Bombas Sapo

Bomba Sapo: o que é e quais suas principais aplicações?

A bomba sapo apresenta alto desempenho em diversas situações uma vez que funciona dentro d’água, captando águas de poços usando um sistema de sucção específico.

Se você utiliza a água de um poço particular, então você é responsável pelo teste de qualidade, monitoramento, tratamento e entrega da água potável de sua casa. É preciso saber que seu poço consiste de vários componentes que trabalham em conjunto para fornecer água limpa e segura para sua casa. Um desses componentes é a bomba de água: equipamento responsável por levar a água do seu poço para a sua caixa d’água ou reservatório.

Existem muitos tipos e tamanhos diferentes de bombas projetadas para uso em sistemas de água. Algumas bombas servem para fins especiais, como aumentar a pressão da água ou fornecer uma saída de água especial. Entre elas, podemos encontrar a Bomba Submersa Vibratória, conhecida e apelidada como Bomba Sapo. Seu apelido é por conta do seu formato e pela sua forma de trabalhar.

Hoje, vamos dar uma olhada em como esse tipo de bomba realmente funciona e quais os melhores modelos para o seu sistema de distribuição de água.

O que é uma Bomba Sapo?

Uma bomba sapo é uma bomba projetada para operar dentro da água. Encontrada em muitas residências ou estabelecimentos que utiliza água do poço. Uma bomba sapo não funcionará a menos que esteja completamente submersa em líquido.

Ao contrário de um sistema de bombeamento acima do solo, que suga a água do solo, o bombeamento submerso é projetado para empurrar a água para a superfície. As bombas sapo podem variar em tamanho e existem dois tipos básicos de bombas submersas usadas para fornecer água potável: para poços rasos e poços profundos.

Esse modelo possui um motor hermeticamente selado que é acoplado ao corpo da bomba. Selar o motor evita que a água entre e cause um curto-circuito. A água é então empurrada através do corpo da bomba e trazida para a superfície.
O resto da unidade consiste em um cabo conectado ao motor e um tubo que transporta a água para a superfície e para um tanque de armazenamento.

O tamanho da unidade é baseado no rendimento do poço e nas suas necessidades. A bomba deve ser classificada para atender à demanda de pico normal do seu domicílio ou comércio, em vez de simplesmente usar uma média.

Uma regra importante é nunca instalar um sistema que tenha uma capacidade de bombeamento maior do que o que seu poço é capaz de fornecer, a menos que você precise usar o armazenamento junto com o rendimento normal para atender à demanda de pico.

A vantagem das Bombas Sapo

Bombas de água que trabalham acima do solo têm uma maior taxa de problemas mecânicos e falhas devido à dinâmica de puxar a água de um poço. Esses modelos de bombas acima do solo são propensas a terem o motor queimado e precisarem de substituição.

Bombas Sapo têm menos problemas e podem durar até 20 anos. A cavitação é um problema comum em bombas acima do solo. Bombas de água Submersas não estão sujeitas a problemas de cavitação devido ao fato de que elas estão sob a superfície da água.

Dessa forma, é importante garantir que uma bomba sapo esteja totalmente submersa antes de ser ligada. A água ao redor da bomba ajuda a resfriar o motor. Se for usada fora da água, pode superaquecer e queimar.

Veja também: Como instalar bomba sapo: 7 dicas

Conheça os melhores modelos de Bomba Sapo


Atualmente, diversas empresas comercializam as Bombas Sapo. Porém, poucas se destacam no mercado com produtos de boa qualidade.

A Anauger é uma empresa com mais de 50 anos de tradição e conhecimento em abastecimento de água. Suas bombas sapo – bombas submersas vibratórias – são conhecidas pela durabilidade, confiabilidade e qualidade em todos os tipos de sistemas de água, sejam eles residenciais ou comerciais.

A Mérito Comercial, buscando oferecer sempre os melhores produtos, dispõe de uma ampla gama de Bombas Sapo Anauger.

Como escolher bomba sapo?

  • Se você possui um reservatório ou uma cisterna (poço raso) e está procurando uma bomba para transferência de água, o modelo Anauger 700 5G é ideal para sua propriedade. Essa bomba possui uma vazão máxima de 1.950 litros/hora e uma elevação de até 60m, sendo excelente para quem quer extrair o máximo de pequenos poços.
  • Caso sua necessidade seja para um poço com diâmetro igual ou superior a 8 polegadas (200 mm), a Anauger Ecco é perfeita para poços maiores, te permitindo ter uma vazão de até 1.400 litros/hora em uma profundidade de até 20m. Além disso, a força dessa bomba sapo é capaz de elevar a água até 50m de altura.
  • Para aqueles que possuem poços tubulares com diâmetro interno de 4 polegadas, a Mérito Comercial conta com a Anauger 4’’ H60: uma bomba sapo de baixo custo e excelente vazão (1.350 litros/hora).

Sua bomba é o coração do seu sistema de fornecimento de água potável. Usar uma bomba sapo para tirar a água do seu poço é um meio eficiente e relativamente livre de manutenção para fornecer água potável abundante para você e sua família.

Descubra a melhor bomba para cada tipo de poço!

Posts Similares

25 Comments

  1. oi bom dia qual bomba instalar onde o povo é raso mas a caixa é longe uns 180 metros com um desnível se 14 metrô entre o poço e a caixa ?

  2. Tenho uma caixa d’água no piso térreo e quero levar água pra caixa d’água que está acima da casa. Posso usar bomba sapo ou não? A dúvida é se posso usar para levar água de uma caixa para outra.

  3. Boa tarde, qual bomba sapo instalar: vou colocar submersa em um rio, mas a caixa é longe uns 180 metros com um desnível de 10 metros entre o rio e a caixa ?

    1. Bom dia Marcos!
      Sim , desde que esteja instalada corretamente. Tem que ter boia de nível e disjuntor com a amperagem compatível.
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  4. No caso, eu vou usar para uma caixa d’água com água do mar. Para uma bateria de peixes de água salgada. Essa serve então?

  5. Temos uma caixa d’água de mil litros no chão que recebe água da rua normalmente, e temos 2 caixas d’água de mil litros cada na laje do 3° andar, no maximo 15 metros, queria saber qual bomba me atende melhor, menos tempo ligada.

    1. Boa tarde!

      Nesse caso Será necessário dimensionamento com nossa equipe de vendas. Para que possam entender sua necessidade e indicar o modelo ideal, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  6. bom dia,
    teria intençao de colocar bomba sapo en minha cisterna (3000 lt) construida con manilha
    e alguem me advirteu q por causa da vivraçao ese tipo de bomba podia rachar as paredes
    da cisterna.
    Que os senhores podem informar a respeito,por favor.

    1. Boa tarde, Oscar!

      Nesse caso, recomendamos que entre em contato com nossa equipe de vendas para análise do modelo que atenderá sua necessidade, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  7. Boa noite! Gostaria de saber se a bomba sapo não danifica o poço artesiano já q ela é uma bomba vibratória. Obg

    1. Bom dia, Givaldo!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

  8. Boa tarde
    Quero saber se uma bomba sapo de 2 CV consegue jogar água 30 m de altura e a uma distância de 300m?
    Obrigado

    1. Boa tarde sra Lintz!

      Neste caso, precisamos saber o modelo exato da bomba sapo que a sra tem ou deseja adquirir.
      Pois não é apenas a potência da bomba que define sua curva de performance, tem outros pontos a serem considerados.

      Caso necessite de ajuda para dimensionamento do modelo ideal para seu projeto, nossa equipe de vendas está a disposição através dos canais abaixo:

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *