Evite alagamentos causados pela chuva. Veja essas dicas

Nas cidades brasileiras um dos principais pavores em dias de chuva são os alagamentos e enchentes. O risco de ter sua residência, condomínio ou estabelecimento comercial tomado por água, tira o sono de muita gente. E o que podemos fazer para não sofrer com isso? Nos acompanhe até o final para conhecer soluções eficazes.
Não há dúvida a importância das águas trazidas pelas chuvas; elas enchem nossos reservatórios naturais, e ajudam os muitos produtores rurais do país. Porém, sabemos que no mundo urbano, elas costumam trazer alguns transtornos. O que não quer dizer que precisamos sem reféns desses, existem muitos recursos que nos ajudam a reduzir e até mesmo evitar que nosso patrimônio seja atingido.

Os principais atingidos por alagamentos e enchentes

Determinados tipos de construções estão mais susceptíveis ao grande volume das águas pluviais. Condomínios residenciais e comerciais quem têm garagens subterrâneas são muito afetados quando chove além da conta.
Mesmo com projetos de engenharia quase perfeitos, é difícil conter a força da natureza. Basta um desequilíbrio ambiental para que a rede de drenagem seja alterada, e mude a capacidade do escoamento superficial da cidade.
O resultado é que basta chover em dias de maré cheia, por exemplo, para que o nível do lençol freático aumente, e alague garagens.
Por isso, muitos especialistas recomendam que se instale um sistema de drenagem nesses prédios. Bombas submersas, filtros de captação de água de chuvas e reservatórios para águas de chuva são peças fundamentais nesses sistemas. Vamos entender um pouco sobre essas peças.

O que é um sistema de drenagem de água pluvial?

Para evitar alagamentos e enchente muitos prédios adotam um sistema de drenagem pluvial, que se compõem de itens como:

  • Bomba de água submersa
  • Poço de águas pluviais
  • Filtro de captação da água das chuvas
  • Calhas e canaletas

Esse conjunto visa drenar ou guiar a água que se acumula na parte subterrânea de um prédio, para uma espécie de poço, e posteriormente reaproveitá-la em atividades de manutenção do prédio. Vejamos o papel de cada um desses elementos no sistema de drenagem, e como eles evitarão alagamentos e enchentes num condomínio.
Bomba submersa
A bomba submersa é o equipamento mais usado para bombear água de poços; tanto serve para drenar águas limpas ou de chuva. Tem capacidade de puxar líquidos em compartimentos profundos, e tem excelente vazão (até 2.300 litros por hora), o que tornar bem rápido o processo de drenagem.
A bomba de água submersa é fabricada a partir de materiais resistentes, o que garante que ela poderá trabalhar dentro d’água sem problema. Mas, procure equipamentos de fabricantes que garantam toda proteção possível (carenagem de bom material, selos mecânico, motor blindado, etc.).
Poço de águas pluviais
Para que o sistema de drenagem funcione é preciso que a água siga para um poço. Ele será aberto na área que normalmente é a primeira a sofrer os efeitos dos alagamentos dentro do prédio (mais baixa).
É nesse poço que a bomba submersa será instalada, para fazer a drenagem da água. O que for bombeado será enviado para um reservatório, e depois de tratada, pode ser reaproveitado em atividades de limpeza do prédio, por exemplo.
No mercado existem reservatório apropriados para isso; eles são fabricados de materiais resistentes como o polietileno; podem ficar em lugares estratégicos, e são fáceis de manusear e higienizar.
Filtro de captação de água da chuva
São equipamentos que vão ajudar a tirar proveito dos alagamentos e enchentes. Esses filtros podem ser colocados na tubulação que desce das calhas, e tornará a água pluvial própria para consumo.
O filtro de captação de água tem função de limpar, filtrar, clorar e ainda consegue oferecer o equilíbrio adequado do pH.
Calhas e canaletas
Para que a água siga ao poço é preciso ter uma rede de calhas e canaletas bem montada. São fundamentais para que o sistema de drenagem funcione. Então, os cuidados com a manutenção é regra básica. As calhas precisam estar livres, e as canaletas precisam sempre ser verificadas, para que nada bloqueie o escoamento das águas em dias de chuva.
Dá para perceber que além de se proteger de alagamentos e enchentes, esse sistema dará um retorno positivo, em relação ao consumo de água no prédio. Vejamos as vantagens reais na prática.

Vantagens de montar um sistema de captação de chuvas

Claro que todos buscam nesse tipo de sistema evitar os transtornos que alagamentos e enchentes podem causar ao patrimônio. Então, esse seria o principal benefício. Porém, ainda existem outras vantagens agregadas:

  • Se enquadra as premissas de projetos sustentáveis; reaproveitar água é uma das diretrizes dos novos edifícios, que visam atender a políticas ambientais;
  • Em alguns projetos é possível conseguir uma economia de até 50% na conta de água; e em áreas que sofrem com o abastecimento público, essa é uma excelente saída para se reduzir os custos operacionais do condomínio;
  • Rapidez na drenagem da água que se acumula; poderá utilizar sistemas automáticos para que a bomba submersa comece a operar, sem esperar que o nível da água aumente muito.

É certo que, para que os alagamentos não seja um problema no condomínio, na sua residência ou na sua empresa, tome precauções que ajudam bastante:

  • Tenha uma boa área de jardim, pois ao contrário de pisos cimentados, a água da chuva penetra no solo e não se acumulará em poças;
  • Opte por revestimentos de pisos que tenham boa capacidade de drenagem (permeáveis);
  • A limpeza do telhado ajudará no escoamento da água da chuva pelas calhas;
  • Vale verificar como anda a situação dos esgotos no entorno do prédio.

São atitudes que juntas a um bom sistema de drenagem, minimizarão as ações danosas de uma enchente.
Sobre os equipamentos que ajudarão nesse escoamento das águas pluviais, busque no mercado empresas de referência que garantam qualidade e suporte técnico. Precisa de produtos que resistam a esse tipo de operação, e caso apresente problema, consiga resolver logo.
Para ter acesso a bomba submersa e outros produtos para captação de água da chuva, visite nosso site. Temos soluções eficientes para que possa enfrentar alagamentos e enchentes.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *