Bomba monoestágio e bomba multiestágio: Qual a diferença?

Bomba monoestágio e bomba multiestágio: Qual a diferença?

Bomba monoestágio e bomba multiestágio são modelos dos mais usados. Assumem outras nomenclaturas, e às vezes são associadas a uma marca famosa. Vamos aqui apresentar suas principais distinções.

As bombas d’água são unanimidade em muitas atividades. Independente da região do país, elas estão em domicílios, prédios comerciais, indústrias e no campo. Porém, nem todas têm a mesma função.

Algumas servem para dragar detritos, outras específicas para fluidos industriais e boa parte para transportar água potável. Então, mesmo profissionais já habituados a usar esse tipo de equipamento, não conhecem todas as funções e potenciais das motobombas.

Seguindo nossa série de apresentações, hoje vamos mostrar qual a real diferença da bomba monoestágio para bomba multiestágio; definiremos cada uma dessas, depois mostraremos suas aplicações e dicas dos melhores modelos disponíveis.

O que é uma bomba monoestágio?

A bomba monoestágio é aquela que possui apenas um rotor para impulsionar líquidos horizontal ou verticalmente. A denominação mono é aplicável, pois esse tipo de motobomba só suga e transporta a água.

Bomba Monoestágio Thebe Th-16 3 Cv Monofásica 110v/220v

Ela não tem capacidade de pressurização a água, por exemplo. Porém, essa bomba de água consome menos energia; pode ser instalada em diferentes sistemas hidráulicos; tem seus bocais de sucção e de recalque centralizados e sua manutenção é de baixo custo.
Suas principais categorias são:

  • Bombas Centrífugas – modelos mais versáteis; motor elétrico (monofásico ou trifásico); utilizadas para armazenamento de água e para transferência de fluídos industriais.
  • Bombas Autoaspirantes – opção mais usada em sistemas automatizados, pois essas bombas autoaspirantes disparam quando os níveis de água baixam a certos limites. Alguns modelos são usados para drenar pequenas partículas sólidas.

Esses formatos de motobombas monoestágio possuem rotor de bronze, e selo mecânico para proteger os componentes internos.

O que é uma bomba multiestágio?

A bomba multiestágio é definida assim, pois consegue sugar, transferir, elevar e pressurizar líquidos. Ela tem maior capacidade de vazão e pressão, pois é dotada por 2 rotores, o que lhe concerne mais potência.
Consegue levar água para grandes distâncias e alturas. Em contrapartida tem um consumo elétrico maior, e por ter mais de uma função são mais caras do que a motobomba monoestágio.
De forma geral a bomba multiestágio pode ser categorizada da seguinte forma:

  • Multiestágio vertical – tem bombeadores e componentes em aço inox, bocais flangeados, motor elétrico de 2 polos e selo mecânico para proteção.
  • Multiestágio horizontal – tem rotores de alumínio, bronze e ferro fundido; bocais flangeados em rosca e motor elétrico de 2 polos (monofásico e trifásico).

A distinção vertical e horizontal indica suas funções que são potencializadas.

Quer entender mais? Confira então o nosso vídeo completo explicando sobre a bomba multiestágio:

Principais aplicações para bomba monoestágio

As bombas monoestágio (centrífugas e autoaspirantes) por serem mais acessíveis, estão presentes em muitas atividades, sejam domésticas ou comerciais. Conheça algumas:
# Modelos de Bombas centrífugas (monoestágio)

  • Abastecimento e armazenamento de água residencial e em estabelecimentos comerciais;
  • Usadas em sistemas de refrigeração
  • Para pulverizar aviários
  • Em sistema de combate a incêndio
  • Na circulação de água em fontes públicas
  • No tratamento de produtos químicos (sugar e expelir)
  • Sistema de irrigação
  • Atreladas a caminhões-pipa

Modelo de Bombas autoaspirantes (monoestágio)

  • Esgotar água da chuva
  • Melhor opção para sistema de irrigação que foca no gotejamento
  • Aproveitadas para alimentar bebedouros de animais
  • Bombeamento de chorume

É importante mencionar que existem referências de bomba específicas para algumas dessas aplicações.

Principais aplicações da bomba multiestágio

As bombas multiestágio estão presentes em indústrias, condomínios e nas propriedades rurais, suas funções mais conhecidas são:
# Modelo multiestágio vertical

  • Abastecimento de condomínios verticais
  • Usada em sistemas de lavagem de máquinas
  • Aproveitada para alimentação de caldeiras
  • Compõe sistemas de pressurização
  • Suga águas pluviais e transportam para reservatórios (cisternas)
  • Em áreas rurais que precisam captar água e vencer desníveis geométricos de altura (aqui é importante ter todas as alturas calculadas, para saber quanto de potência a motobomba precisa ter)

Modelo multiestágio horizontal

  • Também pode ser usada em sistemas de incêndio de prédios horizontais
  • Usada em sistema de irrigação (principalmente em projetos que a captação é num rio, lago ou açude que esteja longe do reservatório final)
  • Ideal para vencer grandes distâncias
  • Pode ser aplicada em sistema de pressurização e de ar condicionado

Novamente é importante verificar a descrição do modelo para saber se atende as suas necessidades.

Os modelos e marcas mais eficientes

Aqui listamos os modelos ofertados pelas maiores fabricantes de bomba monoestágio e bomba multiestágio. Definimos pela eficiência e popularidade, confira:

  • Bomba centrífuga monoestágio Dancor
  • Bomba monoestágio Schneider (22R)
  • Bomba centrífuga Schneider Vme
  • Bomba monoestágio Jacuzzi
  • Bomba monoestágio FSG

Em relação aos modelos multiestágio, temos:

Essas empresas estão há muitos anos no segmento, e por isto são referências na produção e comercialização desse tipo de motobomba. Todas disponibilizam informações técnicas sobre seus produtos, o que ajuda a entender melhor o funcionamento e qualidade destes.

Dicas para o melhor aproveitamento dessas bombas

A instalação de uma motobomba é a etapa que influencia no rendimento do equipamento. Qualquer erro nesse ponto, comprometerá a bomba e não atenderá sua função principal.
Então é necessário focar na instalação 3 fatores básicos:

  • Acomodação da motobomba
  • Parte hidráulica
  • Parte elétrica

Deve-se sempre seguir a orientação para o posicionamento da bomba de água. O fabricante normalmente mostra um croqui para se construir a casinha para motobomba, por exemplo, definindo todas as distâncias da alvenaria para o equipamento.

Já na parte hidráulica é importante medir e usar as conexões corretas para a melhor fluidez da água transportada. Claro que quanto menos peças forem usadas, menos atrito o líquido sofrerá no caminho até a descarga. Utilize sempre materiais de boa qualidade, pois boa parte dessa tubulação fica exposta ao sol, e podem ressecar mais rápido se forem de baixa qualidade.

Na instalação elétrica o cuidado é redobrado, pois qualquer equívoco ou esquecimento queimará a motobomba, e causar um curto-circuito na rede, por exemplo. Não pode faltar o aterramento, e escolher o modelo que atenda a tensão da rede (monofásico ou trifásico).

Seguindo essas recomendações, a instalação de sua bomba monoestágio ou bomba multiestágio funcionará estará dentro dos padrões. E funcionarão sem maiores problemas.

Afinal, qual a diferença entre uma bomba monoestágio e bomba multiestágio?

As bombas são dispositivos essenciais em uma variedade de aplicações industriais, comerciais e domésticas, sendo utilizadas para transferir fluidos de um local para outro com eficiência. Entre os tipos de bombas mais comuns, destacam-se as bombas monoestágio e as bombas multiestágio.

Embora ambas desempenhem a mesma função básica, há diferenças fundamentais em sua construção e funcionamento que as tornam adequadas para diferentes situações de uso.

Bomba Monoestágio:

Uma bomba monoestágio é projetada com apenas um estágio de impulso, o que significa que ela possui um único conjunto de rotor e difusor. Quando a bomba é acionada, o fluido é aspirado e impulsionado através desse único estágio, aumentando sua pressão e velocidade antes de ser descarregado. Esse tipo de bomba é ideal para aplicações em que é necessária uma pressão moderada e um volume de fluxo constante.

Exemplo: Imagine uma situação em que você precisa bombear água de um poço para abastecer uma casa. Uma bomba monoestágio seria adequada para essa tarefa, pois pode fornecer a pressão necessária para elevar a água até o nível desejado.

Bomba Multiestágio:

Por outro lado, uma bomba multiestágio é composta por dois ou mais estágios de impulso, cada um com seu próprio conjunto de rotor e difusor. À medida que o fluido passa por cada estágio, sua pressão é aumentada ainda mais, resultando em uma pressão final significativamente maior do que a obtida com uma bomba monoestágio.

Esse tipo de bomba é utilizado em aplicações que exigem altas pressões de descarga, como sistemas de irrigação agrícola, sistemas de abastecimento de água em edifícios altos e processos industriais que requerem pressão elevada.

Exemplo: Suponha que você esteja envolvido em um projeto de irrigação para uma fazenda extensa. Uma bomba multiestágio seria mais apropriada nesse caso, pois é capaz de fornecer a pressão necessária para distribuir a água por longas distâncias e alturas, garantindo uma irrigação eficiente.

Conheça a Mérito Comercial

Aqui na Mérito Comercial, você pode encontrar tudo o que precisa para construir ou reformar. Somos especialistas na venda de equipamentos e máquinas para a construção civil, industrial, agropecuária e residencial. Confira nossas marcas e escolha aquela que mais combina com a sua exigência, garantimos condições especiais de pagamento para bomba de águapressurizadorbetoneiramotor elétrico e diversos outros produtos.

Contamos com um diversificado estoque para auxiliar na satisfação das necessidades dos nossos clientes. Venha conhecer a nossa loja! Estamos estabelecidos no bairro do Brás em São Paulo, na Rua Dr. João Alves de Lima, 325-A, CEP 03050-060 – localizada entre a estação de metrô Bresser-Moóca e a avenida Celso Garcia na altura do número 500, esquina com a rua Bresser.

Posts Similares

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *