|

Instalação da bomba de energia solar. Como fazer

sistema de bombeamento movido a energia solarO Primeiro ponto que devemos levar em consideração antes da instalação de um sistema de bomba solar, é o dimensionamento e instalação das placas fotovoltaicas, que vão gerar energia através da radiação Solar. Sendo importante também medir o volume de bombeamento que será realizado.
O Sistema de bombeamento e o circuito de geração de energia solar terá que ser composto por dois módulos solares, com voltagem nominal a 17 Vcc, sempre para obter tensão de trabalho do Driver que é 36 Vcc. A soma das potências dos módulos sempre serão o valor total da potência do sistema. Para não gerar um desequilíbrio no sistema sempre use módulos de mesma potência.

Instalação das placas fotovoltaicas para bomba solar

1 – A instalação dos módulos deve ser feita  em locais que tenham total exposição à luz solar.
2 – A instalação do módulo deve ser o mais próximo possível do poço.
3 – Sua fixação deve ser feita em perfis ou suportes, preferencialmente metálicos, fixados fortemente para poder receber ventos e tempestades. É recomendado o aterramento do suporte.
4- A face do módulo deve estar virada para o Norte geográfico (hemisfério sul) ou para o Sul geográfico (hemisfério norte).
5- Não são recomendáveis inclinações menores a 15°, para não permitir o acúmulo de sujeira.
6- Os módulos são fornecidos com a furação adequada para sua fixação. Não faça novos furos para não enfraquecer a estrutura ou permitir a oxidação.
7- É recomendado deixar um espaço entre a superfície de fixação e o módulo para prover a circulação do ar. A ventilação é importante para manter temperaturas mais baixas e evitar a condensação de unidade na parte traseira do módulo.
8- Agora basta ligar os módulos solares, unindo o pólo negativo do módulo 1 ao pólo positivo do módulo 2.

Instalação da bomba de energia solar

Para a instalação da bomba deve se manter uma distância mínima de 1 metro do fundo do poço. Estando totalmente submersa, e sendo sustentada por uma mangueira e estar obrigatoriamente na parte revestida do poço.
Para mobilizar, colocar ou retirar a bomba do poço utilize uma mangueira ou uma corda de segurança adicional que pode ser fixada na saída da bomba.
Estipule o comprimento da mangueira para acoplar a bomba com o uso de uma abraçadeira. Depois conecte o cabo elétrico à rede, isolando a emenda com fita de auto fusão ou tubo termocontrátil para que seja totalmente vedada à água.

Esse é o procedimento padrão de instalação de bombas movidas a energia solar.
Veja aqui nossa seleção de Bombas Solares!
Deixe suas duvidas e sugestões nos comentários abaixo

Posts Similares

4 Comments

    1. Boa tarde Jose Nilton!

      Nós aconselhamos a contratar um técnico autorizado da marca da bomba. Para maiores informações, contate nossa equipe técnica de vendas:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *