imagem de bomba jockey em um fundo branco com o título do artigo em branco em um fundo azul ao lado

Bomba jockey: conheça tudo sobre esse modelo

Bomba jockey é um tipo de motobomba que faz parte de um sistema de combate a incêndios e serve para controlar a pressão da água na tubulação, evitando que a bomba principal seja acionada sem necessidade, exatamente por isso super importante para controlar incêndios.

Para apagar as chamas de incêndios com grandes proporções é preciso bom fluxo de água. E nas cidades brasileiras, principalmente as localizadas na faixa litorânea, a baixa pressão é um problema que dificulta esse tipo de operação.

Por isso, é necessário a utilização de equipamentos para pressurizar a rede e conseguir apagar o fogo rapidamente. E um desses é a bomba jockey.

Não se deve confundir esse modelo de motobomba com pressurizador, mesmo que se assemelhem em alguns pontos. Entenda mais a seguir.

O que é e como funciona a bomba tipo jockey?

É uma motobomba que se integra ao sistema de combate a incêndios (tendo a bomba centrífuga de incêndio sua peça central) e serve para controlar a pressão nos tubos de saída de água de hidrantes, por exemplo, evitando alterações no fluxo do fluído.

Esse equipamento tem função de proteger todo sistema, pois manterá os níveis de água na tubulação sempre ideal. E ainda preserva o trabalho da bomba de incêndio principal, pois não sofrerá sobrecarga.

Para compreender o funcionamento da bomba jockey precisamos observar como opera o mecanismo de combate a incêndios. Dessa forma, é possível confirmar sua relevância, veja como se dispõe esse conjunto:

  1. Os hidrantes do sistema de incêndio são alimentados por reservatórios (subterrâneos ou elevados) que se conectam via tubos;
  2. Quando se engata a mangueira no cabeçote do hidrante, abre-se a válvula para água fluir;
  3. Nesse instante a bomba de incêndio é acionada para acelerar o transporte do líquido, vencendo obstáculos como altura e distância;
  4. Aqui pode acontecer da motobomba centrífuga de incêndio mandar mais ou menos água;
  5. E aí entra em ação a bomba jockey, que regulará a pressão da água na tubulação, fornecendo o nível certo para apagar as chamas.

Nesse esquema, a Jockey serve como motobomba auxiliar (não confundir como reserva da bomba principal).

Para que serve a bomba Jockey

Sua função mais conhecida é a de compor conjunto de combate a incêndios em condomínios residenciais e outros estabelecimentos comerciais. Porém, a bomba jockey ainda pode ser usada nos seguintes serviços:

Segmento agropecuário

Essa motobomba também é utilizada na aplicação de insumos em culturas agrícolas (defensivos agrícolas) ou em cultivos que são irrigados pelo processo de microgotejamento.

Em aviários a motobomba jockey serve para sistema de climatização; também é útil para lavar tratores e outras equipamentos.

Segmento Industrial

Em indústria esse equipamento é usado atrelado a máquinas que realizam processos como dessalinização e desmineralização. Além de também ser aproveitada na manutenção do maquinário.

Essas funções dependem de cada modelo desenvolvido pelos fabricantes de motobomba. No mercado as marcas Schneider, Grundfos e Dancor se destacam na produção desse tipo de bomba de água.

Então, é necessário conferir, antes de comprar, a ficha técnica do equipamento e verificar se será útil para sua atividade.

5 Vantagens de utilizar a bomba jockey

Esse é um equipamento resistente que recebe todos os cuidados do fabricante durante sua produção. Além disso, oferece benefícios como:

  1. Proteção da bomba de incêndio principal e sua auxiliar (quando em operação);
  2. É ligada automaticamente quando o sistema é acionado;
  3. Mantém a pressurização ideal o que facilita o apagar das chamas;
  4. Funciona mesmo que tenham pequenos vazamentos ao longo da tubulação;
  5. É um equipamento compacto, e se encaixa em diferentes modelos de conjunto para combate a incêndios.
bomba jockey em tamanhos grande na cor verde


Confira também: Como instalar a bomba d’água corretamente e ter o melhor desempenho

Dicas de como instalar bombas jockeys

A bomba jockey é instalada em paralelo à bomba de incêndio principal e sua reserva (nesse tipo de sistema contar com uma motobomba sobressalente é importante).

Esse tipo de motobomba basicamente se conecta a uma tubulação de sucção e outra de recalque. E será necessário conexões como: niple, bujão, tê, luva, registro, etc., é claro que dependerá do esquema projetado para o sistema de bombas.

Sobre a instalação elétrica é preciso verificar a tensão (110v, 220v ou 440v). A bomba jockey deve ser ligada a partir de painéis de comando com chaves de partida, pois assim protegerá seu motor elétrico de possível sobrecarga.

Elas nunca devem ser conectadas em tomadas secundárias, ou extensões. E a realização do aterramento é outro ponto essencial para oferecer segurança. No manual do equipamento será indicado o tipo de fio e haste para aterrar.

Depois de realizada a instalação hidráulica e elétrica é necessário ter atenção aos seguintes pontos:

  • A bomba não pode operar sem água, pois correrá o risco de pane seca;
  • Os registros precisam estar devidamente abertos;
  • A tubulação de sucção deve estar livre de ar para funcionar bem,

Dessa maneira, a motobomba cumprirá todas as funções para qual é projetada.
Se precisa desse tipo de equipamento para compor o sistema de combate a incêndios do seu imóvel, visite o site da Mérito Comercial para conferir os modelos mais eficazes da bomba jockey.

bomba joquei-multiestágio schneider

Posts Similares

5 Comments

  1. Bom DIa,
    1-A bomba jockey sempre está operando ?
    2-A bomba jockey é de baixa vazão e se abrirmos um hidrante ela teria capacidade suficiente? A pressão cairia e entraria por baixa pressão na rede a bomba grande principal ?
    3-Como a bomba jockei vai proteger a bomba principal?
    4-Qual a capacidade ideal ou minima da bomba jockey ?

    grato,
    Afonso

    1. Boa tarde!

      1. A bomba jockey mantém o sistema pressurizado na pressão preestabelecida pelo presostato na pressão inicial e final necessária .
      2. A bomba jockey trabalha paralelamente à bomba principal fazendo o reparo da pressão inicial e final;
      3. Mantendo a tubulação pressurizada ligando e desliga através da pressão estabelecida através do pressostato;
      4. Depende da necessidade do projeto, nesse caso recomendamos o contato direto com o nosso setor técnico de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  2. Em um sistema de combate a incêndio que tem uma bomba jokey com uma vazão de 3 metros cubicos,eu posso usar outra bomba com as mesmas caracteristica com 10 metros cubicos.

    1. Boa tarde Jorge!

      Por se tratar de um sistema de incêndio, deve-se seguir o projeto desenhado para garantir o bom desempenho.
      Mas caso tenha interesse em seguir com a troca de modelo, contate nossa equipe técnica através dos canais abaixo, eles podem calcular a diferença e com o projeto conseguem validar se poderá ser usada a bomba que deseja.

      Tel/Whatsapp: 11 3055-7600
      Email: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *