Bomba autoaspirante funcionamento.

Como funciona uma bomba autoaspirante? Entenda quando é indicada, principais marcas e tudo que você precisa saber antes de comprar!

Você sabe como uma bomba de água autoaspirante funciona? Equipamentos dos mais versáteis, é possível utilizá-la em diferentes tarefas, desde abastecimento de água até em sistemas de irrigação. Entenda mais como pode ser usada esse tipo de motobomba!

Comprar uma bomba de água tem sido cada vez mais interessante, devido às constantes inovações desse nicho. As fabricantes investem muito para desenvolver modelos que garantam o melhor desempenho dessas máquinas.

Sendo assim, muitas dúvidas surgem na hora de escolher o modelo certo para sua casa ou atividade que executará. São muitos formatos, e um dos mais eficientes é a bomba de água autoaspirante. Aqui você conhecerá mais sobre essa máquina e como ela opera.

A Importância de conhecer o funcionamento da bomba d’água autoaspirante

Entender como esse tipo de bomba de água funciona é muito importante pelos seguintes motivos:

  • Adequação ao seu tipo de negócio
  • Não aumentar o consumo de energia
  • Não sobrecarregar o equipamento
  • Ter a melhor vazão e pressão de água
  • Saber se pode bombear água potável e/ou partículas sólidas
  • Conhecer o limite da temperatura que o equipamento pode trabalhar
  • Usar os acessórios, conexões e tubulações certos

Então, não compre uma bomba d´água sem antes ter informações de como ela funciona, desta forma evitará prejuízos. Esclarecido isso, vamos aprender mais sobre a bomba autoaspirante.

O que é a bomba de água autoaspirante?

A bomba autoaspirante transporta líquidos e também pode sugar partículas sólidas. É uma das mais recomendadas para extrair água de rios, lagos ou açudes e para abastecer cisternas em diversos locais.

Em outras palavras, é uma máquina capaz de puxar água por conta própria. Como assim? A motobomba autoaspirante é projetada com um compartimento que se enche de água, e impede que o ar dos tubos dificulte a sucção do líquido.

bomba de água autoaspirante

Ela é fabricada, inicialmente, para bombear água limpa. Porém, existem modelos que permitem o transporte de pequenos detritos. No mercado é possível encontrar bombas autoaspirantes com injetor interno, que é usada na pulverização de água, por exemplo.
E como ela funciona? Vejamos a seguir.

Leia também: Bomba para puxar água de um rio, lago ou represa

Como funciona a bomba de água autoaspirante?

Supondo que você tenha uma propriedade rural, e precisa transferir a água de um açude ou rio, para cisterna que armazenará o líquido. O objetivo é que depois você possa usar essa água para atividades de irrigação ou consumo da casa. Um equipamento que não pode faltar nesse processo é uma motobomba autoaspirante.

Esse tipo de bomba de água tem uma válvula de retenção que não permite o retorno do líquido, ou seja, consegue manter os tubos sempre com água. E em áreas com baixa pressão essa característica é fundamental.
A bomba de água autoaspirante tem a seguinte estrutura básica:

  • Bocais de sucção e recalque
  • Motor elétrico
  • Rotor de bomba
  • Reservatório (normalmente de ferro fundido)

Esse reservatório/compartimento se enche de água, e só depois a bomba dispara o funcionamento. Nele fica uma quantidade de água suficiente para impedir que o ar fique nos tubos e a bomba opere com toda capacidade.

Dessa maneira, mesmo que o rio esteja longe da propriedade, por exemplo, a bomba de água autoaspirante terá força suficiente para bombear e levar até a cisterna. O melhor é que não terá um aumento no consumo de energia por causa disso.

A bomba autoaspirante também funciona na drenagem de detritos com pequenos diâmetros. Normalmente, se utiliza essa motobomba para esgotar ou limpar reservatórios, tais como: piscinas, caixas d’água e cisternas.

Veja também:

Quando optar por uma bomba autoaspirante?

Basicamente é possível usar esse modelo de motobomba em quase todas as atividades. Porém, para ter o melhor desempenho do equipamento, aplique essa bomba nesses casos:

  • Para abastecer reservatórios domésticos e de estabelecimentos maiores;
  • Para se instalar a sistemas de irrigação de áreas litorâneas, que em geral sofrem com baixa pressão;
  • Manutenção de cômodos usados na pecuária (estábulos, aviários, etc.);
  • Pode ser aproveitada em sistemas de prevenção e combate a incêndios;
  • Tem ótimo aproveitamento para drenar águas pluviais, que alagam áreas subterrâneas, como estacionamentos de condomínios;
  • Para realizar o processo de rebaixamento de lençol freático;
  • Serve para vaporizar água em aviários.

Verifique, claro, a capacidade da bomba de água autoaspirante que vai escolher. Durante a consulta saberá qual modelo certo para sua demanda. Para ajudar, vamos apresentar no próximo ponto as bombas autoaspirantes mais relevantes do mercado.

As melhores bombas autoaspirantes

Para que não saia às cegas procurando uma bomba de água autoaspirante de qualidade que vai atender às suas necessidades, conheça as que mais se destacam:

  • Bomba Eletroplas Autoaspirante;
  • Bomba Autoaspirante Dancor;
  • Motobomba Autoaspirante Schneider (modelos para águas limpas e águas servidas);
  • Bomba Ferrari Autoaspirante (modelos para águas limpas e águas servidas);
  • Bomba Autoaspirante Jacuzzi;
  • Bomba Autoaspirante Thebe.

Dentre essas marcas, vale mencionar alguns de seus diferenciais. A Schneider oferece modelos que têm placas fotovoltaicas, ou seja, se alimenta de energia solar para funcionar. Essa marca se destaca também, pela fabricação das bombas com injetores internos.

A Ferrari desenvolve bombas com protetor térmico, que impede o superaquecimento da máquina, que desliga automaticamente evitando que o motor queime.

A Dancor se destaca por seus modelos compactos e robustos, atendendo bem os diferentes volumes de água e demandas de vazão e pressão. Também tem modelos com o protetor térmico.

Já a bombas Jacuzzi fabrica um modelo multiuso, que pode ser aproveitado desde atividades domésticas até sistemas de refrigeração. E se procura modelos mais robustos, certamente contará com as bombas autoaspirantes da Thebe.

Conheça a Bomba Autoaspirante da Euro bombas – Jetinox-400 de 0,5cv

Sem sombra de dúvidas essa foi uma das melhores motobombas autoaspirante que já gravamos em toda história do nosso canal. Qualidade, design e preço justo, essas são as principais características dessa linha da Euro bombas que está abalando o mercado com seus produtos inovadores.

Bomba Autoaspirante Eurobombas Jetinox-400 1/2CV Monofasica 220V

Bomba Autoaspirante Eurobombas Jetinox-400

Recomendações para aproveitar a bomba autoaspirante

Agora que já conhece um pouco mais da bomba de água autoaspirante, seu funcionamento e seus principais modelos, é preciso ter atenção a uns detalhes que te ajudarão a aproveitar o máximo deste equipamento.

A primeira dica é: cuidado na instalação. Aqui é o segredo para que qualquer tipo de bomba d’água trabalhe bem e por muito tempo. Faça todos os cálculos possíveis e use sempre tubos e conexões de boa qualidade, sem esquecer de todo rigor na parte elétrica. Na dúvida, contrate um profissional qualificado para fazer a instalação.

Outro ponto é que deve escolher um modelo de motobomba que a fabricante ofereça assistência técnica na sua região. Assim não terá problema quando precisar fazer algum tipo de manutenção na sua máquina.

Como escolher a bomba autoaspirante ideal para você?

Ao decidir sobre a aquisição de uma bomba autoaspirante, diversos aspectos devem ser analisados para assegurar a escolha de um modelo perfeitamente alinhado às suas exigências.

Seguem recomendações elaboradas a partir das informações colhidas:

  • Suporte Localizado: Prefira bombas produzidas por fabricantes que disponibilizam serviços de assistência técnica na sua localidade. Esse critério simplifica o processo de obtenção de ajuda profissional e serviços de manutenção sempre que necessário.
  • Adequação às Especificações: A importância de conferir as especificações sugeridas pelo fabricante antes da escolha da bomba não pode ser subestimada. A utilização do equipamento em condições que não atendem às recomendações pode levar a danos no motor elétrico e potencial perda de garantia. Fabricantes reconhecidos, como Dancor, Schneider e Thebe, destacam-se pela oferta de garantias de 12 a 18 meses, enfatizando a relevância da seleção cuidadosa baseada na qualidade e adequação do produto.
  • Análise das Necessidades: É fundamental determinar as demandas específicas do seu projeto, como profundidade de sucção e altura de elevação, para identificar a bomba autoaspirante que melhor atenda às suas necessidades. A orientação de um profissional pode ser decisiva para escolher os modelos e marcas mais adequados.
  • Aplicações Variadas: Diferentes modelos de bombas servem a propósitos distintos. Enquanto bombas de circulação e recirculação são ideais para sistemas de aquecimento solar, as bombas de pressão ajustam-se à elevação da pressão da água em pontos de uso. As bombas periféricas e autoaspirantes, a exemplo das ULTRAPRESS da Komeco, são capazes de realizar a sucção de água de profundidades de até 8 metros e promover a elevação da água por até 56 metros.
  • Consulta Profissional: Recomenda-se fortemente a consulta com um técnico especializado antes da compra, com o objetivo de dimensionar e calcular o modelo mais eficiente para suas necessidades, assegurando um desempenho eficaz no local de instalação. Além disso, procurar orientação da assistência técnica mais próxima pode proporcionar insights valiosos para o processo de escolha.

Vale ressaltar que você sempre pode contar com a ajuda dos especialistas da Mérito Comercial para auxiliar na escolha do seu equipamento.

Principais perguntas sobre a bomba Autoaspirante

Selecionamos algumas das principais dúvidas sobre as bombas d’água autoaspirantes, confira abaixo:

O que quer dizer bomba autoaspirante?

A bomba autoaspirante possui um mecanismo que permite a autoaspiração do líquido a ser bombeado, sem a necessidade de enchimento manual da tubulação de sucção ou da própria bomba. Este tipo de bomba retém água em seu interior, facilitando o processo de sucção quando é ativada.

Qual a diferença da bomba autoaspirante?

A principal diferença entre bombas autoaspirantes e outros tipos, como as bombas centrífugas, reside na sua capacidade de autoaspirar o ar, permitindo que a bomba puxe o líquido sem necessidade de pré-enchimento. Essa característica torna as bombas autoaspirantes ideais para aplicações onde o acesso ao líquido é variável ou quando há presença de ar nas tubulações.

Como saber se a bomba é Autoaspirante?

Para identificar se uma bomba é autoaspirante, você pode seguir estes passos: verifique o manual do produto ou a ficha técnica, procure por etiquetas na própria bomba, consulte informações no site do fabricante, fale com um especialista, ou observe características específicas de design, como uma câmara para retenção de água. Essas ações ajudarão a confirmar a capacidade de autoaspiração da bomba, facilitando seu uso em situações que envolvem a remoção de ar da linha de sucção.

Quanto custa uma bomba autoaspirante?

O custo de uma bomba autoaspirante varia conforme as funcionalidades que apresenta. De modo geral, é possível encontrar bombas autoaspirantes com preços que oscilam entre R$ 40,00 e R$ 3.642,07.

Quantos metros puxa uma bomba autoaspirante?

Uma bomba autoaspirante geralmente pode puxar água de profundidades de até cerca de 7 a 8 metros, considerando as limitações físicas da pressão atmosférica sobre a capacidade de sucção da bomba. Este valor pode variar de acordo com o modelo específico e as condições operacionais.

Como é a instalação da bomba autoaspirante?

Para garantir o desempenho otimizado da bomba, é essencial uma montagem correta. É vital aderir estritamente às diretrizes fornecidas pelo fabricante, escolher tubos e acessórios de alta qualidade e dedicar cuidado extra à instalação elétrica. Se surgirem incertezas, recomenda-se fortemente a busca por um especialista capacitado.

A bomba autoaspirante precisa de Valvula de recentenção?

Certas bombas autoescorvantes vêm com uma válvula de retenção embutida, dispensando a instalação de uma válvula extra na entrada da tubulação. Contudo, consultar as orientações detalhadas do fabricante sobre o emprego de válvulas de retenção continua sendo crucial.

Bombas autoaspirante

Na Mérito Comercial você encontra bombas autoaspirante em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Posts Similares

23 Comments

  1. Posso puxar agua do reservatório e ao mesmo tempo do poço com essa bomba. Quero mandar a água.misturada para a caixa da residência.

    1. Boa tarde, Carlos!

      Neste caso, não é possível puxar ao mesmo tempo.
      Para mais informações contate nossa equipe técnica de vendas, para que possamos lhe auxiliar:

      (11) 3055-7600
      merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

    2. Boa tarde, Carlos!

      Neste caso precisamos de mais informações para dimensionamento da bomba correta.
      Contate nossa equipe técnica de vendas, para que possamos lhe auxiliar:

      (11) 3055-7600
      merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

  2. Tenho um poço semi artesiano com a bomba shenaider coloquei mais uma valvula de retenção auto aspirante é correto

    1. Boa tarde, Admilson!

      Vai depender do caso, recomendamos o senhor verificar com um técnico de instalação.
      Temos o contato de um técnico que não é nosso funcionário mas conhecemos o trabalho dele, caso o senhor queria pode verificar diretamente com ele, segue contato:
      Ivan:11 98018-5929

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito comercial.

    1. Boa tarde, Admilson!

      Vai depender do caso, recomendamos o senhor verificar com um técnico de instalação.
      Temos o contato de um técnico que não é nosso funcionário mas conhecemos o trabalho dele, caso o senhor queria pode verificar diretamente com ele, segue contato:
      Ivan:11 98018-5929

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito comercial.

  3. Bom dia,
    Quero para drenar agua que alaga um ambiente esporadicamente. Posso usar esse tipo de bomba para aspirar a água com uma mangueira compatível com a bitola da bomba?

    1. Angelo, bom dia!

      Nesse caso Será necessário dimensionamento com nossa equipe de vendas. Para que possam entender sua necessidade e indicar o modelo ideal, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  4. Tenho uma bomba dancor, mudamos de casa e instalei a bomba, ligo a bomba , uns minutos ela desarma e depois algumas minutos arma dinovo. Peço orientação do que possa está acontecendo

    1. Bom dia!

      Nesse caso aconselhamos o senhor a procurar assistencia técnica autorizada da marca, pois pode ser problemas com a instalação ou defeito no produto.

      Qualquer dúvida estamos a disposição, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  5. Boa tarde.
    Estou com problemas na pressão da água da rua que não tem força suficiente para subir para a caixa d’água, é um sobrado alto que fica em uma região também alta. Nesse caso, a bomba autoaspirante resolveria meu problema se instalada na saída do hidrômetro? Se não, qual seria a melhor solução indicada para o meu problema? Já não sei mais o que fazer…

    1. Boa tarde, Ana Paula!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

  6. Boa tarde.
    Estou com problema na pressão da água no hidrômetro que é fraca e não tem força para subir no cano para alimentar a caixa d’água, é um sobrado alto em uma região alta da cidade. Nesse caso, a instalação de uma bomba autoaspirante na saída do hidrômetro resolveria meu problema? Se não, qual seria a melhor solução? Eu já não sei mais o que fazer…

    1. Boa tarde, Ana Paula!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

  7. Olá. Minha família tem um pequeno sítio com um poço muito antigo. A bomba atual está com problemas (tem mais de sessenta anos de uso) e provavelmente precisaremos trocar. Como saber qual bomba é a ideal para realizar essa troca?

    1. Boa tarde, Valdir!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

    2. Minha bomba de água danco de 1cv. Do. Posso artesiano ficou. Fraca a água almentar apotencia da. Água abomba entrar ar. Como resolver por favor

      1. Boa tarde, Luciano!

        Nesse caso, peço que entre em contato com um de nossos vendedores, pelos canais de atendimento abaixo:

        Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
        E-mail: merito@meritocomercial.com.br

        Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  8. Olá quero saber se consigo usar esta bomba periférica para tirar a agua da sisterna e usar na mangueira. Tem numa saída para ma Mangueira.

    1. Bom dia!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

  9. Preciso de uma bomba que aumente a força da água de uma Mangueira para que ela movime
    nte o aspersor para irrigação

    1. Bom dia Ronaldo!

      Para dimensionar a bomba ideal, precisaremos entender o seu projeto e sua necessidade.
      Vazão e pressão necessária, distancia, tubulação usada, vazão de cada aspersor etc.
      Caso tenha interesse no dimensionamento, entre em contato diretamente com nossa equipe técnica, eles podem te ajudar.

      Fone/WhatsApp: 11 3055-7600
      Email: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *