Bomba de circulação e as suas funcionalidades

Descubra o que é uma bomba de circulação e saiba todas as suas funcionalidades

A bomba de circulação compõe diferentes tipos de sistema de distribuição de água em residências e estabelecimentos comerciais. Aqui vamos conhecer suas funcionalidades, aplicações e alguns modelos.
Sempre ligamos motobombas a imagem de dificuldades para armazenar ou captar água. Daí falar sobre esse equipamento é pensar em dicas para recalque de poço artesiano, ou de uma cisterna para caixa d’água e ainda como levar água para os sistemas de irrigação, pressurização, combate a incêndio, etc.
Porém, discorrer sobre a bomba de circulação será um tanto peculiar: elas servem tanto para captação de água e quanto para conservar a temperatura desta. E existem modelos que garantem o mínimo de ruído, o que é aproveitado em sistemas internos de residências.
Vamos apresentar aqui as melhores formas de usar as bombas circuladoras, falar um pouco de seus detalhes técnicos e os modelos mais recomendados do mercado, e como adquiri-las. Confira!

As funcionalidades da bomba de circulação

Tomar um banho quente na banheira, ou manter piscinas aquecidas é desejo de muitas pessoas. E realizar isso de forma prática e sem ter um alto custo, é melhor ainda. Usar uma bomba de circulação garante essas características.
A motobomba circuladora junto com um sistema de aquecimento, faz manter a temperatura da água aquecida, o mais próximo do ponto que será utilizada. Ou seja, ela conseguirá transferir calor para água o mais próximo dos reservatórios citados acima. O que é mais interessante é que o consumo de energia elétrica não aumenta, e não há desperdícios.
Isso é possível porque a bomba circuladora consegue permutar o calor dentro de um ciclo fechado, o que reduz a necessidade de mais consumo elétrico. E esses modelos ainda são fabricados com termostatos que impedem o superaquecimento do equipamento, e a consequente queima dos circuitos da motobomba.
Ainda sobre suas informações técnicas, que influenciam seu funcionamento destacamos:

  • Tem motor monofásico com capacitor permanente
  • Tem rotor de bomba, turbina e mancais hidro-magnéticos conjugados
  • Trabalha com temperaturas que variam de 0° C a 90° C
  • Em relação a pressão de sucção variará de acordo com o modelo
  • Contém chicote interno para realizar o aterramento interno
  • Em relação a tubulação de recalque as dimensões para instalação hidráulica são de 40 mm externo x 32 mm interno (conexões soldáveis). Já para tubulação de sucção 50 mm externo x 40 mm interno (ambas usam conexões soldáveis)

Soma-se a essas características o formato compacto da bomba de circulação, que facilita sua instalação em diferentes ambientes.

As aplicações da bomba circuladora

Os distintos modelos da bomba de circulação são usados em sistemas de recalque, na distribuição de água potável dentro de residências, e no envio de água para hidromassagens, ofurôs, banheiras e piscinas. Suas qualidades são aproveitadas em estabelecimentos como:

  • Hotéis
  • Clubes esportivos
  • Academias de ginástica
  • SPA’s
  • Hospitais
  • E qualquer estabelecimento que necessite manter a temperatura da água aquecida

Vale ressaltar que o processo de instalação é o que ditará o funcionamento desse tipo de equipamento. Siga todas as recomendações do fabricante da bomba de circulação que comprará. Veja todas instruções descritas no manual, e sempre utilize conexões e fiações adequadas com as normas de segurança.
Tenha atenção nos detalhes da superfície, na ligação elétrica, nas conexões hidráulicas e na melhor forma de proteger o equipamento. É sempre recomendado que se não tenha conhecimento desses procedimentos, contrate um profissional que possa realizar toda instalação com segurança. Assim não terá surpresas inesperadas com sua motobomba.
Vamos conhecer os principais modelos, e o que considerará em sua escolha.

Modelos de bomba de circulação

No mercado temos empresas que se destacam na fabricação de bombas circuladoras como a Rowa, Schneider, Grundfos, Bombas Ferrari e Syllent Aqquant. Cada marca tem sua particularidade e pontos fortes, mas em destaque o ponto predominante na escolha é ter uma operação com o mínimo de ruído.
Além disso entre outras qualidades, outros pontos predominantes para a escolha do modelo são: praticidade na instalação; materiais exclusivos na composição dos equipamentos; bombas auto-drenantes; vazão; resistente a corrosão; conseguem manter pressão contínua e baixo consumo de energia.
Veja alguns modelos e principais sugestões de uso:

  • Bomba de circulação com pré-filtro – atende a piscinas, realizando o processo de filtragem e aquecimento da água que circula neste reservatório;
  • Bomba de circulação para hidromassagem – voltada para banheiras, Spas e ofurôs;
  • Eletrobomba Sanitária circuladora de bronze – Se adequa a sistemas de aquecimento (elétrico, solar ou gás);
  • Bomba de circulação Pound – é utilizada em chafarizes, fontes, lagos artificiais e cortina d’água.

Cada uma dessas bombas tem desempenhos diferenciados. Ao escolher é sempre interessante conversar com o vendedor ou técnico para esclarecer todas as dúvidas. Dessa forma não correrá o risco de adquirir um produto que não atenda suas expectativas.
Também é importante escolher uma versão dessas motobombas que disponha de todos os acessórios necessários para sua instalação, no mercado, e que a assistência técnica em sua região realize eventuais reparos. Verificados esses pontos, pode comprar sua bomba de circulação e aproveitar suas vantagens.
E onde conseguir a sua bomba circuladora?
Na Mérito Comercial, contamos o catálogo completo dos principais fabricantes de motobombas do mundo. Além disso temos um televendas diferenciado, onde você será atendido por uma equipe de atendimento qualificada, e que conseguirá responder todas as suas dúvidas sobre o funcionamento da bomba de circulação.

Posts Similares

2 Comments

  1. excelente plataforma…com explicaçoes simplificada e de facil entendimento.
    gostei muuuiito!gostaria de detalhar com um profissional a respeito da minha nescessidade, qual o caminho devo seguir para ser ajudado por voces?

    1. Jose, bom dia!

      Agradecemos pelo Feedback, para maiores informações contate nossa equipe técnica de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *