Eles são definidos pela Norma Reguladora 18 (NR18). Aqui, você vai conhecer os modelos que essa regra determina para o setor

A rotina num canteiro é cercada de procedimentos que visam proteger todos os que trabalham neste espaço. Além disso, se utilizam equipamentos destinados a aumentar essa proteção, e entre estes estão as telas ou redes de segurança.
A seguir veja o que diz a NR 18 sobre as características e aplicações da tela de segurança para construção civil, e posteriormente, os principais tipos deste recurso.
Leia também: Por que o EPI é obrigatório?

Tela de segurança para construção civil de acordo com a NR18

Essa norma diz que os tipos de tela de segurança para construção civil fazem parte das medidas de prevenção contra queda de altura. Segundo a NR 18 esse elemento de proteção deve atender os seguintes aspectos:

  • Confecção e instalação seguindo as normas técnicas EN 1262-1 e EN 1263-2;
  • Ter malha uniforme em toda sua extensão;
  • Se houver a necessidade de emendas, deve-se utilizar panagem com características (resistência, tração, deformação, durabilidade) iguais a da panagem original;
  • Somente profissionais capacitados podem fazer tais emendas.

A regra ainda menciona que esse elemento precisa ser verificado periodicamente, bem como os seus pontos de fixação.
A NR18 também indica a utilização das telas de segurança para construção:

  1. Andaime – servem para evitar a queda dos trabalhadores em caso de desequilíbrio (guarda-copo).
  2. Grua – também têm função de guarda-copo.
  3. Sinalização – são usadas para sinalizar buracos, máquinas paradas, etc.
  4. Construções altas – fundamentais para evitar quedas fatais.
  5. Queda de ferramentas – instaladas, sobretudo, em áreas onde transitam pessoas e existe o risco de queda de ferramentas e outros objetos usados na obra.

A partir dessas funções, é possível categorizar os tipos de tela para segurança:

  • Tela fachadeira;
  • Tela tapume;
  • Guarda-corpo.

TELA FACHADEIRA

São as telas de segurança para construção mais usadas, pois tem sistema impede a queda de ferramentas, detritos ou lixo de obra. Sua malha também reduz a ação da chuva, do sol e dos ventos fortes no interior da edificação.
É produzida com monofilamentos de Polietileno pois garante maior resistência ao tempo. Sendo que este componente usado nas Telas para Fachada possuem um tratamento especial em sua fabricação.
Como as Telas Fachadeiras são instaladas em locais abertos, tendem a contar com a deterioração natural do sol e chuva. Por esse motivo, sempre é recomendado verificar o material de produção.

TELA TAPUME

As telas tapume, também conhecidas como cerquite laranja, são fabricadas com polietileno de alta densidade, e são muito utilizadas para servirem para restrição de áreas em construção para promover mais segurança aos trabalhadores, ou avisar sobre algum perigo na área.
Geralmente possuem a cor laranja, e podem servir em diversas áreas como fechamento de andares, obras viárias e muito mais.
As telas tapume tem por recomendação serem instaladas em pilares de madeira, que as deixam bem esticadas. Podendo assim, cumprir suas funções de barreira sinalizadora.

GUARDA-CORPO

Tem semelhança com a tela tapume, porém, protege áreas com alto risco de queda, sobretudo dos profissionais da obra.
É produzida com faixas horizontais nas cores laranja e branca (favorecendo a visibilidade), a partir do Polietileno de Alta Densidade.
A tela guarda-corpo segue todos os parâmetros descritos na NR18 e demais normais técnicas que validam este elemento de proteção.
Aprenda mais: Etapas de uma obra, como planejar a execução

Outros formatos de telas de proteção

Além dos tipos de tela de segurança mencionadas anteriormente, no mercado ainda existem:

1 – TELAS MOSQUITEIRO

As telas mosquiteiro são fabricadas com alumínio, e podem ser revestidas de outros materiais, como Fibra de Vidro recoberta com PVC.
Porém o fluxo de ar não é comprometido em nenhuma destas formas de fabricação.
Recomenda-se comprar sempre telas mosquiteiros de empresas confiáveis, pois as mesmas garantem Qualidade, Resistência e Durabilidade.
As Telas Mosquiteiros não são impactadas com o clima, podem ser lavadas, não retém o calor em um ambiente e não possuem substâncias tóxicas que repelem os mosquitos.
O formato da fabricação da Tela Mosquiteiro é o que faz ela ser funcional e afastar e impedir o máximo de mosquitos.

2 – TELA MOSQUITEIRO (FIXA)

São muito fáceis de instalar, porém necessitam de um ponto fixo, precisando fazer furos na parede perto das janelas.

3 – TELA MOSQUITEIRO (MÓVEL)

São na maioria das vezes fabricadas sobre medida, a vantagem é que são instaladas com velcros, podendo ser tiradas e colocadas em outros lugares quando quiser. Possuem mobilidade e facilidade de instalação.

4 – TELA PARA SOMBREAMENTO

A principal função da tela de sombreamento ou tela sombrite é a proteção de hortas, plantas e plantações gerais.
Ela é fabricada com diversas opções de filtragem de luz, e também podem ser utilizadas em Estacionamentos ou em Obras.
A tela sombrite com 60% de transparência significa que deixa passar apenas 40% dos raios solares, e é a mais recomendada para plantações e hortas.
Pode ser instalada com pilares laterais ou em formato de telhado no caso de plantações e é um produto muito recomendado para diversos setores, até mesmo para proteger bens e patrimônios que ficam expostos ao tempo ela é extremamente funcional.

5 – TELA PARA PINTEIRO

A Tela Pinteiro é produzida com fios de arame galvanizado, garantindo assim segurança, resistência e durabilidade.
É muito utilizada para cercar espaço de aves, mas também serve para impedir a passagem de pequenos animais.
Na construção civil é utilizada para dar acabamento nas Lajes de Concreto, Isolamento Térmico e qualquer trabalho que precise de superfície lisa.
Esses e outros tipos de tela de segurança estão disponíveis no site da Mérito Comercial, acesse para conferir.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *