Aspersores para irrigação, como escolher.

Como escolher um aspersor para irrigação? Principais dicas!

Gradualmente, o cenário agrícola vem se tornando um dos mais disputados mundialmente. Por isso, muitos se perguntam sobre como escolher um aspersor para irrigação. Continue a leitura!

Você está interessado em saber como escolher um aspersor para irrigação?

Há vários aspectos a serem considerados para fazer a escolha certa da máquina. Afinal, a seleção do aspersor tem um impacto direto em várias características do sistema de irrigação e na qualidade da cultura em si.

O tipo de aspersor que você escolher também estará relacionado à extensão do sistema, à potência do motor de bombeamento de água, ao espaçamento entre as tubulações e à capacidade de atender às necessidades específicas de uma cultura, por exemplo.

E é claro que todos esses fatores têm influência direta nos custos de implantação, contratação de mão de obra, manutenção do sistema, entre outros.

Neste post, você descobrirá os pontos-chave a serem considerados ao escolher um aspersor para irrigação, além de aprender sobre os principais benefícios desse método.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é irrigação?

Prática realizada para fornecer águas às plantas, a irrigação é uma metodologia que supre as necessidades hídricas de quaisquer culturas. 

Quanto utilizada em conjunto e harmonia a outras bocas práticas agrônomas, ela consegue oferecer alta produtividade e bons lucros para o agricultor. 

E quer prova maior sobre seu sucesso? A irrigação é uma prática presente em praticamente todas as regiões do país devido ao seu êxito em potencializar e extrair o melhor das culturas, especialmente em áreas com escassez de água ou durante períodos prolongados de seca. 

Ao todo, existem três tipos de sistemas de irrigação utilizados no país, a irrigação superficial, a irrigação localizada e a irrigação por aspersão, que será o tema principal deste texto.

Irrigação por aspersão

A irrigação por aspersão é um dos métodos utilizados para suprir as necessidades hídricas das plantas e culturas no Brasil. 

aspersor
Microaspersor Agropolo MC-18, é ideal para distribuição do jato de água. É Indicado para áreas residenciais, comerciais, fazendas, hortas, jardins, entre outros.

Ela desempenha um papel essencial no fornecimento de água artificial para as culturas dia após dia, garantindo a umidade ideal, bem como o pleno desenvolvimento das culturas.

Para ilustrar melhor, imagine que a irrigação por aspersão simula uma espécie de chuva artificial, na qual a água é expelida por um aspersor e se transforma em pequenas gotículas por meio de resistências aerodinâmicas. Essas gotinhas, por sua vez, vão se distribuindo sobre a lavoura.

Existem muitos motivos pelo qual optar pela irrigação pode ser essencial para o crescimento da sua cultura. A seguir, listamos os principais para você entender de uma vez por todas porque você deve optar pela irrigação.

Leia também: Como aumentar a pressão da água para irrigação?

Conheça 8 principais vantagens da irrigação

Durante o processo de considerar a implementação de um sistema de irrigação em pomares ou lavouras, é possível aproveitar uma variedade de vantagens significativas. Geralmente, a prática da irrigação oferece benefícios que abrangem diferentes setores, destacando-se sobretudo no setor agrícola.

@doutorenoque

Não misture tipos de aspersores!

♬ som original – @doutorenoque

Seguem abaixo algumas das principais vantagens proporcionadas por essa prática, que tornaram a tarefa de escolher um aspersor para irrigação ainda mais irresistível. Confira:

1. Desenvolvimento econômico

Uma eficiente irrigação pode ser responsável por impulsionar a economia local e regional, pois, ao aumentar a produção agrícola, o método vai atuar diretamente na criação cria empregos na agricultura e nas indústrias relacionadas. 

Além disso, uma irrigação de qualidade vai fornecer alimentos mais abundantes e estáveis em uma determinada área, contribuindo para a segurança alimentar e a estabilidade dos preços dos alimentos da região. 

2. Mais flexibilidade no planejamento da produção

Ao adotar a prática de irrigação, os agricultores podem desfrutar de um controle ampliado sobre o abastecimento de água para suas culturas. Em outras palavras, isso possibilita um planejamento mais eficaz das operações agrícolas, incluindo o momento de plantio, o manejo das culturas e a colheita, independentemente das condições climáticas presentes em uma determinada região.

Além disso, a prática oferece autonomia ao produtor, pois ele não ficará mais refém do planejamento da safra, visto que não será mais dependente apenas das chuvas para o desenvolvimento da lavoura.

3. Aumento da produção agrícola

A prática da irrigação tem o potencial de aumentar significativamente a produção agrícola, podendo alcançar de duas a três vezes mais do que a agricultura de sequeiro – que depende quase que exclusivamente da chuva.

Ao oferecer água de forma controlada e direcionada diretamente às plantas, a irrigação vai suprir todas as necessidades hídricas em momentos críticos. Em outras palavras, isso resulta em um crescimento mais saudável das culturas e permite que elas atinjam seu máximo potencial de rendimento, resultando em uma maior produtividade.

4. Produtos com mais qualidade

A irrigação adequada oferece água de forma consistente e controlada, o que ajuda a manter a saúde e a qualidade das plantas de uma cultura. Consequentemente, isso vai resultar em colheitas de melhor qualidade, cor, tamanho e sabor.

Ela também vai reduzir o risco de estresses hídricos, que podem levar a doenças ou pragas na cultura. Todos esses pontos são responsáveis por oferecer frutos e produtos com mais qualidade, e consequentemente mais valiosos.

@gustavomarchit

montagem da irrigação usamos super aspersores pra economizar equipamentos irrigação para milho safrinha e irrigação pra plantio de couve #silagemensacada #pecuariadozero #sumidourorj #irrigação #pastoirrigado

♬ som original – Gustavo Marchito

5. Utilização eficiente dos recursos hídricos

O uso mais eficiente da água disponível é outro destaque entre as principais vantagens da adesão da irrigação. Os sistemas modernos de irrigação, como gotejamento e microaspersão – que vocês conhecerão melhor adiante –, permitem a distribuição direcionada e precisa da água, reduzindo perdas da por percolação ou evaporação, por exemplo.

Dessa maneira, a água é utilizada de forma mais conservada e sustentável para outras finalidades na fazenda. Além disso, quando associado a irrigação está associada a tecnologias, como sensores de umidade do solo ou sistemas de manejo, por exemplo, a utilização dos recursos será otimizada.

6. Redução das perdas

Também com a prática da irrigação, os agricultores podem minimizar os riscos associados à seca e às condições climáticas imprevisíveis nas partes do país mais instáveis. Quando se fornece água necessária para as culturas, é possível evitar a desidratação das plantas e reduzir as perdas de colheitas causadas pela sua escassez.

7. Expansão das áreas de cultivação

Com a prática da irrigação, é possível cultivar áreas que, de outra maneira, seriam inadequadas para a agricultura devido, seja pela falta chuvas regulares ou qualquer outro motivo. A irrigação também permite o desenvolvimento de terras áridas ou semiáridas, por sua vez, ampliando as áreas cultivadas e contribuindo para a segurança alimentar da região.

8. Germinação e estante uniformes

Considerando que a água é fundamental para a germinação das sementes e estabelecimento das mudas, a irrigação garante que este processo delicado de implantação das culturas na lavoura não seja prejudicado. O mesmo também vale na fase de estante, obtida por meio de uma germinação uniforme – outro resultado direto da irrigação de qualidade na cultura.

Leia também: Como fazer irrigação por gotejamento?

Como escolher um aspersor para irrigação? Principais fatores a se considerar

Conforme mencionado anteriormente, a irrigação desempenha um papel crucial na qualidade do cultivo. Uma maneira eficaz de irrigar sua cultura é por meio do uso de aspersores de irrigação. Essas máquinas potentes, equipadas com vários recursos, podem ser o diferencial para o sucesso ou fracasso da sua lavoura.

Nesta seção, apresentaremos os principais pontos a serem considerados ao escolher um aspersor para irrigação. Confira como escolher um aspersor para irrigação:

1. Finalidade

Para dar o pontapé inicial na sua busca, que tal começarmos com o básico? Primeiramente, pense na finalidade para o uso do seu aspersor. 

Quais são as culturas que você cultiva? Existem várias opções, como hortifrúti, soja, feijão e pastagem, por exemplo. E quanto às culturais anuais, são elas a sua especialidade? A partir dessa análise inicial, será possível já começar a filtrar o leque de opções de aparelhos disponíveis no mercado.

Se estiver cultivando verduras em canteiros, é importante considerar que um modelo de aspersor com alcance grande pode não ser necessário – aliás, pode até mesmo prejudicial. Isso ocorre porque o impacto intenso da água nas folhas pode causar danos.

irrigação por aspersão

Portanto, é recomendável escolher um sistema de irrigação mais adequado, que forneça uma distribuição de água suave e direcionada, evitando assim possíveis danos às plantas.

Outro cenário é se a irrigação for para pastagens. Nesse caso, não será necessário adicionar aspersores tão próximos. O espaçamento entre os aspersores poderá trabalhar com mais uniformidade e eficiência na fazendo, considerando que a cultura em questão, a pastagem, é mais rústica.

Sem contar que a adição de diversos aspersores vai encarecer o preço final do projeto.

Esses são apenas alguns cenários que você deve prestar atenção ou considerar na hora de optar por um modelo de aspersores de irrigação.

2. Tamanho da área que será irrigada

Outro grande importante fator para se considerar na escolha de um aspersor para irrigação é o tamanho da área que será irrigada. 

Para terrenos pequenos ou áreas médias, por volta de até 10 hectares, por exemplo, os modelos mais indicados são aqueles com um raio de alcance de até 25 metros – geralmente conhecido como os aspersores de porte menor. 

irrigação por aspersão

Em contrapartida, se o seu terreno for, de fato, grande (ou imenso, como diriam alguns), o ideal é apostar em um modelo com raio de longo alcance: que seja maior que apenas de 25 metros. 

A vantagem desse alto alcance é a otimização da mão de obra: assim, não será necessário requerer ajuda de muitos colaboradores, consequentemente, tornando a operação mais barata. 

Outro cenário é se considerarmos, por exemplo, um canhão de irrigação com um alcance de mais de 80 metros. A vantagem óbvia é que ele pode cobrir uma área maior com menos aspersores. Em contrapartida, em termos de uniformidade, esse tipo de irrigação é inferior quando comparado a outro sistema mais simples.

Além disso, conforme os agricultores vão aumentando o espaçamento entre aspersores, a uniformidade de distribuição de água vai caindo. Por isso, é fundamental ter esse equilíbrio entre tamanho da área que será irrigada e o modelo do aparelho.

3. Vento e natureza

Existem fatores biológicos e climáticos que desempenham um papel significativo na evaporação da água e na sua dispersão, sendo o vento um exemplo desses fatores. E, sem dúvida, uma consideração indispensável na hora de escolher o modelo de aspersor ideal para a sua cultura. 

Lembre-se que o ponto principal não é optar pelo aspersor mais caro ou pelo produto que esteja em maior evidência no mercado, e sim aquele que vai atender bem a demanda de água das plantas, garantindo uma alta produtividade. Por isso, observe também as particularidades e condições locais. 

Procure também conhecer a demanda diária de evapotranspiração (forma pela qual a água da superfície terrestre passa para a atmosfera no estado de vapor) das culturas em cultivo, bem como observar os turnos de rega, que determina o tempo em que o solo conta com água reservada suficiente para atender às necessidades de uma cultura.

4. Retenção de água no solo

Outro aspecto para escolher um aspersor é realizar uma análise prévia do nível de retenção de água no solo.

As características de retenção de água do solo são essenciais para o manejo correto e ideal da irrigação, permitindo que haja o planejamento do tempo, o intervalo entre as irrigações e a frequência adequada para regar, entre outros.

modelo de aspersor

Ele poderá ser obtido por meio do cálculo da porcentagem de água no solo, que pode ser medido por volume ou peso da água, utilizando amostras coletadas no campo ou em laboratórios para análise. Esse conjunto de estratégias poderá ajuda a determinar as características de retenção da água. 

Adicionalmente, o produtor deve ficar atento à intensidade de aplicação de água do aspersor, que pode ser analisado a partir do valor medido pela relação entre a vazão e o espaçamento na área.

É importante lembrando que a intensidade de água não poderá ser maior que a velocidade de infiltração de água no solo. Do contrário, isso poderá causar problemas de escoamento na área da cultura.

5. Característica da área

Por fim, também será essencial compreender as características do local que será instalado o aspersor. Valores como a Capacidade de armazenamento de água (CAD), o tipo de solo e a Taxa de infiltração (mm/hora) são essenciais para escolher um modelo.

Esses pontos podem ser facilmente obtidos por meio de equipamentos avançados, mas, claro, uma análise física simples do solo também pode ser o suficiente. No entanto, o que é mais indicado é a realização de uma análise completa do solo para ficar por dentro de todas as suas particularidades.

O produtor deve estar atento à intensidade de aplicação de água do aspersor. Se essa taxa de aplicação for maior do que a velocidade de infiltração de água no solo, podem ocorrer problemas de escoamento superficial.

O último ponto oficial para você fazer uma boa escolha quanto ao modelo de aspersor para irrigar a sua cultura envolve o modelo do aparelho. No entanto, por se tratar de um tema complexo e com mais detalhes, ele merece um post próprio!

Leia também: Qual o sistema de irrigação mais usado no Brasil?

Conclusão

Escolher um aspersor para irrigação é um tópico que vai muito além de optar por um modelo que esteja popular no mercado ou indicado por algum agricultor. Existem muitos pontos que devem ser compreendidos para que você tome a escolha correta.

A melhor dica que podemos lhe oferecer, no entanto, é contar com o Mérito Comercial: temos a expertise de mercado com os melhores preços do segmento. Além, claro, de uma frota de aspersores. Conheça-os já!

Conheça a Mérito Comercial

Aqui na Mérito Comercial, você pode encontrar tudo o que precisa para construir ou reformar. Somos especialistas na venda de equipamentos e máquinas para a construção civil, industrial, agropecuária e residencial. Confira nossas marcas e escolha aquela que mais combina com a sua exigência, garantimos condições especiais de pagamento para bomba de águapressurizadorbetoneiramotor elétrico e diversos outros produtos.

Contamos com um diversificado estoque para auxiliar na satisfação das necessidades dos nossos clientes. Venha conhecer a nossa loja! Estamos estabelecidos no bairro do Brás em São Paulo, na Rua Dr. João Alves de Lima, 325-A, CEP 03050-060 – localizada entre a estação de metrô Bresser-Moóca e a avenida Celso Garcia na altura do número 500, esquina com a rua Bresser.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *