|

Bomba para puxar água de um rio, lago ou represa Descubra qual modelo ideal!

Bombear água de baixo para cima pode ser uma preocupação, mas com o direcionamento correto não será mais! Confira como realizar esta tarefa de maneira fácil e com os melhores produtos do mercado.

Aprender como bombear água de baixo para cima é essencial para quem utiliza rios, açudes, lagos, entre outros como fonte de abastecimento.

Morar ou trabalhar na área rural é oportunidade para conviver diretamente com a natureza. No entanto, existem algumas dificuldades, sobretudo para quem desempenha uma atividade agrícola.

Em muitas cidades do interior o abastecimento público de água é deficiente. Sendo assim, produtores rurais, para irrigar suas lavouras, recorrem a reservatórios naturais.

E neste caso, é preciso vencer irregularidades do terreno para bombear água de um rio até a cisterna, por exemplo. Qual é a melhor forma de fazer isso? É o que vai descobrir a seguir.

Leia também: Como escolher bombas para poços artesianos

Como bombear água de baixo para cima?

Sem dúvida, o passo inicial é estudar a topografia do lugar. É a partir de medidas como altura e distância até a caixa d’água, que você define desde a tubulação até qual equipamento usar.

Também será preciso analisar a possibilidade de compactar partes do terreno para facilitar o transporte da água. Ou a necessidade de instalar escoras para posicionar melhor os tubos.

Bomba de água no Rio.

Então, é pegar uma trena e começar a medir tudo. Depois fazer as instalações da tubulação e da motobomba (equipamento fundamental nesse processo). 

Essa etapa de medição serve para determinar os seguintes fatores:

  1. Altura de sucção – é o ponto entre o espelho d’água e o ponto onde é instalada a bomba de superfície.
  2. Altura de recalque – aqui é a metragem entre a motobomba até a cisterna ou caixa d’água.
  3. Comprimento da tubulação – indica quantos metros de canos você vai utilizar, tanto na sucção quanto no recalque.
  4. Vazão – se refere a quantidade de água que a bomba consegue bombear, e quanto tempo é gasto para encher os reservatórios de destino.

Esse último fator incide no consumo de energia, por exemplo. Quando você escolher um equipamento com vazão inadequada, por exemplo, gastará muito tempo para sugar água de um açude até sua caixa.

Por isso, para bombear água de baixo para cima com eficiência, é necessário conhecer as motobombas ideais para esta operação.

Tipos de bomba para puxar água de rios, lagos e açudes

No mercado existem muitos modelos de bombas. Porém, nem todos são adequados para tirar água de reservatórios naturais. Abaixo você vai conhecer os mais indicados.

Bomba submersível

É mais conhecida como bomba sapo. Ela é indicada quando você preferir um equipamento móvel.

A vantagem da bomba submersível é que você não precisa construir uma alvenaria para instalá-la. O equipamento fica em contato com o espelho d’água, e faz a sucção.

Sua tubulação de recalque, por exemplo, pode ser substituída por uma mangueira. Vai depender da distância do reservatório natural até a caixa d’água.

Outro ponto positivo é que essa motobomba consegue bombear pequenos detritos sem comprometer suas engrenagens.

Bombas submersível

Na Mérito Comercial você encontra bombas submersível em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Bomba centrífuga

A bomba centrífuga é o modelo mais comum entre as bombas. Seu ponto forte é a capacidade de vencer distâncias horizontais. Assim, se o rio está muito distante da propriedade, a bomba centrífuga é ideal.

Entretanto, você precisa construir uma pequena casa de máquinas para instalar o equipamento. Bem como ter toda atenção na instalação elétrica.

Bombas centrífuga em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas centrífugas em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Bomba roda d’água

É um equipamento recomendado para bombear água de baixo para cima, mas em distâncias curtas. Trabalha de maneira simples e não exige energia.

A bomba roda d’água é muito usada por pecuaristas, ou àqueles que desejam transportar água do rio até tanques, bebedouros, etc.

Bomba submersa

É um equipamento potente que como o nome indica, opera em submersão. Trata-se de um modelo indicado somente para reservatórios de água limpa. Desse modo, se o rio ou represa tiver muitas partículas sólidas em suspensão, pode prejudicar a bomba.

A bomba submersa é a preferida de quem tem poço artesiano. Sobretudo, quando é necessário vencer altura e distância.

Bombas submersa para poço em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas submersa em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Qual é o melhor tipo de bomba para puxar água da rua?

Depende da área em que você mora. Quem reside em regiões de baixa pressão, deve adquirir um equipamento que tem capacidade de regular e melhorar o fluxo de água nos canos.

Em muitos casos é preciso instalar um pressurizador de pressostato. Desse modo, é possível reparar o problema da pressão na tubulação, e a água do abastecimento público servir os diferentes pontos de consumo na casa.

Por outro lado, existe a bomba autoaspirante. Esse modelo consegue puxar água da rua mesmo que não esteja forte. Tem um compartimento interno, que depois que se enche (com água) melhora pressão e vazão.

A motobomba autoaspirante também pode ser usada para bombear água de baixo para cima em rios, lagos, açudes, etc. Esse equipamento consegue transportar pequenas partículas sólidas.

Como fazer a água subir para uma caixa d’água?

Utilizando um formato de bomba d’água com boa performance vertical. Em outras palavras, você deve escolher um equipamento que consiga vencer altura.

Um dos mais indicados é a bomba periférica. Ela bombeia um grande volume d’água (vazão), além de impedir formação de bolhas de ar nos tubos.

caixa d'água

É opção para levar água de uma cisterna instalada na parte de baixo de uma propriedade, ou direto no cano que vem da rua.

Saiba mais sobre as bombas periféricas! São essas as maneiras que você tem de bombear água de baixo para cima.

O controlador automático de pressão nesses sistemas

O controlador automático de pressão é um equipamento crucial para regular a pressão em sistemas hidráulicos. Atuando como um inteligente “interruptor”, ele aciona a motobomba quando a pressão da rede cai abaixo de um valor definido, garantindo um fornecimento eficiente de água.

Ideal para ambientes com variação de pressão, esse dispositivo otimiza o uso energético e protege contra danos por pressão inadequada, sendo uma solução eficaz tanto para melhorar o fluxo de água da rua quanto para elevar água até caixas d’água.

Veja também: Como Funciona um Controlador Automático de Pressão?

Bombas de Água

As bombas de água, também chamadas de motobombas de água e bombas d’água, são utilizadas em projetos que precisam realizar a transferência de grandes volumes de líquido de um local para outro. Geralmente, esse tipo de equipamento é usado em cisternas, piscinas ou em qualquer outro recinto onde a água fica acumulada e precisa ser movida ou transferida para um outro recipiente.

As principais marcas de bombas de água com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Schneider, Bombas Jacuzzi, Bomba ABS Sulzer, Dancor, Rowa e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossa categoria de bombas de esgoto com ótimas ofertas.

 

 

 

 

 

Posts Similares

32 Comments

  1. Bom dia, meu esposo está fazendo um lago no quintal ,sendo que nos fundo desse quintal tem o Rio Guandu , uma distância de 30 metros, o Rio pode sugar a água desse lago que ele está fazendo?

  2. Boa tarde!
    Primeiramente,obrigada por nos procurar, a sua pergunte é muito importante para nós.
    Quanto o rio sugar a água do lago, não entendemos bem a complexidade do local, tem como a sra. nos ligar?
    Segue o número : 011 30557600
    Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  3. Bom dia;
    E possível pul char água de um açude a 125 metros de distância para uma elevação de 10 metros em uma casa, sendo que a bomba fique em casa?

    1. Olá, Cicero!
      A bomba d´água precisa estar próxima ao açude, visto que uma bomba de recalque consegue fazer a sucção de no máximo 7 metros. Se a barreira para instalação for por questão de segurança, indicamos o uso de uma bomba submersa (fica dentro da água) instalada com uma camisa. Seria um modelo similar a este: https://www.meritocomercial.com.br/bomba-submersa-ebara-3bps2-10-m3c-3-0-5-cv-monofasico-127v-com-quadro-de-comando-p1032230.
      Obrigado!
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

  4. Quero tirar água do ribeirao para jogar no lago !
    Distância do lago até o ribeirao 50 metros e diferença de altura 7 metros , pode ser uma bomba auto escorvante 4×4 polegadas 10cv a diesel

  5. Tenho uma pequena propriedade, onde tem a casa a água é escassa. Há um rio abaixo da casa, deve dar uns 100 a 150 metros de desnível. Que tipo de bomba ou projeto devo fazer para puxar agua para a casa?

  6. Com a roda d’agua posso levar adiante a mesma água q eu uso para tocar ela ou precisa uma água para tocar e uma água de outra nascente para levar adiante?

    1. Olá Chow, agradecemos o seu contato:
      A Mérito Comercial, tem especialização em calcular esses dados para o Senhor, é preciso nos passar distância e desnível e vazão que o senhor precisa e calcularmos.
      O sr pode nos contatar através do WhatsApp 11 98394 0500 para cotação.
      https://www.meritocomercial.com.br/
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  7. Bom dia…. gostaria de saber qual o tipo ideal para tubulação pra fazer drenagem de longa distância

    1. Olá sra Mara!
      Agradecemos o seu contato. Para um longa distância o ideal que tenhamos a vazão e o total de metragem para calcular corretamente porém podemos te afirmar que quanto maior for a tubulação menor será a perda de carga. Para mais esclarecimentos, pode nos contatar através dos canais abaixo:
      https://www.meritocomercial.com.br/
      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394-0500
      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

  8. Bom dia existe a possibilidade de tirar agua do rio a 400mts de distancia e 3 mts de altura sendo que a bomba fique proximo da casa no caso a 400 mts. De distancia do rio

    1. Boa tarde Edimilson!
      Obrigada pelo seu contato!
      Não é indicado. A bomba deve estar sempre próximo a captação da água ou dentro da água.
      Para mais esclarecimentos, contate nosso canal de vendas:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial

  9. Bom dia, o rio está na parte de baixo do terreno, aproximadamente 200 metros de onde fica a caixa d´água, com uma inclinação no terreno de aproximadamente 50 mts de altura. Qual seria melhor opção. Obs. ainda não tem energia elétrica.

    1. Boa tarde Wilson!
      Depende da vazão que o sr vai precisar de água. Mas a princípio, pode ser uma bomba multiestágio elétrica ou a combustão.
      Para mais esclarecimentos, contate nossa equipe de vendas:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  10. Qual bomba seria indicada para puxar água de um córrego ; distância de 150 a 200 metros num aclive de 20 metros com uma vazão de 1.000 litros em 30 minutos

  11. Boa noite.
    Qual a bomba ideal para transferir água de um açude para uma caixa d’água com capacidade de 30 mil litros.
    Dados:
    Distância do açude até a caixa= 150 metros.
    Acrive= 25 metros
    Encanamento= cano de 1/2 polegada
    Ligação elétrica já pronta= 220 v
    Valor da bomba?
    Grande abraço e obrigado

    1. Boa tarde José!
      Precisamos saber se essa vazão de 30m³ é por hora e também que uma tubulação para bombear 30m³ deve ser no mínimo de 2″.
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  12. estou construindo um chalé no alto de um morro, qual seria a melhor opção para levar água até o local? na base do morro tem uma corrego

  13. Boa noite!
    gostaria de saber qual a potencia da bomba que devo utilizar para enviar agua de um rio em uma distancia de 400 metros na horizontal

    1. Daniel, bom dia!

      Nesse caso será necessário dimensionamento com nossa equipe técnica de vendas para que possam entender sua necessidade e indicar o modelo ideal, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  14. Gostaria de saber se posso usar uma bomba periférica para transpor agua de uma represa para reservatório com altura de 16metros e distancia 180 metros de preferência 8000 litros por hora

    1. Boa tarde sr Fabio!

      Pode sim, o ideal seria uma de 1 CV.

      Para maiores informações, entre em contato conosco diretamente.

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente Equipe Mérito Comercial.

  15. do rio até em casa no motor tem250 m com 8.00m de altura.uma bomba periférica de 1cv pucha está água . tribulação mangueira de 3/4

    1. Bom dia Sr. Carlos, tudo bem?
      Sim, se está metragem estiver correta, sem dúvidas.
      Para maiores informações técnicas, orientamos que entre em contato com um de nossos vendedores através dos canais de atendimento abaixo:

      Telefone: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *