superfície com furadeira, papel, parafusos e brocas
|

Etapas de uma obra: como se planejar para a execução

Conhecer as etapas de uma obra ajuda a acumular prejuízos e não ficar refém de prazos intermináveis. Veja o planejamento ideal para construir ou reformar

Melhorar um cômodo da casa, ou ampliar parte da empresa está nos planos de muitas pessoas. E todos desejam não gastar excessivamente e que tudo se finalize de forma ágil.
Mas, para conquistar esses objetivos é necessário saber como funciona uma obra, e como ela pode ser dividida. Por isso, separamos aqui os 12 principais passos da reforma ou construção. Confira!
homem de colete laranja e capacete martelando um prego no chão

https://blog.meritocomercial.com.br/9-ferramentas-que-voce-deve-ter-na-sua-casa/

Importância de planejar as etapas de uma obra

Antes de descobrir quais são as etapas de uma obra do zero, é essencial saber as vantagens que se ganha com essa organização.
Assim, você terá os seguinte benefícios:
Reduz desperdícios – você não precisará comprar materiais que têm prazo de validade curtos, por exemplo. Pode programar a aquisição na medida que a obra vai avançando.
Menor custo – se vai evitar gastos necessários, sua obra terá um custo total menor.
Decisões mais ágeis – tendo uma visão ampla na construção, mediante a qualquer imprevisto, possibilita decisões mais rápidas. Desde a substituição do pedreiro até a mudança de um fornecedor, você tem mais domínio da situação.
Sem atrasos – conhecer as etapas de uma obra faz com que você se antecipe, e consiga comprar itens e programar a data de chegada no tempo ideal para sua construção.
Produtividade – é possível fechar horários e/ou metas com profissionais, e assim as previsões traçadas no projeto de reforma se encaixam.
Portanto, são vantagens que não deve desconsiderar.

As 12 etapas de uma obra

Veja a lista dos passos que deve seguir para ter controle da construção ou reforma de sua casa.

1 – Elaboração do projeto

Fase essencial, principalmente em obras que partem do zero. Dependendo do porte do futuro imóvel, o ideal é que você contrate os serviços de arquitetos e engenheiros, que passaram suas ideias para o papel.
Na elaboração do projeto também se estabelece um cronograma que lista as outras etapas, bem como a necessidade de profissionais e já indicando alguns materiais que serão comprados.
Inclua nessa etapa a análise da documentação para realização da obra. É muito comum que cada município tenha leis específicas para alterações fundiárias, por exemplo.

2 – Disposição do orçamento

Etapa que se conecta ao projeto. Aqui você vai fazer uma espécie de levantamento de preços e confrontar com o seu orçamento disponível.
A ideia é determinar fornecedores e marcas dos materiais que vai utilizar na obra. Decerto, também é momento de decidir ou não se vai buscar empréstimos ou financiamento para concluir a reforma ou construção do seu imóvel.

3 – Tarefas pré-obra

Traçado todo planejamento, as etapas de uma obra passam a ser práticas, ou seja, momento de pôr a mão na massa. E dentre as atividades pré-obra temos:

  • Isolar o canteiro de obras (tapumes, cercas, etc.)
  • Terraplanagem do terreno;
  • Demolição;
  • Erguer instalações provisórias para guardar água, e distribuir energia para equipamento e máquinas;

Vale dizer que essa proteção do canteiro também deve privilegiar a segurança dos profissionais envolvidos.
Essa etapa não deve tomar muito tempo, e inicialmente os materiais que usar são todos relacionados a demarcação do terreno.

4 – Serviços de base

É destinado a parte estrutural da obra. É feita a fundação, são erguidos pilares, já se alinha às vigas para futura laje, entre outros serviços.
Dentre as etapas de uma obra, essa parte dedicada a estrutura é muito importante, pois compromete as demais. Então, vale fiscalizar bem esse momento, além de adquirir materiais de qualidade e usar os equipamentos adequados.
A duração dessa fase é maior, sobretudo para secar o concreto das fundações e pilares. E dentre os materiais mais usados estão: areia lavada, ferragem, brita e cimento.
imagem ampliada de mão de pessoa segurando um pincel com cerdas azuis e pressionando-o na parede

Aprenda a calcular o metro cúbico do concreto

5 – Obras de alvenaria

Com a base do imóvel pronta, em seguida é a fase de levantar as paredes e outras divisórias. A alvenaria é outra parte de total rigor, pois tudo tem de ser erguido dentro de esquadro e prumo, qualquer erro, altera o desenho elaborado no projeto.
Essa, sem dúvida, é a etapa de uma obra que mais demora, pois dependerá da condição meteorológica, por exemplo.
Os materiais de construção aqui são os tijolos ou blocos pré-moldados, cimento e areias (lavada, fina e de liga).

Confira em nossa loja a categoria de betoneiras 400 litros.

6 – Instalação Hidráulica

Instalar os tubos deve ser quase que simultâneo com a alvenaria, pois evitará quebrar paredes, por exemplo. Assim, é momento de embutir canos e conexões, e já posicionar os furos das torneiras.
Em relação a instalação dos metais sanitários, pode ser feita na fase de acabamento.

7 – Instalação Elétrica

Também é importante embutir os conduítes e caixas de tomada junto ao serviço de alvenaria. Os cabos e fios já podem ser colocados mesmo antes do acabamento. 
Somente depois da pintura, se recomenda colocar as tampas de tomadas, bocais e/ou luminárias.
Essa é uma fase rápida, e em poucos dias vai ser resolvida.

8 – Montagem da Cobertura

No planejamento você já deve definir o tipo de cobertura que vai usar no imóvel, pois ao finalizar a alvenaria colocar o telhado é o passo seguinte.
Se optar pelas tradicionais telhas, você deve comprar caibros e linhas de madeira, mas se a escolha for por lajes de concreto, é necessário medir as dimensões para comprar os blocos e vigas para acomodá-los.
A principal preocupação nessa fase é a inclinação adequada para se evitar vazamentos que comprometem o imóvel.

9 – Acabamento

As etapas de acabamento de obra se caracterizam pela colocação de:

  • Revestimentos (porcelanato, cerâmica, pastilhas)
  • Portas e janelas (madeira ou esquadrias de alumínio)
  • Metais sanitários
  • Pias
  • Iluminação

E qualquer outro item que considere sensível e que pode ser danificado em contato com o cimento, por exemplo.

Confira em nossa loja a categoria de betoneiras 120 litros.

10 – Pintura

Essa é uma das últimas etapas de uma obra, mas não menos importante. Você deve escolher tintas que impermeabilizam as paredes, as protejam da proliferação de fungos e evitam fissuras no reboco.

11 – Área Externa/Paisagismo

Normalmente, no projeto arquitetônico de casas, se dedica detalhes para construção de um jardim, e aqui vale unir as ideias do paisagismo. O objetivo é construir uma área agradável, que favoreça a qualidade de vida.

12 – Tarefas pós-obra

Os serviços não acabam com a conclusão da construção ou reforma do imóvel. É preciso remover o excesso de impurezas do piso, por exemplo. Além disso, você deve destinar de maneira adequada todos os entulhos produzidos pela obra.
Essa parte do resíduo é muito importante, sobretudo se em sua cidade se aplicar multas por acúmulo de metralhas na calçada.
Essas são as etapas de uma obra. Para mais informações, acesse as redes sociais da Mérito Comercial.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *