banheiro com piso e parede de madeira , uma banheira branca elevada do chão, pia preta do lado direito da imagem e uma janela na frente da banheira
|

Banheiro com piso de madeira: será que vale a pena?

Tem sido muito comum optar por banheiro com piso de madeira, mas é viável? Descubra mais sobre esse revestimento para usar em sua residência.

A cerâmica e o porcelanato são os revestimentos mais usados nos banheiros, de maneira geral. Porém, banheiro com piso de madeira têm sido tendência, sobretudo em projetos que destacam os elementos decorativos.
Mas, será que esse material é resistente, suporta umidade? Essas e outras respostas estão aqui, confira!
banheiro com pia e parede beje e piso de madeira na parte do chuveiro

Como colocar piso sobre piso: passo a passo para deixar seu trabalho perfeito

Banheiro de piso com madeira, como escolher?

A proposta é bastante interessante, afinal cores amadeiradas deixam o ambiente mais sofisticado e bonito. Mas, alguns pontos indicam como usar madeira no banheiro, principalmente no piso.
Assim, veja o que considerar na escolha desse revestimento:
Durabilidade do material – as madeiras têm resistências distintas, por isso buscar informações sobre a durabilidade e se suportam ambientes muito úmidos, é essencial.
Acabamento – avalie o que vai ser necessário para impermeabilizar, por exemplo, a madeira. Isso pode aumentar o custo da aplicação do piso.
Integração com a parede – combinar o revestimento com as superfícies das paredes é outro ponto importante. A harmonia decorativa faz toda diferença nas suas pretensões de criar um ambiente pessoal e exclusivo.
Outras peças – a melhor utilização do banheiro com piso de madeira também depende do encaixe com metais sanitários, banheira, parte hidráulica, por exemplo. Verifique as especificações de cada um desses itens para entender se não há limitações técnicas.
Contudo, se não quiser aplicar madeira em todo espaço, você pode combinar 2 tipos de revestimentos, um para o box e outro para área útil do banheiro.

Tipos de madeira para banheiro

Depois de aprender como escolher pisos de madeira para banheiros, vale conhecer os tipos deste revestimento disponíveis, são eles:

  • Cumaru – tem cor castanho-claro-amarelado; tem alta resistência a fungos e ao ataque de cupins. É possível lixá-la e aplicar verniz e tintas.
  • Ipê – tem cor castanho com reflexos esverdeados e/ou amarelados; tem alta resistência a fungos e cupins. Esse tipo de madeira pode ser lixado, e facilmente pode perfurar e parafusar.
  • Jatobá – é encontrado nas cores castanho-amarelado, castanho-avermelhado e branco-amarelado. É resistente a fungos de podridão branca. Em seu acabamento deve se usar verniz, lustre ou tintas.
  • Itaúba – sua cor é castanho-esverdeado-escuro, e tem alta resistência a cupins, xilófagos marinhos e fungos apodrecedores. É uma madeira bastante dura, e devem ser usada máquinas para realizar o acabamento.
  • Sucupira – de cor pardo-escuro-acastanhado, essa madeira é resistente a fungos e cupins. Pode ser perfurada e moldada; recebe bem impermeabilizantes.
  • Peroba-rosa – tem cor rósea mais que tramita para o amarelo-rosado. Tem resistência moderada a fungos, e baixa para cupins. Além de ser fácil seu processo de acabamento, pode ser colada no contrapiso.

Aos adeptos de pedras cerâmicas ou de porcelanatos, existem versões que simulam as superfícies amadeiradas. Nesta opção a principal vantagem é a durabilidade.
Esse tom amadeirado é mais encontrado entre as peças de porcelanato, e se apresenta em cores como branco, cinza e castanho.

Piso Vinílico para área externa: porque ele é a melhor opção

Cuidados na instalação do piso de madeira

Na lista de madeiras que podem ser usadas como revestimentos para banheiros, foi mostrado alguns cuidados, principalmente no tratamento antes da instalação.
Porém, após o banheiro com piso de madeira ficar pronto, é preciso ter outros cuidados. Abaixo você verá mais dicas do pré e pós aplicação desse material.

Antes de instalar

  • Tem total cuidado na instalação hidráulica, para evitar vazamentos, por exemplo. É preciso usar tubo e conexões de qualidade para não comprometer o piso;
  • O contrapiso deve estar nivelado e sem irregularidades em sua superfície;
  • A madeira também não pode ter desníveis, e se necessário use aplainador para prepará-la;
  • O ideal é que processos como lixamento e pintura aconteçam antes da instalação;
  • Se houver rachaduras ou manchas no material, corrija-os antes de instalar;
  • Utilize o produto impermeável mais indicado para o tipo de madeira que escolheu.

Depois de instalar

  • A vassoura de cerdas macias é a mais indicada para fazer a limpeza diária, com ajuda de um pano seco;
  • Não utilize produtos abrasivos para limpar o piso; prefira higienizadores fabricados especificamente para madeiras;
  • Eventualmente pode ser necessário (re) aplicar o impermeabilizante (verniz) para devolver o brilho a superfície;
  • Evite usar móveis com pés pontiagudos, pois podem riscar o revestimento.

Sem dúvida, o imprescindível é contratar profissionais com experiência para fazer desde o projeto do banheiro com piso de madeira até seus acabamentos.
banheiro com piso de madeira do lado do vaso sanitário, pia com moldura de madeira e box com piso de madeira

Dicas para harmonizar o ambiente

Além das questões estruturais, há outros aspectos de como combinar piso de madeira no banheiro. Assim, tenha atenção aos seguintes quesitos:

  • Se usar revestimentos com tons castanhos, siga a mesma paleta para decorar paredes, bem como na escolha dos móveis do banheiro;
  • A cor cinza é um coringa, sobretudo se vai adotar uma decoração de contrastes;
  • Madeiras de tom avermelhado ou róseos são indicadas para banheiros de boa luminosidade;
  • Metais sanitários brancos são bem-vindos.

Visto todas essas dicas, agora é você iniciar o projeto de seu banheiro com piso de madeira, e aproveitar todos os benefícios. Continue acompanhando nosso blog para mais informações. Conte com a Mérito Comercial!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *