|

Boia de nível para bombas D'água. Veja para que elas servem

A boia de nível são equipamentos usados em reservatórios de água, e algumas de suas versões podem ser utilizadas em conjunto com bombas d’água. Aqui terá mais informações sobre esse item, e dicas de como aproveitar suas funções.
As caixas d’água normalmente ficam na parte superior das residências, ou do prédio, e quando se bombeia água para enche-la, nem sempre dá aguardar todo processo. E o que fazer? Bem, a maneira mais eficiente de encher um reservatório de água, e interromper o abastecimento é usando uma boia de nível.
Ela é instalada dentro da caixa d’água, por exemplo, rosqueada no tubo que traz o líquido, e quando está quase no nível total do reservatório a água é interrompida. Dessa forma, não haverá desperdício, nem será preciso colocar um “ladrão”.
Suas funções podem ser aplicadas por diferentes estabelecimentos, tais como:

  • Indústrias
  • Construção civil
  • Condomínios (comerciais e residenciais)
  • Chácaras, sítios ou fazendas
  • Lojas comerciais
  • Residências

O que é uma boia de nível?

É um dispositivo que serve para controlar a dispersão de líquidos dentro de um recipiente, ou cisternas, caixas d’água, tanques, poços e outros.
Seu funcionamento é bem simples: ela flutuará no espelho d’água, e em determinado limite, interromperá o a entrada do líquido. É dotada de uma espécie de torneira de passagem que se fecha quando alcança esse limite.
É fabricada em diferentes formatos, mas basicamente se apresenta como:

  • Mecânica
  • Elétrica (automática)

Vejamos mais detalhes sobre esses dispositivos.

Boia de nível mecânica

A boia de nível mecânica é sem dúvida o modelo mais usado. É constituída de um engate, haste e de uma “bolinha” plástica que flutuará, sendo responsável pelo subir e descer (abrir e fechar a passagem da água).
Ela é indicada para reservatórios que são alimentados constantemente; tem valor bem em conta, e sua instalação é bem simples, veja:

  1. A torneira da boia deve ser enroscada na luva ou flange (por onde entra água no reservatório); normalmente esse engate de rosca macho ou fêmea (adaptação); passe uma fita de veda rosca antes de unir as peças;
  2. Enrosque a boia na haste, e já estará pronto para usar.

As bitolas da torneira da boia de nível mecânica são encontradas de ½ e ¾.
Porém, a boia de água mecânica tem a desvantagem de não permitir que o reservatório se encha por completo. Em caixas de água de 1000 litros, por exemplo, é comum faltar encher até 200 litros.
Para tentar contornar isso, é possível empenar um pouco a haste, possibilitando que o reservatório receba mais água, porém, não se garante um aumento considerável no nível.

Boia de nível elétrica (automática)

A boia de nível automática é indicada para usar com as bombas d’água. Funciona como sensor, que ao perceber que o reservatório está com pouco líquido, aciona a motobomba, e quando atinge o limite máxima dispara o desligamento desta máquina.
Essa dupla função – nomenclatura de alguns modelos da boia de nível elétrica – que acompanha os níveis de água na parte superior e inferior do reservatório é uma das boas vantagens do equipamento.
Seus outros benefícios são:

  • Melhor aproveitamento do reservatório, pois permitirá que se encha quase que totalmente;
  • Não permite o desperdício de água
  • Não consome muita energia, a motobomba não precisará trabalhar por longos períodos
  • É fabricada com proteção para bombas d’água, isto significa que o equipamento não trabalhará sem água; não haverá pane seca (função de boias de nível com dupla função)
  • Não se adiciona metais pesados em sua estrutura interna

Mas, sua instalação necessita de cuidados e acessórios adequados, visto que será a combinação de eletricidade e água.
Esse tipo de boia de nível é indicado para modelos de bomba centrífuga e bomba vibratória (mais frequentes no abastecimento de reservatórios de água). Vamos conhecer dicas de como instalar a boia de água automática, a seguir.

Dicas para instalação da boia de nível elétrica

Considerando que será usada uma boia de dupla função, listamos dicas para as seguintes situações: reservatório superior e reservatório inferior (poço ou cisterna).
Reservatório superior
Aqui sua principal função é de não deixar a água transbordar; a bomba desliga quando a o recipiente estiver cheio, e liga quando esvaziar, para isso proceda da seguinte forma:

  • O fio branco da boia elétrica deve se ligar a fase
  • Já o fio preto se conectará a bomba de água
  • O fio marrom deve ser isolado
  • Todas as emendas devem ser isoladas com fita de alta fusão
  • É preciso instalar um contrapeso, que terá distância regulada de acordo com o tamanho do reservatório e com o valor máximo de água que será armazenada

Reservatório inferior (poço ou cisterna)
A boia de nível impedirá que a bomba trabalhe sem água no reservatório. Nesse caso é importante:

  • Ao invés de isolar o fio marrom, isole o fio preto
  • O fio branco é ligado a fase

A boia de nível elétrica de dupla função vai trabalhar nos dois formatos, é só seguir esse esquema básico na montagem. Porém, cada fabricante apresenta orientações de instalações para seus equipamentos, então, sempre verifique as especificações do manual.
Sobre os procedimentos de segurança para instalação desse tipo de boia, é recomendado que observe o que diz a ABNT NBR 5410:2004.

As principais marcas de boias de nível

A boia de nível mecânica e elétrica é fabricada por empresas com boa reputação no mercado. Para ajudar na sua procura, caso precise do equipamento, vale pesquisar os modelos oferecidos pela:

Cada uma apresenta um diferencial, e tudo dependerá de sua necessidade e orçamento. Mas, vale verificar também o tempo de garantia oferecido por cada marca.
Lembramos que no caso da instalação da boia automática, todo sistema deve ser montado por profissional qualificado. Em redes trifásicas, por exemplo, ele precisará usar equipamento de segurança, e instalar chaves de acionamento para motobomba.
Outro ponto é que qualquer equívoco na instalação, comprometerá tanto a bomba d’água quanto o sensor de nível.
No site da Mérito Comercial você encontra a boia de nível ideal para a sua necessidade. Consulte!

Posts Similares

6 Comments

  1. Gostaria de saber qual o modelo ideal para a minha caixa d’água. Fica no primeiro andar da minha residência.

    1. Boa tarde Felipe!
      Existem várias marcas no mercado. As bóias mais comuns são: Anauger / Acquamatic. Mas temos também outras marcas como Schneider e Sulzer.
      Para mais informações, consulte nossa equipe de vendas:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *