Sistema de bombeamento de água com energia solar
|

Sistema de bombeamento de água com energia solar: como funciona e vale a pena? Tudo o que você precisa saber!

O sistema solar para bombeamento de água é uma solução sustentável que aproveita a energia solar para fornecer energia a bombas de água, eliminando a necessidade de eletricidade convencional ou combustíveis fósseis.

Esse sistema é especialmente útil em áreas remotas ou para aplicações agrícolas onde o acesso à eletricidade é limitado ou inexistente. Vamos entender como ele funciona:

Painéis Fotovoltaicos: Estes dispositivos são o núcleo do sistema, responsáveis por capturar a luz solar e convertê-la em eletricidade. A quantidade e dimensão desses painéis são determinadas com base no volume de água requerido e na distância de elevação necessária.

Regulador de Energia: A eletricidade originada dos painéis fotovoltaicos é encaminhada a um regulador de energia, que ajusta a voltagem e a corrente para evitar danos à bateria, assegurando sua durabilidade. Nos cenários em que as bombas são diretamente alimentadas pela energia solar, a presença do regulador pode ser dispensada.

Baterias (Opcional): Em determinadas configurações, utiliza-se baterias para armazenar a energia produzida, permitindo o funcionamento das bombas em períodos sem incidência solar, como durante a noite ou em dias nublados. Entretanto, muitos sistemas funcionam exclusivamente com luz solar, eliminando a necessidade de armazenamento energético.

Conversor de Energia (Se Aplicável): Caso a bomba necessite de corrente alternada (CA) e os painéis ofereçam corrente contínua (CC), faz-se necessário um conversor de energia para adequar a forma da eletricidade. Se a bomba já opera com CC, esse aparato se torna desnecessário.

Bomba Hídrica: Utiliza a energia elétrica gerada para mover a água, podendo ser uma bomba submersa (colocada dentro da fonte de água) ou externa, a depender da necessidade específica. Ela é capaz de transferir a água de fontes naturais para locais de uso, como em sistemas de irrigação ou abastecimento.

Controle Remoto (Opcional): Alguns sistemas incluem mecanismos de controle remoto, possibilitando aos usuários monitorar a eficiência do sistema, níveis de água e outras informações cruciais em tempo real.

Essa tecnologia destaca-se por sua eficácia, sustentabilidade e capacidade de adaptação a variadas demandas de bombeamento de água. Com o investimento inicial na instalação, os custos subsequentes são mínimos, dada a natureza gratuita e vasta da energia solar em muitas regiões do planeta.

Confira o nosso vídeo ensinando a dimensionar uma bomba solar:

Exemplos de modelos de bombas d’agua solar

As bombas d’água solares são uma solução eficaz para irrigação, abastecimento de água potável e outras aplicações onde a energia elétrica é escassa ou inexistente. Elas vêm em diversos modelos, cada um adequado a diferentes necessidades e profundidades de bombeamento.

Observação: Os modelos mencionados a seguir são apenas exemplos e, portanto, é recomendável realizar um projeto detalhado para identificar suas necessidades específicas.

Bomba Centrífuga Solar Thebe Écaros B10 Ci 560w 72v

Antes de conhecer o produto, enfatizamos a importância de um projeto personalizado para atender às necessidades específicas de cada usuário.

A B10 CI se distingue por sua potência de 560 watts e por funcionar sem fios, conectada a um sistema solar, oferecendo uma solução energética sustentável.

Características Técnicas

  • Potência: 560W;
  • Tensão: 72V;
  • Sucção (Entrada): 1 pol. (bsp);
  • Recalque (Saída): 1 pol. (bsp);
  • Vazão máxima: 4,7 m³/h para 10 mca;
  • Vazão mínima: 0,1 m³/h para 27 mca;
  • Carcaça: Ferro fundido;
  • Rotor: Bronze;
  • Eixo: Aço inox;
  • Temperatura máxima: 70ºC;
  • Quantidade de placas solares: 2 (não acompanha).

Benefícios:

  • Sem custos com energia elétrica;
  • Enrolamento do motor em cobre;
  • Conexão direta nas placas solares.

Bomba Centrífuga Solar Thebe Écaros B10

Bomba Centrífuga Solar Thebe Écaros B10 Ci 560w 72v.

Bomba solar com o melhor preço e condição de pagamento!

Bomba Submersa Vibratória Solar Anauger P100 Até 8.600 Litros/dia – com Drive e Módulo Solar

O modelo Anauger P100 representa a vanguarda em soluções de bombeamento de água, sendo uma bomba submersível vibratória que se destaca por sua aplicação eficaz em poços de no mínimo 6 polegadas (153 mm) de diâmetro.

Este sistema inovador aproveita a energia dos painéis solares, canalizada diretamente para a bomba por meio de um controlador altamente eficiente. Este mecanismo assegura um desempenho superior em termos de volume bombeado, mesmo operando com baixa potência.

Sua tecnologia avançada permite um funcionamento estável mesmo com variações na intensidade da luz solar, garantindo a extração de água em condições de céu nublado sem necessitar de baterias para armazenamento de energia. Dessa forma, a disponibilidade de água é assegurada durante todo o período diurno.

Bomba Submersa Vibratória Solar Anauger P100

Bomba Submersa Vibratória Solar Anauger P100

Bomba solar com o melhor preço e condição de pagamento!

Kit Bomba Solar Ebara Écaros 3bps Ce/11 580w 72v com 2 Painéis 340w

O modelo Ebara Écaros de bomba solar submersível é a escolha perfeita para extrair água limpa de poços de 4 polegadas de diâmetro.

Este modelo é adequado tanto para o fornecimento de água em ambientes residenciais quanto industriais, além de ser eficaz para sistemas de irrigação. Equipada com um controlador eletrônico embutido, a versão CI desta bomba garante uma operação eficiente e adaptável às necessidades específicas.

Kit Bomba Solar Ebara Écaros 3bps

Kit Bomba Solar Ebara Écaros 3bps Ce/11 580w 72v com 2 Painéis 340w

Bomba solar com o melhor preço e condição de pagamento!

Prós e contras das bombas solares

Prós:

  1. Energia Renovável: Operam com energia solar, uma fonte limpa e inesgotável, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e a emissão de gases do efeito estufa.
  2. Custo Operacional Baixo: Após a instalação inicial, os custos operacionais são mínimos, pois não há despesas com combustível ou eletricidade convencional.
  3. Manutenção Reduzida: Possuem menos partes móveis em comparação com bombas convencionais, resultando em menos desgaste e necessidade de manutenção.
  4. Acesso a Áreas Remotas: São ideais para locais remotos ou rurais onde a eletricidade é limitada ou inexistente, proporcionando acesso a água para irrigação, consumo humano e animal.

Contras:

  1. Alto Custo Inicial: O custo de instalação das bombas solares pode ser elevado, incluindo painéis solares, bateria (se necessário) e a própria bomba.
  2. Dependência Climática: A eficácia das bombas solares está diretamente ligada à disponibilidade de luz solar, o que pode ser um problema em dias nublados ou em regiões com baixa insolação.
  3. Armazenamento de Energia: Para operação contínua durante a noite ou em períodos de pouca luz solar, é necessário um sistema de armazenamento de energia, aumentando o custo e a complexidade do sistema.
  4. Limitações de Capacidade: A quantidade de água que pode ser bombeada é limitada pela intensidade do sol e pela capacidade do sistema, podendo não ser suficiente para grandes operações de irrigação.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *