A escada de piscina é um item que aumenta a segurança e o conforto, sobretudo de crianças e idosos. Mas, pode ser qualquer tipo, ou tem um específico para cada piscina? Conheça diferentes modelos e escolha o ideal para as suas necessidades.

Na montagem de piscinas muitos detalhes são levados em conta: tipo de material, qual bomba para piscina usar, sistema de filtros para piscina, tipo de aquecimento, entre outros. 

Porém, a escada para piscina é um componente que não pode faltar, uma vez que é um item fundamental de segurança para todos. 

Continue a leitura e entenda o porquê.

Leia também: Piscina elevada – vantagens e modelos

A importância da escada de piscina

As piscinas servem de lazer para todos. Mesmo aqueles que não sabem nadar, por exemplo, gostam de ficar nas partes menos profundas para se refrescar.

Uma maneira de garantir o acesso de crianças, idosos e outras pessoas com dificuldade de locomoção, é instalando uma escada de piscina.

Usando os degraus desse objeto, qualquer pessoa desce com segurança na área mais rasa e curte o verão, sem preocupações.

O movimento inverso também é uma vantagem deste item. Ou seja, no momento de sair do tanque, basta subir os degraus, com segurança e tranquilidade.

Contudo, o modelo adequado da escada da sua piscina depende de fatores como a profundidade e o tipo de público.

Como escolher uma escada para piscina?

Conforme adiantado, é necessário considerar alguns aspectos para definir a escada de piscina ideal. Entre eles estão:

  1. Profundidade – a escada de piscina deve ser adequada às dimensões do reservatório, principalmente a profundidade. Isso define a quantidade de degraus e como fará a instalação.
  2. Público – piscinas frequentadas por crianças e idosos têm escadas com tamanhos e formatos que facilitam o subir e descer. Assim, é necessário escolher um modelo fácil que proporcione essa característica, e que ofereça o menor risco de incidentes.
  3. Material – a orientação é que você escolha uma escada produzida a partir de material resistente a corrosão, por exemplo.
  4. Segurança – nesse ponto é importante verificar desde o espaçamento entre os degraus até sua inclinação. Existem escadas com degraus duplos, sistemas antiderrapante e apoios ergonômicos.

São pontos simples, e numa boa conversa com o vendedor técnico, você consegue extrair tais informações.

Descubra o que não deve fazer durante a manutenção de piscinas!

Tipos de escadas de piscina

No mercado muitas empresas fabricam escadas para piscina. Entretanto, existe uma classificação básica para esse item de segurança, conheça abaixo.

Escada fixa (ou embutida)

Esse é o formato construído em alvenaria. É opção para projetos de piscinas mais robustos, que consideram elementos arquitetônicos. Também é feita utilizando estruturas de fibra e vidro.

Oferece uma descida gradativa, por meio dos degraus e se utiliza do mesmo revestimento do reservatório, com aplicação de material antiderrapante.

Em alguns projetos também recebe corrimão, para garantir a acessibilidade.

Escada removível (ou tradicional)

A escada removível é aquela que facilmente se instala, e posteriormente, se retira. Fabricada em aço inox é um dos modelos mais utilizados, uma vez que está protegido da corrosão. Por isso, atende todo tipo de piscina, além de ser uma das opções mais econômicas do mercado, com excelente custo-benefício.

Escada Jacuzzi para piscina com três degraus e corrimão

Escada reforçada

É um modelo removível, mas que tem alguns elementos que aumentam a segurança. Nesse tipo de escada de piscina, os corrimões são mais espessos, ergonômicos e resistentes.

Escada confort

A escada confort também é removível, no entanto é dotada de mais recursos de segurança. Assim, é o tipo de escada mais apropriada para públicos infantis, idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção ou movimento.

As escadas confort atendem desde a inclinação segura, questões dos degraus duplos, espessura do corrimão até a resistência do material.

Veja 15 modelos de cascatas para piscinas!

Piscina com escada removível de inox

Como instalar a escada na piscina

Depois de escolher a escada para a sua piscina, é preciso instalar o equipamento. Alguns modelos são bem fáceis de acoplar ao tanque, e você mesmo pode fazer o serviço.

Já em piscinas de alvenaria, por exemplo, o ideal é que um profissional experiente instale o acessório. Como haverá questões de perfuração, é importante ter certa habilidade para não danificar o reservatório.

Contudo, de maneira geral, as orientações para instalar uma escada para piscina são:

  • Siga o passo a passo mencionado no manual de instruções. Cada fabricante indica a melhor forma de fazer a instalação sem danificar a peça e o tanque.
  • Reúna todas as ferramentas recomendadas.
  • Faça a montagem da escada seguindo a ordem recomendada. É comum começar pelos pés, depois corrimão e, por último, degraus.
  • Realize a montagem das peças no solo, e depois leve para o tanque.
  • Revise a posição dos degraus, verificando se estão firmes.
  • Use as broncas de acordo com as polegadas dos parafusos, evitando que o furo não fique grande ou pequeno.
  • Marque os pontos para perfuração utilizando régua e um nível.
  • Depois que fizer a instalação da escada, realize testes para confirmar se o equipamento está firme.

Em relação a manutenção, não há especificamente regras para isso. A escada de piscina, normalmente, tem uma boa vida útil.

Mas, se você preferir, em épocas mais frias, por exemplo, que se usa menos a piscina, pode desinstalar o equipamento e guardá-lo.

Viu como é importante e viável ter uma escada de piscina? Para conhecer mais modelos de escadas e outros acessórios para piscina, visite o site da Mérito Comercial.

Autor

  • Pós-graduada em administração pela Universidade Unisa, atua no ramo de vendas de bombas hidráulicas há 27 anos, com experiência em diversos setores, de auxiliar administrativo a gerência. Com grande conhecimento em vendas técnicas e dimensionamento, participou de projetos em grandes obras do país. Há 11 anos está à frente da Mérito Comercial, a maior distribuidora de bombas hidráulicas do Brasil.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.