Dicas de como aumentar a pressão do chuveiro e das torneiras são ideais para quem sofre com o problema do pinga-pinga na hora do banho ou nas atividades domésticas.

Uma cena comum, em muitas regiões do país, é abrir o chuveiro e não ter o fluxo de água esperado. Isso se deve a muitos fatores, desde pequenos vazamentos na tubulação até a altura da caixa d’água.
Quando a causa do chuveiro com pouca pressão não é por causa de furos no tubo, e sim por outros distúrbios na rede, é necessário fazer pequenas adequações e até mesmo instalar equipamentos.
Nos próximos tópicos você vai aprender os meios para dar mais pressão de água no chuveiro e torneiras de um imóvel.
Leia também: Como aumentar a pressão da caixa d’água?

Chuveiro com pouca água, o que fazer?

Antes de partir para as etapas de como aumentar a pressão do chuveiro, é fundamental descobrir os motivos do problema.
Caso não tenha nenhuma experiência com a parte hidráulica de uma casa, recomenda-se chamar um profissional.
O encanador ou bombeiro hidráulico tem ferramentas e equipamentos que podem identificar a despressurização da rede interna da residência, ou verificar se o defeito é da distribuição pública da água.
Dentre os pontos que são analisados estão:

A – Vazamentos internos

Muitas vezes o fluxo de água reduz nas torneiras e chuveiros devido ao vazamento da descarga do banheiro, por exemplo.
Isso despressuriza a tubulação interna da residência, e tira a força dos demais pontos de saída de água.

B – Checagem dos chuveiros e torneiras

É comum em alguns modelos de chuveiros e torneiras vir instalado um redutor de água. Essa peça serve para controlar a saída de água.
Aqui o profissional vai identificar se o redutor está devidamente regulado, ou se há necessidade de substituir.

C – Situação do Hidrômetro

Em imóveis que não tenham reservatórios, e recebam toda água do sistema público de abastecimento, se houver algum dano do hidrômetro, vai prejudicar a pressão.
A válvula de retenção pode apresentar problemas, ou se por um descuido for parcialmente fechada, atrapalha a entrada de água.

D – Posição do reservatório

A caixa d’água é um item presente em muitas residências. Porém, se for instalada numa posição bem próxima ao nível do chuveiro, por exemplo, não oferecerá pressão satisfatória.

Soluções de como aumentar a pressão do chuveiro

Conhecidos os motivos que impedem o melhor funcionamento de chuveiros e torneiras, listamos formas de regular a pressão da água num imóvel.

1 – Chuveiro com pressurizador

Essa é uma solução indicada quando existem muitos banheiros na casa, ou em prédios verticais. Esse equipamento regula o volume, e ainda possibilita o aquecimento da água (dependendo do modelo).

2 – Troque a válvula alternadora de pressão

Essa é uma peça usada quando o imóvel recebe água da rede externa e de um reservatório interno. Quando um fluxo é maior do que o outro, os tubos ficam despressurizados.
Neste caso, a válvula alternadora de pressão regula o volume de água, e a saída no chuveiro ou torneira volta ao normal.

3 – Elimine os vazamentos

Quando a questão é como aumentar a pressão da água na tubulação, pois ocorrem vazamentos, a medida é fazer os reparos ou substituição dos tubos.
Aqui o transtorno é maior, sobretudo se for necessário mexer na alvenaria. A recomendação é usar materiais de qualidade, para evitar que apresentem o mesmo problema em curto prazo.

4 – Posição da caixa d’água

Instalar a caixa d’água numa altura adequada é outra forma eficaz de aumentar a pressão da água no chuveiro.

5 – Instale um pressurizador na rede

O pressurizador tem a vantagem de regular toda a rede da casa. Além disso, é possível pressurizar a água que vem da parte de baixo do imóvel, ou de caixa d’água instalada numa altura desfavorável.
Esse equipamento pode trabalhar em conjunto com a bomba de água, ou você optar optar por uma motobomba que tenha as duas funções.
Para potencializar o pressurizador, existem os tanques de pressão e expansão, que além de aumentar o fluxo de água, reduz o consumo de energia.  
Descubra tudo sobre os tanques de pressão e expansão!

Perguntas Frequentes

Ainda para eliminar as dúvidas de como aumentar a pressão de chuveiro e de torneiras, listamos as perguntas mais recorrentes sobre o assunto, confira.

1 – O que fazer para dar mais pressão no chuveiro?

R – Primeiramente, é necessário identificar o motivo da baixa pressão. Dependendo do que for observado, você pode usar um chuveiro com pressurizador ou instalar uma bomba pressurizadora para corrigir o problema.

2 – O que fazer quando sai pouca água do chuveiro?

R – Verifique se o redutor de água está regulado da maneira correta, ou se tem algum dano. É possível usar o chuveiro sem a peça. Caso o problema persista, observe se existem vazamentos na rede interna do imóvel.

3 – Qual o melhor chuveiro para quem tem pouca pressão de água?

R – Existem muitos modelos disponíveis no mercado. Você pode optar pelos chuveiros com pressurizador eletrônicos, pois além de corrigir o problema do volume de água, ainda regula a temperatura. 

4 – Quando devo usar redutor de pressão no chuveiro?

R – Essa peça é necessária quando a rede de abastecimento tem muita variação de pressão durante o dia. É mais importante quando a casa só recebe água do sistema público.

5 – A altura da caixa d’água influencia na pressão?

R – Sim. Quando não a caixa d’água é instalada na altura do chuveiro, por exemplo, a água circula com pouca força, ou seja, baixa pressão.
Por fim, é sempre importante contar com profissionais capacitados, principalmente para realizar a instalação elétrica de alguns equipamentos aqui mencionados.
Seguindo as dicas de como aumentar a pressão do chuveiro e torneiras, você não enfrenta mais dificuldade no momento do banho, dentre outras tarefas.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *