item gerando energia e causando raios, simulando como dimensionar um gerador elétrico para que emita a voltagem correta
|

Como dimensionar um gerador de energia?

Seguir uma orientação correta de como dimensionar um gerador ajuda você a não ter problemas com este tipo de equipamento. Também garante economia durante sua operação.

O gerador de energia é muito usado em canteiro de obras e estabelecimentos comerciais. Ele fornece eletricidade para outros aparelhos, e funciona independentemente do fornecimento das concessionárias de energia.

Ou seja, não existe uma lei que proíba você de ter um gerador em casa. Basta apenas definir o modelo certo e entender como dimensionar um gerador de energia. Depois disso, é só começar a usar.

No entanto, dimensionar o gerador adequado gera incerteza para muitos. Se você tem dúvida semelhante, vai encontrar as respostas nos tópicos deste texto.

Leia também: Como funcionam os geradores de energia

Importância de aprender a dimensionar um gerador

Você sabe se precisa de um grande gerador, ou apenas um pequeno modelo movido a gasolina? Questão costumeira, e que tem a seguinte resposta: depende da quantidade de watts que você precisa.

A potência (medida em watts) do equipamento é ponto fundamental. Porém, não adianta adquirir um super gerador, se você vai precisar de pouca energia.

O contrário também é verdadeiro: um aparelho subdimensionado pode não atender sua necessidade e danificar seus eletroeletrônicos.

Desse modo temos duas situações:

  1. Você precisa de muitos watts, e escolhe um gerador de baixa potência.

Consequência: o equipamento sofre sobrecarga, pode danificar totalmente, além da possibilidade de queimar os demais aparelhos alimentados pela energia gerada.

  1. Você não precisa de muitos watts, e escolhe um gerador com alta potência.

Consequência: equipamentos que trabalham abaixo do que podem também sofrem danos, e consomem muito combustível, causando prejuízos.

Nessa segunda situação, é comum que geradores subdimensionados também queimem mais óleo lubrificante. Isso provoca produção de fumaça acima do esperado.

São os aspectos principais que nos levam a aprender como dimensionar um gerador de energia. A partir disso, fica mais fácil escolher qual fonte energética (gasolina, diesel, solar) usar para movê-lo.

Entenda mais sobre o que é um gerador de energia!

Como dimensionar um gerador?

Há três fatores básicos que determinam a proporção dos geradores:

  • Tipo de Carga;
  • Local de operação;
  • Regime de uso.

No primeiro ponto você precisa conhecer qual a carga que determinado aparelho precisa para funcionar.

Por exemplo, se precisa levar energia para uma pequena oficina, como ferramentas pneumáticas, elevadores de auto, é necessário conferir qual a carga que cada um destes precisa para operar.

Outras propriedades como tensão e voltagem entram nesse cálculo.

Sobre o local de operação, é simplesmente analisar onde o gerador vai trabalhar. Esse equipamento não pode ficar num lugar fechado, pois além de aumentar sua temperatura, acumula os gases que emite.

O ideal é que siga as orientações do fabricante para posicionar o gerador no espaço adequado.

O terceiro ponto de como dimensionar um gerador é o ritmo de uso. Você pretende tê-lo como fonte primária ou secundária? Será de utilização esporádica?

A Toyama é uma das principais fabricantes de geradores aqui no Brasil, classifica o regime de operação da seguinte maneira:

  • Ocasional – modelos de menor potência, que servem para uso espaçados.
  • Frequente – geradores que podem ser ligados várias vezes no dia.
  • Intensivo – estão os formatos de grande potência, utilizados em fábricas, por exemplo, pois ficam ligados em longos períodos.

Adiante você vai conferir o cálculo que agrupa esses aspectos.

O que suporta um gerador de energia?

Aparelhos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, ferramentas elétricas, máquinas industriais, lâmpadas… basicamente todo tipo de equipamento movido a eletricidade.

É justamente a potência do gerador que vai definir a quantidade de itens alimentados pela energia produzida.

Veja também: Gerador a diesel ou a gasolina?

Quantos kVA são necessários para uma casa?

O kVA significa Kilovolt-Ampere. Esta medida se relaciona à potência que o gerador de energia consegue fornecer.

Para definir quanto kVAs uma casa deve consumir, é preciso:

  • Somar todas as potências dos aparelhos que serão alimentados. Esse é um dado que normalmente consta no manual ou é marcado no equipamento.
  • Itens que têm um motor elétrico (geladeira, bomba d’água, etc.) você multiplica a potência por 4.
  • O resultado da soma é a potência total da casa. Mas, por medida de segurança, multiplique-o pelo fator de 20%.

Mais à frente você confere outra forma de encontrar esses valores.

No grupo ocasional de geradores que são os mais utilizados em atividades domésticas, a média é de 1.1 kVA de potência máxima, por exemplo. Já os de uso frequente, podem ser encontrados acima de 12 kVA.

Vale a pena ter um gerador em casa?

Como calcular o rendimento de um gerador?

Verificando a capacidade do tanque de combustível, a quantidade de kVAs liberados e as horas de operação. 

Normalmente, os fabricantes indicam o quanto cada gerador consegue produzir. A partir disso, se o consumo do diesel ou gasolina for maior do que o indicado, significa perda de rendimento.

A equação do gerador

Nesse último ponto de como dimensionar um gerador de energia, você vai conhecer uma forma simples para calcular o modelo certo.

O que serve também para determinar diferentes tipos de geradores (a diesel, gasolina, trifásico, uso residencial, etc.).

A respeito da equação usada para definir o gerador temos o seguinte:

  • O resultado da soma das potências dos aparelhos é multiplicado pelo fator 1,52, para se encontrar o valor volt-ampere;
  • Esse novo produto é multiplicado pelo fator 1,3 (margem de segurança);
  • Agora para transformar VA em kVA é preciso dividir o resultado anterior por 1000;
  • O valor final encontrado é a potência necessária para o gerador.

Para ilustrar, considere uma casa com 5 lâmpadas , 2 Tvs, 1 geladeira, 1 notebook e 1 chuveiro elétrico. Tendo os seguintes valores:

  • Lâmpadas – 60W
  • TVs – 200W
  • Geladeira simples -250W
  • Notebook – 30W
  • Chuveiro elétrico – 5500W

A conta inicial é: 60 + 200 + 250 + 30 + 5500 = 6.040 x 1,52 = 9.180 VA.

Seguindo orientado anteriormente, temos: 9.180 x 1,3 = 11.935/1000 = 11,94 kVA.

Nesse exemplo, o gerador de energia deve ter potência igual ou acima de 11,94 kVA.

Essa é a lógica que serve para dimensionar geradores tanto de diesel quanto de gasolina. Bem como para indicar se um equipamento trifásico ou para uso residencial.

Por fim, essa orientação de como dimensionar um gerador pode ser complementada com o auxílio de um profissional. Você pode tirar todas as dúvidas com um vendedor técnico, por exemplo.

Assim, além de adquirir o equipamento certo, você ainda ganha dicas de como usar bem seu gerador elétrico! Quer começar, acesse nosso site para conversar com um de nossos consultores.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *