Bebedouro Industrial para empresa

Bebedouro industrial, escolha o ideal para sua empresa

Como escolher bebedouro para empresa? Bem, não é uma tarefa difícil. Mas, você precisa conhecer algumas exigências legais, por exemplo. 

No ambiente de trabalho uma das obrigações do empregador é garantir a hidratação dos funcionários. Sobretudo quando a atividade se caracteriza por trabalhos manuais. Por isso é preciso saber como escolher o bebedouro para empresa!

Desse modo, adotar um bebedouro industrial no espaço é uma decisão assertiva. Porém, existem algumas regras que indicam o tipo do equipamento que sua empresa deve adquirir.

Aqui você vai conhecer os aspectos de como escolher um bebedouro para empresa, como, por exemplo, a Norma Reguladora (NR) que detalha as orientações e os principais modelos deste aparelho.

Leia também: Desde quando e porquê o EPI é obrigatório?

Como escolher bebedouro para empresa?

Como você verá adiante, existem aspectos legais que determinam a escolha do bebedouro industrial. Entretanto, alguns detalhes técnicos e funcionais também devem orientar a sua escolha, veja abaixo.

1 – O espaço de instalação

Além de considerar as dimensões do equipamento, é preciso analisar as condições do local que vai posicioná-lo. Observe pontos como:

  • A área é acessível para todos os colaboradores;
  • O espaço é higiênico, protegido para evitar contaminações;
  • Tem ponto de energia elétrica;
  • O aparelho atrapalha o vaivém das pessoas.

Assim, antes de comprar o bebedouro, use a trena para medir o espaço e procure um modelo compatível.

2 – Quantidade de usuários

Outro ponto fundamental no processo de como escolher bebedouro para empresa é o número de funcionários. O equipamento deve ser capaz de atender sua demanda. A ideia é que trabalhe oferecendo água fresca durante todo o dia de trabalho.

Às vezes os bebedouros para mesas são suficientes. Já em outros estabelecimentos apenas o modelo industrial suportará o consumo de água dos trabalhadores.

3 – Sistema de refrigeração

Empresas que aderem a políticas ambientais devem ter atenção a esse quesito. No mercado existem bebedouros com sistema de refrigeração que funcionam com gases tóxicos.

A orientação é optar por modelos que funcionem usando um gás ecologicamente correto. Esse dado constará nas informações técnicas do aparelho.

4 – Botões de acionamento

Num canteiro de obra, por exemplo, quanto mais praticidade o botão do bebedouro oferecer, melhor. Por isso, verifique esse detalhe, pois se trata de um item que costumeiramente danifica e acumula sujeira.

Os botões de acionamento mais costumeiros são:

  • Mãos livres – basta pressionar o botão e a água cai, sem a necessidade de repetir o movimento.
  • Pressão – é uma espécie de alavanca que fica abaixo da saída da água. Precisa ficar pressionando o copo para que o líquido seja liberado.
  • Up e down – aqui a alavanca funciona para cima e para baixo e a água é liberada.

5 – Ficha técnica

Antes de comprar um bebedouro para empresa você deve observar:

  • Matéria-prima do equipamento;
  • Voltagem;
  • Tipo de isolamento térmico;
  • Regulagem do termostato;
  • Capacidade da unidade condensadora;
  • Comprimento, largura, altura e peso;
  • Gás refrigerante utilizado.

6 – Certificação

Verifique se o bebedouro tem selo do INMETRO e do PROCEL. O primeiro atesta a segurança do equipamento. O segundo indica a eficiência energética do aparelho.

Agora vamos entender um pouco da legislação sobre bebedouros industriais.

Qual NR fala sobre bebedouro?

Conforme antecipado, há uma Norma Reguladora (elaborada e fiscalizada pelo Ministério do Trabalho) que determina como escolher bebedouro para empresa. É a NR 18.

Em seu item 18.5, referente a Área de Vivência, existem 3 subitens específicos para o assunto. No texto deles estabelece que (extraído da NR18):

  • 18.5.6É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca para trabalhadores, no canteiro de obras, nas frentes de trabalho e nos alojamentos, por meio de bebedouro ou outro dispositivo equivalente, proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 25 (vinte e cinco) trabalhadores ou fração, sendo vedado o uso de copos coletivos.
  • 18.5.6.1O fornecimento de água potável deve ser garantido de forma que, do posto de trabalho ao bebedouro ou ao dispositivo equivalente, não haja deslocamento superior a 100 m (cem metros) no plano horizontal e 15 m (quinze metros) no plano vertical.
  • 15.5.6.2Na impossibilidade de instalação de bebedouro ou dispositivo equivalente dentro dos limites referidos no subitem anterior, as empresas devem garantir, nos postos de trabalho, suprimento de água potável, filtrada e fresca fornecida em recipientes portáteis herméticos.

Confira o texto completo da NR18!

Na prática, se uma loja tem 50 trabalhadores, terá que disponibilizar até 2 bebedouros. Já numa indústria, com 100 funcionários, o número ideal é de 4 desses equipamentos.

Além disso, como a norma aponta, é preciso focar na disposição dos aparelhos. Analisar a planta do estabelecimento é uma boa dica antes de escolher modelos e quantidades.

Quais os tipos de bebedouros?

Vistos os aspectos técnicos e legais de como escolher bebedouro para empresa, agora vale conhecer os principais formatos disponíveis.

Bebedouro Industrial de Coluna

É o modelo indicado para empresas com muitos colaboradores. Tem capacidade de armazenar de 25 a 200 litros de água fresca e filtrada.

Pode ser conectado à rede de abastecimento do prédio, e o próprio equipamento faz a purificação da água.

Bebedouro de Bancada ou Industrial de Mesa

Ele é similar ao bebedouro de coluna, porém, não tem base de sustentação. Dessa forma, é necessário instalá-lo numa bancada ou mesa.

Bebedouro de Garrafão

É um formato que também se usa em residências. Ele é indicado quando se tem poucas pessoas trabalhando no setor ou estabelecimento.

Há necessidade de definir regras de reposição do garrafão, bem como de deixar alguns de reserva.

Bebedouro Industrial Fixo

Também é ligado a rede de água do imóvel. Ele fornece água gelada e potável. No entanto, é preciso fazer uma alvenaria para instalar o equipamento. Ou seja, não é possível remover o bebedouro.

Há também o modelo de bebedouro industrial fixo sem filtro. Neste caso, é necessário adicionar um dispositivo de filtragem para atender a NR18.

Bebedouro Suspenso

Como seu nome indica, é um modelo instalado na parede. Mas, é preciso colocar uma pia ou cuba para aparar a água que cair durante a sua utilização.

Nessa categoria também está o bebedouro sem contato. Um dos modelos mais atuais. É acionado via infravermelho, sem botões de acionamento.

Então, qual o melhor modelo de bebedouro para seu estabelecimento?

Como você pode acompanhar, tudo depende do número de funcionários e funcionalidades que tornam prático o consumo de água no local.

Mas, a partir das dicas mostradas de como escolher bebedouro para empresa, facilmente você tomará a decisão. E se quer conhecer os melhores modelos desses equipamentos, visite o site da Mérito Comercial.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *