Gerador de energia para residência. Vale a pena ter um?

O gerador de energia para residência se tornou uma alternativa. Mas, será que existem vantagens em ter esse tipo de equipamento?

Nenhum lugar estar alheio a falta de energia. Seja numa galeria comercial ou numa casa de campo, todos podem ficar um dia inteiro sem luz elétrica. E aí os transtornos são muitos! Como evitar isso?
Um equipamento eficaz que muitos estão adotando é o gerador de energia, que deixou de ser exclusividade de shoppings, indústrias, etc., e está a cada dia mais acessível. Você vai entender o porquê vale a pena ter um gerador para sua casa, condomínio ou estabelecimento comercial.

O que é gerador de energia para residência?

É um equipamento que transforma energia mecânica em energia elétrica, de forma ininterrupta, quando acionado.
Seu funcionamento é impulsionado por uma fonte de combustível, normalmente gasolina, diesel ou gás.
Tem capacidade para deixar acesas lâmpadas, fazer acionar eletrodomésticos e máquinas.
O gerador de energia é fabricado para diferentes potências, e sua escolha é definida pelo consumo de watts que sua residência ou estabelecimento precisa.
A utilização do gerador pode ser temporária (auxiliar) ou fixa (fonte principal de energia). Esse último formato é mais comum em áreas onde a rede elétrica não chega, ou em estabelecimentos que buscam reduzir seus custos.
O gerador de energia para residência se classifica de acordo com o tipo de combustível utilizado. Assim temos:

  • Gerador de energia a diesel – existe opções de pequenos geradores até os mais robustos, destinados a grandes prédios. Indicado para quem precisa ficar o dia todo utilizando a energia do gerador, por exemplo.
  • Gerador a gasolina – é o mais comum em residências. Emitem menos ruídos, e poluem menos. Porém, consomem mais combustível para funcionar.

Comparando esses tipos de geradores, já concluímos o seguinte:

  1. Se vai precisar apenas do gerador quando a energia foi interrompida vez ou outra, opte pelo modelo a gasolina;
  2. Se necessita de energia por longas horas, todos os dias a escolha certa á o gerador a diesel.

E como escolher o melhor equipamento para suas demandas? Vejamos.

Gerador de energia para residência, como escolher?

O primeiro passo para definir qual será o melhor gerador para sua casa é dimensionar o consumo. O quanto gasta cada eletrodoméstico de sua residência? Precisará fazer essa conta, e considera algumas situações:

  • Os equipamentos que têm motor elétrico consomem 4 vezes a sua potência. Então um eletrodoméstico que consome 100 watts, precisará de 400 watts para ligar.

Em sites de concessionárias ou distribuidoras de energia é possível conferir o consumo dos mais comuns aparelhos domésticos que usam eletricidade para funcionar. Dessa forma, saberá dimensionar seu consumo. Também, poderá conferir essas informações no manual de instrução de seus eletrodomésticos.
Depois é fundamental conhecer se seus aparelhos precisam de reguladores de voltagem, para evitar a sobrecarga. No mercado você encontrará geradores compostos por:

  • Capacitor – é o regulador de voltagem mais recomendado para lâmpadas, e equipamentos menos sensíveis, tais como as ferramentas elétricas.
  • AVR – geradores de energia com esse tipo de regulador são os mais indicados para imóveis que têm equipamentos eletrônicos (TV, PCs, Notebook, etc.).

É importante adquirir um gerador de energia para residência de um vendedor técnico, que consiga distinguir esses recursos.

Vantagens do gerador de energia

Vale listar os principais benefícios do gerador de energia para residência, confira:

  • Suas atividades não param mesmo que falte luz elétrica;
  • Seu sistema de segurança eletrônica não é desligado; câmeras, alarmes e outros dispositivos continuam operando;
  • Existem modelos portáteis desse tipo de equipamento, que poderá transportar para sua casa de praia ou campo;
  • Terá energia para ligar seus eletrodomésticos;
  • Pode programar esquemas para reduzir o consumo de energia elétrica de sua residência ou estabelecimento comercial;
  • Pode usar como fonte principal de energia para seu imóvel.

Mas, para alcançar essas vantagens, se lembre de considerar todos os tópicos mencionados anteriormente.

Melhores geradores de energia para residências

No mercado você encontra muitos modelos de geradores, mas é bom optar pelas fabricantes que são referências nesse segmento. Dessa forma, você adquire qualidade, tempo de garantia e assistência técnica.
As marcas que se destacam na produção de gerador de energia para residência (e suas especialidades) são:

  • CSM (diesel e gasolina)
  • Toyama (diesel e gasolina)
  • Menegotti (gasolina)
  • Motomil (gasolina)
  • Bufalo (diesel e gasolina)

Essas empresas oferecem desde modelos portáteis até geradores para atender demandas industriais. O valor desses equipamentos varia de acordo com sua capacidade. Terá geradores com preços para todos os orçamentos.
De acordo com tudo que mostramos a conclusão é que SIM, vale a pena ter um gerador no seu imóvel. É um investimento que garante a continuidade de suas rotinas, mesmo que a energia pública seja interrompida por um apagão, por exemplo.
Para conhecer os melhores modelos de gerador de energia para residência, basta você seguir ao site da Mérito Comercial. Temos em nosso catálogo os equipamentos destaque das principais marcas desse segmento, além de oferece ótimas condições de pagamento. Visite nossa página! Até a próxima!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *