Diferença entre a bomba submersa e submersível

Diferença entre bomba submersa e submersível: tudo que você precisa saber!

Descobrir a diferença entre a bomba submersa e submersível é muito importante, sobretudo para quem busca um equipamento para bombear água de um poço artesiano, por exemplo.

O abastecimento de água no Brasil tem se tornado um problema. Mesmo regiões que não passavam por crises hídricas, têm sofrido com rodízio na distribuição de água. 

Em outra situação temos os produtores rurais, que em muitos casos estão longe da rede de distribuição, e precisam criar poços, e açudes artificiais para montarem seus sistemas de irrigação. E o que dizer das atividades industriais que precisam de água para mover sua produção?

Nesse cenário, entender a diferença entre bomba submersa e submersível é fundamental! Uma vez que em todos os exemplos citados, uma coisa é certa: a utilização de bombas de água. Equipamento dos mais versáteis, existe em diferentes formatos, e entre eles estão a bomba submersa e a bomba submersível.

Leia também: Como escolher a bomba de água para o condomínio

O que é uma bomba submersa?

A bomba submersa é um equipamento elétrico utilizado para bombear água de poços artesianos, tubulares ou de outras estruturas subterrâneas. Esse tipo de motobomba é projetada para o bombeamento de água limpa, sugando o líquido para abastecer cisternas, caixas d’ água e outros reservatórios.

Como o próprio nome indica, essa motobomba trabalha submersa, dentro d’água. E é aqui que reside a principal diferença entre bomba submersa e submersível. O segundo tipo opera parcialmente na água, pois apenas sua base tem contato com a superfície líquida.

Existem diferentes formatos para bombas submersas, como a bomba sapo, mas o objetivo é o mesmo: puxar águas de grandes profundidades. Porém, os modelos se diferenciam na potência, e capacidade de vazão.

Essa bomba de água é fabricada a partir de materiais resistentes, e proteção especial para seu rotor e motor, pois trabalhará dentro do poço de forma permanente. Mas, nunca deverá ser acionada se esse local estiver seco.

De forma geral, a bomba submersa opera em águas com temperatura entre 30°C a 35°C, variando de acordo com as especificações do fabricante. Em relação a sua submersão (capacidade de ficar mergulhada em água) alguns modelos conseguem ficar até 20 metros, com uma vazão de até 2.300 litros por hora.

As bombas submersas são fabricadas para atender tensões de 115v, 127v, 220v e 254v, com opções de modelos monofásicos e trifásicos.

Aplicações da bomba submersa 

Entre as principais aplicações temos: 

  • abastecimento de condomínios residências e comerciais;
  • armazenamento doméstico de água;
  • composição de sistemas de irrigação de pequenas plantações;
  • distribuição de água para o setor pecuarista;
  • utilização em serviços de jardinagens em praças e outros ambientes.

Os modelos mais eficientes de bombas submersas

A diferença entre a bomba submersa e submersível fica mais clara ao se comparar os principais modelos disponíveis no mercado. 

Assim, confira a lista com os modelos mais eficientes de bomba submersa que separamos para você.

1 – Bomba submersa Claw 2.5” SD

Equipamento desenvolvido para bombear água limpa de poço artesiano. Sua versatilidade é outro ponto forte, pois pode ser conectada a sistemas de irrigação e/ou no abastecimento residencial.

Seu corpo e eixo é todo em aço inoxidável, além de ter rolamento blindado. Sua capacidade de vazão é de até 280 l/mim e sua altura manométrica total é de 258 m.c.a.

Bomba submersa Claw 2.5” SD
Bomba submersa Claw 2.5” SD
2 – Bomba submersa Ebara 3 BPS

É outro modelo versátil e de muita resistência. Essa motobomba de 3 polegadas serve para bombear água de poços, mas também pode ser usada em processos de rebaixamento de lençol freático.

Tem rotores e difusores projetados com tecnopolímero, isolamento térmico classe B, vedação como selo mecânico e retentor.

Bomba submersa Ebara 3 BPS
Bomba submersa Ebara 3 BPS
3 – Bomba submersa Dancor 2 – SI – 06 3”

Os equipamentos fabricados pela Dancor são voltados para poços profundos. Essa bomba pode ser usada em residências, estabelecimentos comerciais e irrigação.

Seu motor é fabricado em aço inox, tem potência de 1/3 CV e vazão máxima de 3,5 m³/h para 10 m.c.a.

Bomba submersa Dancor 2 - SI - 06 3”
Bomba submersa Dancor 2 – SI – 06 3”

Veja também: Dicas para manutenção da bomba submersa!

Agora que você já entendeu o que é e como funciona a bomba submersa, vamos para a bomba submersível.

O que é uma bomba submersível?

A bomba submersível é um equipamento desenvolvido para bombear líquidos que contenham partículas sólidas, e outros dejetos. São bombas mais robustas, utilizadas para realizar limpezas nos reservatórios de água.

Além de ter funções diferentes da bomba submersa, a bomba de água submersível não opera constantemente no reservatório, ou seja, ao final de sua utilização deve ser retirada e completamente limpa.

Toda sua estrutura é mais complexa, alguns modelos trabalham com 2 motores elétricos com eixos de aço inox, para não sofrerem deterioração. Além disso, estão disponíveis em modelos trifásicos e monofásicos.

Aplicações da bomba submersível

As bombas submersíveis têm vasta aplicação. São muito aproveitadas por empresas de manutenção e de saneamento. Elas são usadas para:

  • projetos de escoamento/drenagem de águas pluviais e fluviais;
  • operações que visem aprofundar mais o poço artesiano;
  • serviços que precisam bombear partículas imperceptíveis (fluídos de óleo, por exemplo);
  • atividades industriais;
  • estações de tratamento de esgoto;
  • manutenção de diferentes reservatórios de água (caixa d’ água, cisterna, piscinas, etc.).

Vale ressaltar que para o melhor aproveitamento da bomba submersível, ao final de qualquer operação realizada com ela, é preciso limpá-la. Outro fator importante, é que se o poço estiver de alguma forma contaminado, a máquina não poderá ser utilizada em nenhuma outra fonte de água potável, para não repassar a contaminação.

Os modelos mais eficientes de bombas submersíveis

Confira os principais modelos disponíveis no mercado para bombas submersíveis.

1 – Bomba submersível Schneider Brava

Motobomba eficiente para drenar águas pluviais e fluviais. Tem capacidade para bombear líquidos com partículas sólidas em suspensão. É muito usada em estações de tratamento de água.

O modelo de 1/2 CV tem vazão máxima de 15,4 m3/h, e consegue transportar sólidos de até 8 mm de diâmetro.

Bomba submersível Schneider Brava
Bomba submersível Schneider Brava
2 – Bomba submersível Abs Sulzer Robusta 250 t 0,5 CV

É equipamento indicado para condomínios e durante obras da construção civil. Seu motor suporta inundações;  conta com sistema próprio (Contrablock) que permite bombear partículas sólidas de 40 mm a 80 mm.

Bomba submersível Abs Sulzer Robusta 250 t 0,5 CV
Bomba submersível Abs Sulzer Robusta 250 t 0,5 CV
3 – Bomba submersível Dancor Ds 76-50 4 p 1 CV

É uma motobomba trifásica ou monofásica utilizada para drenagens em geral e esgotamento. Tem grau de proteção IP 68 e passagem para sólidos de até 60 mm.

Bomba submersível Dancor Ds 76-50 4 p 1 CV
Bomba submersível Dancor Ds 76-50 4 p 1 CV

6 dicas para o melhor aproveitamento de bombas submersas e submersíveis

A ideia é que esses modelos de bombas tenham longa duração, mas para isto acontecer é preciso tomar algumas precauções. 

Confira nossas dicas para melhorar o aproveitamento dessas bombas.

  1. Sempre siga todas as instruções descritas nos manuais para sua instalação. Devem ser utilizados todos os materiais solicitados, para garantir que o equipamento não seja atingido por uma voltagem diferente de sua capacidade.
  2. Por serem motobombas que funcionam diretamente com líquidos, evite manuseá-las enquanto estiverem ligadas; sempre desligue o motor antes de movimentá-las.
  3. No caso da bomba submersível, antes de usá-la para bombear águas que contenham materiais abrasivos, verifique no manual se o modelo suporta este tipo de substância, para não comprometer a engrenagem do aparelho.
  4. Nos modelos de bombas submersas é importante seguir todas as instruções para montar as peças que compõem o kit de instalação (mangueira, abraçadeira, curva, cabo elétrico e corda de segurança). Isso é necessário para manter o equipamento no nível certo de submersão, e aproveitar bem sua potência.
  5. Para realizar a instalação dessas motobombas, sempre contrate um profissional experiente. 
  6. Não coloque em risco a rede elétrica de seu estabelecimento ou de seu imóvel. E é obrigatório fazer o aterramento de motores elétricos, não se esqueça!

Conheça nossa categoria de Bombas de esgoto.

Agora que você conhece a diferença entre a bomba submersa e submersível não se confundirá na hora de escolher o modelo que necessita. E para conferir todas as melhores marcas, visite o site da Mérito Comercial.

Posts Similares

18 Comments

  1. Boa noite, poderia me indicar o tipo apropriado e modelos de bomba para circulação de água do lago de carpas ?Vazao de 15 m2/hora aprox. Elevando para 5m altura para Circulacao.
    Funcionamento direto. Obrigado. Luiz

  2. Preciso de uma bomba adequada para transporte de um poço de escuma para outro, e um material mais leve e um pouco de sólidos, a distadidi de um poço a outro é de 100 m de distadist e oito de altura, qual seria a bomba adequada?

  3. Boa tarde, preciso bombear de uma caixa de água de 5000 litros para outra caixa de 5000 litros com distancia de 150 metros e Mca de 60 metros, uma moto bomba sbmersa poderia ser usada?
    desde já agradeço…

  4. Bom dia ! tenho um poço artesiano de 12 metros de profundidade, quero reativa-lo para molhar uma horta que fiz e esta a 60 metros de distancia desse poço, gostaria de saber qual bomba utilizar .

    1. Olá Raul, agradecemos a sua mensagem!
      Para dimensionamento do modelo ideal, precisamos de algumas informações complementares. Primeiro tem que definir qual é a vazão que o poço consegue produzir e qual vai ser o sistema de irrigação se é aspersão ou gotejamento, com essas informações conseguimos dimensionar a sua bomba.
      Para mais esclarecimentos, nos contate através dos nossos canais de atendimento.
      https://www.meritocomercial.com.br/bombas-de-agua/bombas-submersas
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  5. Bom dia!
    Estou elaborando um projeto de estação elevatória de esgoto e serão teoricamente 2 bombas submersíveis funcionando alternadamente para vencer uma altura de 25m com uma vazão de 3,00 l/s (Esgoto).
    Você poderia indicar qual a bomba ideal para esse sistema?
    Muito Obrigado.

    1. Boa tarde Felipe!
      Considerando a sua altura de 25 mts, sem distância e vazão de 10.800m2/h.
      Indicamos a Schneider abaixo:
      https://www.meritocomercial.com.br/bomba-submersivel-schneider-bcs-205-2-cv-trifasica-440v-20320109037-p1023135?v=1023134
      Para maiores esclarecimentos, entre em contato com nossa equipe de vendas:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  6. Gostaria de saber qual bomba é a mais adequadap tirar água de dentro de casa, pois quando alaga a rua, alaga as casas e tb sobe água do piso!

    1. Bom dia Alexandra!
      Existe uma variação de modelos, porém você pode utilizar qualquer bomba submersível, uma sugestão a BCS-S1 da Schneider.
      https://www.meritocomercial.com.br/bomba-submersivel-schneider-bcs-s1-16-cv-monofasica-230v-20320109010-p1023087?v=1023086
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  7. prezado(a): tenho cisterna 15mil L que recebe agua da rua( CAGECE-CEARÁ). Da cisterna irrigo plantas e também jogo agua na caixa dágua( 10mts altura). Tenho uma bomba weg normal que fica num ” banco” e desce um cano com válvula para a cisterna porem o motor( bomba) esta entrando ar e sempre é um problema para tirar o ar. Qual bomba dessa de vocês devo comprar? a submersa? submersa dá esse problema? aguardo contato mais breve possível.

    1. Boa tarde!

      Nesse caso será necessário dimensionamento com nossa equipe de vendas.
      Para que possam entender sua necessidade e indicar o modelo ideal, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  8. Bom dia, qual seria a bomba submersível indicada para resistência com pavimento abaixo do nível da rua, aproximadamente 03 metros abaixo da rua.

    Gostaria de saber qual seria mais indicada, fiquei em dúvida entre a Brava e a BCS 220.

    É possível colocar um painel para acionamento automático?

    1. Boa tarde, José

      Nesse caso, peço que entre em contato com um de nossos vendedores, pelos canais de atendimento abaixo:

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  9. Bom dia, qual seria a bomba submersível indicada para resistência com pavimento abaixo do nível da rua, aproximadamente 03 metros abaixo da rua.

    A bomba será instalada em uma cisterna para bombear dejetos de banheiro, pia e água pluvial, preciso de algo resistente, silencioso e que não precise de manutenção.

    Gostaria de saber qual seria mais indicada, fiquei em dúvida entre a Brava e a BCS 220.

    É possível colocar um painel para acionamento automático?

    1. Boa tarde, José!

      Nesse caso, peço que entre em contato com um de nossos vendedores, pelos canais de atendimento abaixo:

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *