funciona por meio de mais de uma fonte de energia (elétrico, gás, solar). Uma resistência também é usada para aquecer a água, mas quando chega na temperatura indicada, estabiliza.
Pressurizado – ajusta a vazão de água, tornando os jatos mais fortes, e mantém a água aquecida.
É possível utilizar um pressurizador de água específico para chuveiro, e acopla nos 3 primeiros modelos mencionados
Leia também: O que é o pressurizador de água e como funciona?

Qual é mais econômico: ducha ou chuveiro?

Uma das dúvida sobre ducha ou chuveiro é: qual deles impacta menos na conta de energia e de água?
Nesse aspecto ambos tem suas qualidades, vejamos:
Ducha – consome mais água para manter o alto volume liberado. Por outro lado, gasta menos energia, pois não necessita ficar muito tempo ligada. Alguns modelos têm gatilhos para interromper o jato d’água, por exemplo.
Chuveiro – é mais econômico quando o assunto é consumo de água, porém, os modelos elétricos gastam mais energia elétrica.
Sem dúvida, uma boa dica é avaliar os modelos a gás e o solar. São formatos mais viáveis em algumas situações, principalmente em clubes e academias. Mas, é bom verificar a necessidade de mexer na infraestrutura do imóvel.
A vazão e pressão d’água são outros pontos que ajudam a entender a economia desses dispositivos, veja:
Ducha – o modelo econômico libera de 6 a 8 l/m, e os formatos médios têm vazão de 10 a 12 l/m.
Chuveiro – os econômicos tem vazão de 4 a 6 l/m, já os médios 10 a 12 l/m.
Dados que contribuem para sua decisão entre ducha ou chuveiro.
Saiba mais: Aprenda como instalar um pressurizador para chuveiro!

Chuveiro eletrônico ou ducha eletrônica?

Descobrir a diferença entre ducha eletrônica e chuveiro é pertinente, sobretudo se mora em apartamento.
No caso da instalação da ducha eletrônica, será necessário mexer na estrutura do imóvel por causa do aquecedor que será utilizado. O chuveiro, conforme mencionado, já tem a tecnologia necessária para aquecer a água.
Além disso, não pode ser esquecido as distinções de vazão e pressão entre esses dispositivos.
Porém, em ambos o ajuste de temperatura funciona de forma similar, o que garante total praticidade. Atualmente, esses equipamentos contam com controle digital, o que torna bem fácil o manuseio.

Etapas da instalação

Certamente, é o manual da ducha ou chuveiro que indicará as melhores formas para realizar a instalação.
Porém, de maneira geral, as etapas básicas para instalar esses dispositivos, são elas:
Instalação elétrica – além de cabos e tomadas, o ideal é dedicar um disjuntor específico no quadro de distribuição. Assim, ao sinal de sobrecarga, por exemplo, o chuveiro ou ducha não será danificado.
Instalação hidráulica – aqui é preciso verificar desde a altura da saída de água até o tipo de tubulação que devem atender as necessidades do produto. Isso é fundamental para pressão de água adequada.
Aterramento – é item de segurança que evitará choques elétricos.
Controle de temperatura – o controle de duchas e chuveiros deve ser fixado num ponto visível para facilitar a leitura e o manuseio.
A recomendação é que apenas profissionais experientes realizem a instalação. Desse modo, garante que seu dispositivo estará devidamente pronto para uso.
Para conhecer os principais modelos de ducha ou chuveiro, acesse o site da Mérito Comercial. Assine nossa newsletter para acompanhar mais novidades!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *