Foto demonstrativa de uma pessoa com um travesseiro na cabeça tentando dormir, mas por causa do ruído do pressurizador não consegue.

Aprenda a diminuir o barulho do pressurizador

Todo pressurizador é barulhento? Não! Mas, se seu equipamento faz muito barulho, ou decidiu comprar um modelo silencioso, leia o texto até o final para conhecer o porquê dos ruídos, e quais são as soluções para resolver esse desconfortável problema.
Em muitas casas a pressão da água é um problema. Seja por causa da distribuição pública que não presta um bom serviço, ou por causa da posição e altura em que a caixa d’água foi instalada. Para resolver isso, recorremos a um pressurizador, e aí surge outra questão: o barulho.
E agora? Como reduzir o barulho do pressurizador? Vamos entender primeiro como funciona esse aparelho, depois quais são as causas do problema e por fim, como solucioná-lo.

Como funciona um pressurizador?

O pressurizador é um equipamento elétrico que se instala na tubulação de saída do reservatório, e tem como objetivo melhorar a pressão da água, em locais de baixa vazão.
Essa bomba pressurizadora é ligada a rede elétrica, e quando se abre uma torneira no imóvel ou há uma queda de pressão na rede de distribuição, o aparelho liga automaticamente, melhorando o fluxo de água. Sua utilização é indicada em casas ou estabelecimentos onde a caixa d´água está muito próxima da edificação, ou numa altura que não favorece a vazão ideal da água.
No mercado encontramos os seguintes tipos de pressurizadores:

  • Com pressostato
  • Com fluxostato
  • Com inversor de frequência

A escolha entre esses modelos depende do tipo de imóvel, e onde está posicionado o reservatório de água.

Por que o pressurizador é barulhento?

Esse aparelho é comercializado em diferentes formatos, e alguns destes não tem isolamento acústico suficiente; são fabricados com materiais que favorecem a propagação de ruídos. Mas, existem outros fatores que deixam esse equipamento barulhento:

  • Posição errada da instalação
  • Vibração excessiva por causa da trepidação
  • Tempo de vida útil chegando no limite

E o como diminuir o barulho do pressurizador nesses casos? Vejamos:

  1. Na primeira situação, é necessário verificar se a bomba pressurizadora está numa posição nivelada, se seu local fixo oferece condições para seu pleno funcionamento. Caso observe irregularidades no terreno, desinstalar e fazer um cantinho mais apropriado para o pressurizador é o recomendável.

Você também poderá conferir se existem folgas nas conexões, ou em outra parte. Depois de corrigir os defeitos do terreno, vale adotar uma caixa acústica para isolar qualquer ruído que ainda continue.
Essa caixa acústica você pode comprar pronta, ou criar usando materiais como espuma, madeira ou caixa de ovos.

  1. Se verificou que o aparelho vibra demais, e o motivo é trepidação, você pode usar suportes de borracha que impede a movimentação do pressurizador. Claro que essa saída é para modelos que não tenham esse recurso.
  2. Agora, se o seu equipamento já está com a carenagem comprometida, e com muitos anos de uso, chegou a hora de trocar. Principalmente se estava num local de muita exposição ao sol e umidade. Com o motor cansado a bomba pressurizadora vai consumir mais energia.

Mas, se vai montar um sistema de pressurização em sua casa, e não quer passar por nada disso, a opção é escolher um pressurizador de baixo ruído. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles, a seguir.

Bombas pressurizadoras silenciosas

Para acabar com o problema do pressurizador barulhento, algumas marcas desenvolveram equipamentos que trabalham de forma silenciosa, e não perdem eficácia. O segredo dessas máquinas é que operam com motor refrigerado à água; máquina sem ruído e com rendimento potencializado.
As fabricantes que se destacam na produção dessas bombas são:

  • Rowa – tem pressurizadores com pressostato, fluxostato e com inversor de frequência. Disponibiliza modelos robustos para grandes sistemas, e minibombas que podem ser usadas dentro de casa. Com seu slogan “Totalmente Silenciosa” todos seus equipamentos são fabricados pensando nesse ponto que é tão importante quando se trata de residência.

Os modelos que se destacam para residências são:

  • Pressurizador Rowa Mini RW12, para residências menores, conta com a vazão máxima (litros/hora) de 1.800 e pressão de 9 M.C.A – capacidade de pressurizar até 2 pontos de abastecimento (chuveiros) da residência.
  • Pressurizador Rowa Tango Press 20E – o mais vendido da marca e que mais se encaixa nas residências atuais. Este com capacidade de até 4 pontos de abastecimento e vazão máxima (litros/hora) de 4.000 l/h.
  • Grundfos – desenvolve bombas pressurizadoras compactas, mas muito potentes ideal para uso residencial.

Seu modelo de destaque é a Bomba Pressurizadora Scala2 com a capacidade de até 8 pontos de consumo distribuídos em até 3 andares.
A mesma conta com uma caixa compacta e tecnologia de ponta, com sensores inteligentes integrados, garantindo a pressão perfeita da rede hidráulica.
Seu ponto de destaque é o baixo ruído também que é comparado a uma silenciosa lava-louças moderna.
Conhecendo os destaques de cada uma dessas empresas, fica mais fácil de decidir qual o pressurizador de água silencioso que vai escolher.

Recomendações para aproveitar melhor seu pressurizador

Agora que apresentamos uma excelente opção para que você não fique reclamando que seu pressurizador é barulhento, separamos algumas recomendações do uso correto deste equipamento:

  • Quando é possível, para não sobrecarregar seu pressurizador é interessante que acople ao sistema de pressurização um tanque de expansão e pressão; esse equipamento evita que a bomba pressurizadora seja ligada todas as vezes que uma torneira for aberta, por exemplo.
  • Os modelos com pressostato são indicados para reservatórios que estejam na parte de baixo do imóvel; já os pressurizadores com fluxostato trabalham melhor quando estão ligados a caixa d’água que fica na parte de cima da casa.
  • Na instalação de alguns modelos é importante que o eixo do motor fique na horizontal, para não comprometer o funcionamento da máquina. No manual isso será indicado.
  • A água que será pressurizada, deve ser livre de partículas sólidas, fibras e produtos oleosos. Qualquer dúvida, sobre os líquidos que podem ser bombeados, verifique com a fabricante do equipamento que comprou.
  • Não se deve instalar torneiras antes da bomba pressurizadora.

Pronto! Agora já saber que seu pressurizador para chuveiro não precisa ser barulhento. Esperamos que nossas dicas sejam úteis, e que logo possa colocar em prática.

Posts Similares

4 Comments

  1. Olá, em minha residência tenho um boiler em desnível de 800L com duas bombas pós boiler que são multiestágio com as funções de presssostato com fluxostato no mesmo conjunto, eu percebo que a bomba da água fria é imperceptível, de tão silenciosa. Já a bomba de água quente é um pouco ruidosa, parece até estar puxando ar. Por quê?

    1. Bom dia Cristiano!
      O ideal é pedir a um técnico para dar uma olhada. Água quente tem uma particularidade, pode ser ar e deve ser corrigido com a manutenção preventiva para não vir a ser um problema maior.
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *