Entenda qual o melhor pressurizador de água para sua necessidade

Como decidir qual o melhor pressurizador de água para sua casa ou empresa?

Para quem não conhece bem esse tipo de equipamento se confunde um pouco durante a escolha. Mas, aqui vamos passar dicas fáceis para ajudar na sua procura.
É um dos problemas mais recorrentes para quem mora perto da praia: baixa pressão de água nas torneiras.
Também é muito comum enfrenta essa dificuldade quando a posição da caixa d’água não é a ideal. E como resolver esses casos? A principal solução é utilizar uma bomba pressurizadora.
Esse é um equipamento que se assemelha a conhecida bomba de água, porém, têm funções específicas. E como definir qual o melhor pressurizador de água para suas necessidades? É o que aprenderá nos próximos tópicos.

Como funciona um pressurizador de água?

Esse equipamento pode ser instalado na tubulação interna do imóvel (tubos que vem da rua), ou na saída dos reservatórios (Cisternas, caixas d’águas, etc.). Sua função é assegurar que o nível da pressão e vazão de água permaneça igual, e ao ligar qualquer torneira no imóvel, o fluxo não fique “fraco”.
O pressurizador é serve para acabar com aqueles chuveiros que só pingam, ou quando se abre a torneira da pia, o chuveiro fica com água fraca. Usando esse equipamento isso é normalizado, e ainda tem outras vantagens:

  • Melhora a circulação de água em tubulações antigas
  • Atende imóveis de com mais de 1 piso
  • O pressurizador para chuveiro pode ser instalado em apenas 1 cômodo (se deseja corrigir apenas a pressão do chuveiro, por exemplo, pode colocar a bomba pressurizadora no banheiro)
  • Ajuda a reduzir o consumo de energia
  • Boa parte dos modelos são silenciosos
  • É máquina presente em diferentes tipos de prédios, tais como Hospitais, Hotéis, Indústrias, Escolas, Condomínios, etc.

E como fazer para aumentar a pressão da água usando esse aparelho?

Corrigindo a pressão d’água com o pressurizador?

Entender qual o melhor pressurizador de água, passa por conhecer suas necessidades, e saber como está estruturado o abastecimento no seu imóvel. Então avaliar fatores como:

  • Existem vazamentos nas tubulações?
  • Utiliza aquecedores na residência ou estabelecimento?
  • As torneiras estão quebradas, e pingam durante todo dia?
  • Como está posicionada sua caixa de água?
  • Foi instalada uma válvula de retenção na tubulação?

É preciso levantar esses aspectos antes de instalar um pressurizador. Os vazamentos, por exemplo, são os principais vilões da pressão de água num imóvel. Somente após corrigir um problema desses, é que poderá continuar sua busca a melhor bomba pressurizadora.
Feito isso, a etapa seguinte será usar o pressurizador certo. E aí distinguir os modelos, depende de algumas coisas:

  • O reservatório que fornece água para o imóvel está instalado na parte de baixo do terreno – nesse caso precisará utilizar um pressurizador com pressostato, pois se destaque pelo seu desempenho de elevar líquidos.
  • Já se o reservatório estiver instalado na parte de cima da residência, utilize um pressurizador com fluxostato. Ele funciona bem para atender pontos de consumo que estejam abaixo dele.
  • Esses pressurizadores tem tecnologias específicas para sistema de abastecimento que use aquecedor, então, deve-se preferir uma bomba pressurizadora voltada para águas aquecidas.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a existência de um modelo específico para chuveiros. Vale discorrer um pouco sobre isso.

O que é um pressurizador de chuveiro?

Ele tem a mesma função de uma bomba pressurizadora, porém, é fabricado em modelos mais compactos. O pressurizador de chuveiro é instalado diretamente na tubulação do aparelho para banho, e aumenta o volume e a pressão de água deste.
É uma opção para imóveis térreos, porém, só atenderá esse ponto de consumo (o chuveiro). Não resolve o problema do volume e pressão da residência.
Para solucionar o problema da força da água nas torneiras de uma casa, somente com a ajuda de um pressurizador mais robusto. Vejamos como encontrar um equipamento de qualidade.

O que caracteriza um bom pressurizador?

Algumas características apontam que o modelo da bomba pressurizadora é de qualidade, são eles:

  • Procedência do fabricante – o ideal é que opte por marcas que sejam referência na fabricação desse equipamento. No mercado brasileiro, o destaque fica para Rowa, Bombas Schneider, Jacuzzi, Syllent Aqquant, Grundfos, Bombas Ferrari, Rinnai, Lorezentti, Bombas Thebe, Dancor e Komeco
  • Material do equipamento – encontrará modelos fabricados usando desde aço inoxidável até o resistente carbono.
  • Consumo – escolha um pressurizador que atenda sua demanda. Existem formatos para residências, por exemplo, que funcionam perfeitamente para 3 pisos e 8 pontos de consumo.
  • Tempo de garantia técnica – é importante escolher uma marca que tenha peças de substituição e boa garantia.
  • Desempenho energético – o consumo de energia não precisa aumentar se usar um pressurizador em seu imóvel. Confira antes de comprar esse equipamento qual é o selo de desempenho energético.
  • Emissão de ruído – encontrará máquinas bem silenciosas. Se vai instalar dentro de sua casa, preferirá os pressurizadores que emitem pouco ruído. Eles normalmente são os mais avançados da categoria.
  • Praticidade na instalação – não precisa derrubar paredes para instalar esse tipo de equipamento. Eles são comercializados em formatos compactos e leves. Porém, siga todas as recomendações para posicioná-lo no lugar certo. É preferível instalar o pressurizador num ponto fácil de movê-lo, assim ficará mais simples para fazer as manutenções periódicas, por exemplo.

Essas são as dicas para estabelecer qual o melhor pressurizador de água. Na Mérito Comercial encontrará o catálogo completo das principais fabricantes desses aparelhos.
Além de consultores com experiência na área, que vão te eliminar todas as suas dúvidas sobre a utilização de pressurizadores. Até a próxima!

Posts Similares

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *