Artesianos, semi artesianos entre outros

Como funciona a perfuração de poço artesiano, você sabe? Esse é um dos recursos mais usados para se consegui água em muitas partes do país. Nos acompanhe até o final, descubra tudo sobre esse assunto e entenda mais sobre os diversos tipos de poços para se instalar!

O poço artesiano é aquele que quando você o cavar ele jorrará água automaticamente sem necessitar de equipamentos para bombear a água até a superfície, diferente do poço semi artesiano que é necessário instalar uma bomba de água para puxar a água do fundo do poço.
O abastecimento d’água é defectivo em alguns locais do Brasil. E para algumas atividades, contar apenas com a rede de distribuição pública, não é suficiente. Dessa forma, recorrer a poços artesianos ou aos semiartesianos é necessário. 
Mas, qual é o processo certo para fazer a perfuração de poço artesiano? Qual é a profundidade ideal? Qual a maneira correta para extrair água desse tipo de reservatório? Serão algumas das questões que falaremos nos tópicos a seguir.
Leia mais: Existem diversos tipos de poço. Descubra a bomba ideal para cada um deles

Imagem que define ios tipos de poços. Simples, artesiano e semi artesiano

Qual profundidade ideal para cada tipo de poço artesiano?

Poço simples

Também chamado de poço caipira. É aquele que é perfurado manualmente, até chegar no início do lençol freático, que é a primeira reserva de água próxima à superfície. Este é mais fácil de contaminar pela água da chuva, queda de insetos e bichos. A profundidade chega a 20 metros.

Poço Semi artesiano

Capta a água de reservas mais profundas e utiliza bombeamento para extração da água, com utilização de compressor de ar ou bomba submersa. Diferente de um poço caipira ele não pode ser contaminado pela água das chuvas. É um poço tubular que tem filtro e prefiltro para retar as impurezas. A profundidade por variar de 20 a 50 metros.

Poço artesiano

Capta água de reservas mais profundas (Aquíferos) e pode ser jorrante ou não. Além disso, pode precisar de bomba ou não. Por estarem em regiões mais profundas não necessita de filtros. Também é um poço tubular e sua profundidade pode variar de 50 a 2000 metros.

Resumindo os poços artesianos podem ter a profundidade de 20 a 2.000 metros, mas é raro um poço artesiano ultrapassar 600 metros. A profundidade ideal do seu poço artesiano dependerá das características hidrogeólicas da região e também do tipo de uso e volume de água que será usado diariamente.

O que é um poço artesiano?

Existem diversos tipos de poços, o artesiano é um poço cavado até atingir um lençol aquífero, e por meio do canal aberto faz a água subir até a superfície. O nível de água se mantém constante devido ao fenômeno do artesianismo (a água se eleva por si mesma).
Muitos confundem os termos poço artesiano e semiartesiano, antes de seguimos, entenda a diferença entre eles:

  • Poço artesiano – após ser cavado a água jorrará sem a necessidade de equipamentos para bombeá-la até a superfície. O comum aqui é utilizar uma motobomba da boca do poço até o reservatório de água.
  • Poço semiartesiano – precisará de tubos e uma bomba submersa para transportar água para superfície ou reservatório final.

Eles também se diferenciam pela profundidade. O poço artesiano, por exemplo, pode chegar a ter 2 mil metros, enquanto o semiartesiano tem de 20 a 50 metros de profundidade. O que vai definir a profundeza do poço será justamente o encontro com a camada do lençol subterrâneo.
Atualmente existem ferramentas eficientes para saber quanto metros tem um poço artesiano, tais como:

  • Sensor de nível de líquidos;
  • Medidor de nível de fita.

Como realizar a perfuração de poço artesiano?

Perfurar um poço tubular (como também é conhecido) não é atividade para qualquer pessoa. Somente um profissional com experiência é que presta esse tipo de serviço. Ele considerará questões como:

  • Características geológicas;
  • Natureza do solo;
  • Melhor local para perfurar;
  • O método ideal de perfuração.

Somente após essa avaliação é que se pode iniciar a escavação. Em relação ao método de perfuração, vale apresentar os mais utilizados:

  • Sistemas mecânicos

    Utiliza-se um cabo ou trado para abrir o tubo; ao longo de todo o trabalho de perfuração são colhidas amostras (utilizando um balde de testemunhagem. Esse método é recomendado para solos rochosos.

  • Sistemas com circulação direta do fluído

    O processo é rotativo e se utiliza martelo de fundo turbinado para perfurar. Sistema indicado para solos sedimentares.

  • Sistemas com circulação reversa do fluído

    Também rotativo, mas com circulação reversa do fluído. Normalmente se usa equipamentos rodopneumáticos dotados de haste dupla e martelo. Recomendado para qualquer tipo de solo.

Definido o método de perfuração do poço artesiano, o profissional precisa seguir todas as orientações de segurança, e utilizar os equipamentos adequados para o serviço. E como é feito um poço semiartesiano? Seguirá esses mesmos passos. 

Outros tipos de poços

Ainda existem outros formatos de poço, são eles:

  • Poço raso – é também chamado de poço caipira, poço amazonas, poço freático e cacimba. Ele pode ser cavado manualmente, e vai retirar água do lençol freático.
  • Mini poço artesiano – é um poço tubular, similar ao cartesiano, mas não é profundo. Sua profundidade pode chegar até 20 metros.

O mini poço artesiano tem sido a saída para complementar o abastecimento de água, tanto na zona rural quanto na área urbana. Por não ter a mesma complexidade da perfuração de poço artesiano, ele tem o custo menor.
O valor médio de um mini poço artesiano é cobrado por metragem, e isto vai variar por localidade. Mas o metro cavado está em torno de R$ 300,00, portanto, um poço de 20 metros custará R$ 6 mil aproximados.
Leia mais: Entenda a diferença entre Bomba Submersa e Bomba Submersível

A qualidade da água dos poços artesianos é boa?

Uma das questões mais levantadas sobre a perfuração de poço artesiano é sobre a qualidade da água. E para explicar é importante conhecer a diferença entre lençol freático e lençol artesiano, vejamos:

  • Lençol freático – surge a partir do acúmulo das águas das chuvas, da infiltração de rios e lagos, do derretimento de neves. Essa água se infiltra no solo dando origem a camadas de água.
  • Lençol artesiano – tem basicamente a mesma origem do lençol freático, mas está em limites mais profundos, muitas vezes protegido por rochas.

Esses dois lençóis guardam água de boa qualidade; os riscos de uma possível contaminação se encontram em escavações rasas. Em poços rasos é fundamental fazer análises da qualidade da água periodicamente.

Estrutura para captação de água de poços artesianos

Após a perfuração do poço artesiano você precisará de alguns materiais para captar e levar água até uma caixa d’água ou cisterna. Essa estrutura é composta por:

  1. Pré-filtro – é uma camada de areia especial que se coloca por todo o caminho do poço; evita o contato da água com o solo.
  2. Filtro – é uma espécie de tubo todo perfurado que filtrará a água que seguirá pelos tubos cegos até a superfície.
  3. Tubos cegos – se posicionam acima do lençol, e serão o caminho da água para chegar na superfície. 
  4. Motobomba – equipamento elétricos de diferentes modelos que servem para bombear água de poços semiartesianos e artesianos.

Seguindo esse esquema, é possível aproveitar bem a água de um poço artesiano. Lembrando que somente um profissional capacitado pode elabora um projeto e executar a perfuração do poço.
Em relação a equipamentos como a bomba de água para poço, você vai encontrar os melhores modelos na Mérito Comercial. Em nosso catálogo terá todas as opções do segmento para vários tipos de poços, além de ótimas condições de pagamento. Visite nosso site! 

Share:

7 Comments

  • Tipos de Poços Artesianos - Biofonte, 16/06/2019 @ 17:12 Reply

    […] Fonte: Mérito Comercial […]

  • JUCICLEIA MARILIA NERY DE CASTRO, 01/10/2020 @ 12:28 Reply

    Muito ilustrativo o artigo sobre a diferença dos poços

    • Mérito Comercial, 01/10/2020 @ 14:12 Reply

      Boa tarde Jucicleia!
      Agradecemos o feedback!
      Nossa equipe de vendas está a sua disposição!
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Vagner Rabelo, 11/01/2021 @ 22:04 Reply

    Eu preciso pagar outorga e licença anual pra poço semi artesiano?

    • Mérito Comercial, 15/01/2021 @ 10:05 Reply

      Bom dia, Vagner!
      Depende da legislação do seu município.
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • ignez, 20/11/2021 @ 08:50 Reply

    tenho um poço artesiano com 220 mts e boca de 20cm. Estou com uma obstrução do mesmo a 20 mts da boca impedindo a passagem dos tubos de alimentacao. Preciso de alguma firma especializada para retirada da obstrução que deve ser uma madeira jogada por ima criança. Vcs conhecem alguma empresa?

    • Mérito Comercial - Comercial, 23/11/2021 @ 12:16 Reply

      Boa tarde!

      Segue o contato que temos:
      Sr. Vicente Telefone: 11 99818-9695.

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *