Como Limpar Poço Artesiano: Confira Dicas

Descobrir dicas para limpeza de poço artesiano de sua propriedade é a garantia de ter água de boa qualidade sempre. 

Além disso, a manutenção constante desta fonte contribui para aumentar a durabilidade de sua bomba d’água.
Conservar o equipamento para bombear água e não comprometer (com acúmulo de sujeiras) os reservatórios que alimentam a casa, ou servem para irrigar o cultivo, são alguns dos motivos que explicam o porquê de limpar periodicamente o poço.
Decerto, outra vantagem de fazer esse tipo de manutenção é investir no tempo de vida útil do poço. 
Desse modo, separamos os 5 principais passos para fazer a limpeza de poço artesiano. Acompanhe tudo!

1. Tempo de utilização, Estrutura e Condição química da água

O primeiro passo de como limpar Poço Artesiano é determinar há quanto tempo você retira água desse recurso. Então, é necessário datar todo o processo, desde a perfuração até o início do consumo.
Estes dados são relevantes, pois a partir daí você tem parâmetro para programar as limpezas, como também, agendar possíveis melhorias na tubulação, por exemplo.
A limpeza de poço artesiano recém-perfurado é recomendada 1 vez ao ano. Por outro lado, se você percebe o acúmulo rápido de matérias orgânicas ou inorgânicas, o ideal é limpá-lo a cada 6 meses.
Já os poços antigos (com mais de 10 anos) são limpos entre intervalos menores, a orientação é trimestralmente. Vale dizer que a vida útil de um poço é de 40 anos, período que ofertará água de boa qualidade.
O tipo do poço (estrutura) também influencia na sua manutenção. A profundidade determina o quais produtos e quando efetuar a limpeza dessa fonte de água. Assim, de acordo com classificação usual, se tem o seguinte:

  • Poço simples – de menor profundidade, e tem mais contato com impurezas da superfície, ou seja, precisa retirar sujeiras constantemente.
  • Poço semi artesiano – tem estrutura tubular e conta com sistema de filtros e pré-filtros. A dica é observar o tempo de validade destes equipamentos para fazer a troca regular.
  • Poço artesiano – é normalmente o mais profundo, e também tem formato tubular. Sua manutenção segue o padrão, utilizando desde produtos químicos até equipamentos específicos para remover sujeiras.

Para aprender mais: Tipos de poços com seus diferentes processos de instalação.
Por fim, é a condição química da água que determinará se você pode ou não limpar o poço utilizando produtos químicos, por exemplo.
É fundamental fazer testes periódicos para conhecer o pH do seu poço, além de outras características físico-químicas.

2.Como limpar Poço Artesiano com areia

Sem dúvida, são as partículas de areia que mais indicam a necessidade da limpeza de poço artesiano. 
Elas prejudicam a qualidade da água, e podem causar danos irreparáveis à motobomba e ao sistema de tubos para poço artesiano.
Desse modo é preciso redobrar a atenção nessa etapa da manutenção. Veja retirar tais detritos:

  1. Se recomenda utilizar uma motobomba capaz de sugar partículas, tais como a bomba para esgotos e bomba draga. Deve ser instalada, de acordo com o manual, na entrada do tubo.
  2. Em seguida, utilize uma mangueira que injetará água direto no poço (importante que tenha boa pressão).
  3. A força da água liberada pela mangueira servirá para agitar as partículas da areia.
  4. Agora use a bomba de água escolhida para retirar os detritos (escolha um local adequado para o descarte).
  5. Feche a válvula da mangueira, e aguarde a motobomba finalizar a limpeza.

Alguns profissionais usam um compressor de ar para tornar mais rápido o processo. 

3.Realize a retrolavagem

Dentre as dicas de como limpar o Poço Artesiano, está a efetuação da retrolavagem, que se trata de um processo complementar à limpeza descrita anteriormente.
Consiste em empurrar água (com ajuda de uma válvula), no fluxo contrário no qual jorra o poço; o líquido vai em direção ao sistema de filtragem removendo os resquícios de sujeiras.
É uma etapa importante, sobretudo, se vai aplicar produtos químicos para desinfectar a tubulação.
Dentre outros benefícios da retrolavagem para limpeza de poço artesiano temos:

  • Remove com mais eficácia os detritos (orgânicos e inorgânicos) presente nos filtros;
  • É simples, e pode ser realizado com mais frequência, ou sempre que perceber perda da vazão da água, por exemplo;
  • Aumenta o tempo de vida útil do sistema de filtragem do poço.

E como dito, prepara o tubo para receber produtos químicos, destinados a eliminar por completo as impurezas que permanecem.

4.A desinfecção de Poços Artesiano

Se você além de remover a areia quer desinfectar a estrutura tubular, existe uma maneira certa de fazer isso, e é a nossa quarta dica de como limpar Poço Artesiano.
Depois de bombear os detritos, é possível colocar alguns produtos químicos para limpar o tubo, o que garante remover, sobretudo, partículas que causam ferrugem dentre outras reações deteriorantes.
Dentre os principais agentes utilizados para limpeza de poço artesiano, temos:

  • Desincrustantes à base de polifosfatos cristalinos;
  • Hipoclorito de sódio ou cálcio;
  • Dióxido de hidrogênio;
  • HEXA T (sabão biodegradável).

Após a desinfecção é preciso retirar o excesso do produto aplicado, bombeando água, e posteriormente utilizando uma motobomba para sugar o líquido.
Reforçamos que é a condição química da água de seu poço artesiano a referência responsável por apontar o que se deve usar neste tipo de limpeza.
Veja também: Tipos de bomba para poços.

5.Registre a limpeza do seu poço artesiano

Em muitos estados brasileiros existe fiscalização para conferir a qualidade da água dos poços artesianos. E se considerado abaixo do esperado, penalidades são aplicadas.
Portanto, se o reservatório está dentro de um condomínio, por exemplo, elabore maneiras de documentar a manutenção. Assim, poderá apresentar registros pertinentes que comprovem a limpeza.
Essas foram as dicas da Mérito Comercial de como limpar Poço Artesiano, se você gostou, assine nossa newsletter para receber mais novidades.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *