imagem de um pressurizador
|

O que é pressurizador de água e como funciona?

Destinado a manter a pressão de água, o pressurizador pode operar em diferentes temperaturas

Muito se fala sobre esse equipamento, mas você sabe o que é um pressurizador? Qual a função dele na distribuição de água numa residência? Como escolher o modelo ideal? Vamos responder essas perguntas, e passar mais dicas sobre esse aparelho.

O pressurizador funciona como uma bomba para aumentar a pressão do chuveiro e torneiras. Com o pressurizador você terá mais conforto na hora do banho e acaba com a sensação de ter pouca água para lavar a louça.
Um problema comum em muitas residências é quando ao abrir a torneira da pia, por exemplo, a água que sai do chuveiro fica mais fraca. Isso acontece também em muitos estabelecimentos de todos os portes.
Esse é um nítido problema na pressão da água. Os motivos mais comuns que ocasionam isso são:

  • Tubulação pública com bloqueios, ou entupida
  • Vazamentos nos tubos externos ou internos
  • Torneiras vazando
  • Posicionamento errado da caixa d’água
  • E até mesmo uma válvula de retenção fechada ou aberta

Afora os casos de vazamento, a maneira para melhorar a pressão da água é utilizar uma bomba pressurizadora. Mas, o que é um pressurizador de água? E como funciona? É complicado instalar? Qual o melhor modelo? Confira tudo nas próximas linhas!

O que é um pressurizador?

O pressurizador é um aparelho elétrico que se parece com uma bomba, destinado a manter a pressão de água em níveis normais ou aumentá-la, em locais com baixa pressão ele possibilita maior vazão, em locais como chuveiros e torneiras. O pressurizador quando acionado, além de potencializar a pressão e vazão, pode operar com água em diferentes temperaturas (quente ou fria). O trabalho do pressurizador é bem parecido com o da bomba de água, e em muitas situações, trabalham juntos para levar a água aos reservatórios em grandes alturas. Ou seja, assim você usa chuveiros e torneiras simultaneamente com a vazão desejada e não tem mais problemas com baixa vazão com os aparelhos.

É comum se classificar os pressurizadores nas seguintes categorias:

  • Com pressostato – é ativado sempre que tem queda de pressão na tubulação, e se desliga quando esta força é restabelecida.
  • Com fluxostato – acionado quando se abre qualquer torneira no imóvel.
  • Com inversor de frequência – a pressão não muda, mesmo que tenham diferentes pontos de consumo na residência ou estabelecimento.

É importante mencionar que alguns modelos desses pressurizadores têm limites de pontos de consumo (andares x torneiras), ou seja, precisará conhecer a capacidade do aparelho para confrontar com a demanda de sua casa ou empresa.
Outra coisa importante é diferenciar o pressurizador de um sistema de pressurização. Na prática existem detalhes que os fazem distintos.

O que é um sistema de pressurização?

Trata-se de uma unidade mais complexa que serve para pressurizar águas industriais e prediais. Esse sistema é composto por um pressurizador e outros itens tais como o tanque de expansão.
O sistema de pressurização é mais indicado para operar em grandes demandas, e por isso pode se atrelar mais de uma bomba centrífuga, por exemplo, conseguindo uma melhor performance. E ao contrário que se possa pensar, não se tem um aumento no consumo de energia. A utilização desse tipo de sistema é justamente para evitar o desperdício de água com bom desempenho energético.
O sistema de pressurização é usado em estabelecimentos como:

  • Indústrias
  • Hotéis
  • Hospitais
  • Frigoríficos
  • Condomínios (verticais e horizontais)
  • Frigoríficos

Também é possível encontrar sistemas de pressurização voltados para utilização em residências.

Como fazer para aumentar a pressão da água?

Aqui vamos conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do pressurizador para chuveiro. A primeira coisa a se determinar é qual o tipo de pressurizador que seu imóvel precisa, veja algumas dicas:

  • Pressurizador de pressostato – indicado para ser utilizado acima da caixa d’água ou de cisternas (que estejam na parte de baixo do imóvel). Esse pressurizador vai reduzir o trabalho da bomba de agua que enche reservatórios suspensos, por exemplo. Tem excelente capacidade para vencer alturas.
  • Pressurizador de fluxostato – atende bem os pontos de consumo que estão abaixo da caixa d’água. O ideal é que não fique no mesmo nível do reservatório (sempre abaixo). Se colocar esse equipamento para atender um ponto específico da casa, como na lavanderia, ele deve ser instalado sempre acima da máquina de lavar.
  • Pressurizador de inversor de frequência – por ser o modelo mais robusto, para funcionar bem deve ficar num local protegido. Há depender do imóvel, pode ser construído uma espécie de mezanino para o sistema funcionar bem. É possível programar diferentes ciclos operacionais nesse tipo de pressurizador, o que garantirá o revezamento ideal (da pressão) para residência ou estabelecimento.

Pressurizadores disponíveis no mercado

Não basta saber somente o que é um pressurizador, é fundamental conhecer as referências deste tipo de equipamento no mercado. Então, conheça as mais importantes fabricantes de pressurizadores, e seus principais modelos:

  • Rowa – Mini RW 12, Tango Press 20E, Mini RW 9, Tango SFL 20, Press Max.
  • Schneider – SP-12 C, SP-22C 1, TAP 35 A, VFD VME, TAP 35 C. 
  • Syllent Aqquant – Bomba para pressurização MB (diferentes potências), Pressurizador com pressostato eletrônico.
  • Grundfos – Pressurizador Scala 2, UPA 15-90, Pressurizador Hydrosolo, Pressurizador Multiestágio.
  • Jacuzzi – Pressurizador Acquahouse.
  • Bombas Ferrari – Bomba pressurizadora BPF, Bomba de circulação e pressurização BCPF.
  • Pressurizadores Lorenzetti – Pressurizador de água PI.
  • Rinnai – Bomba de pressurização (120w e 245w).
  • Komeco – Pressurizador de água TP, Bomba pressurizadora TQC.

Essas fábricas desenvolvem pressurizadores para todas as atividades, o que favorece a comparação do melhor modelo para sua necessidade. Outra vantagem é que são marcas com ampla atuação no país, o que garantirá peças de reposição sempre que precisar.
Todos esses modelos de pressurizadores de água estão disponíveis aqui na Mérito Comercial

Posts Similares

10 Comments

    1. Boa tarde Niva!
      Depende da capacidade do pressurizador. Por exemplo, se for de 1/2 cv, o consumo aproximado é de 375 watts.
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  1. O pressurizador funciona intermitentemente e não há vazamentos na casa. Instalei um novo e o problema continua.
    Qual poder ser o motivo?

    1. Boa tarde Ruppert!
      É importante solicitar um instalador especialista em bombas para que o mesmo verifique a hidráulica e elétrica e até mesmo o pressurizador em si. O especialista conseguirá identificar o problema, que na maioria das vezes está relacionado a hidráulica.
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  2. Boa tarde… eu tenho um pressurizador TANGO da ROWA PRESS 20, com pressão calibrada de 7 lbs/in2, e gostaria de saber se é possível eu calibrar para diminuir esta pressão pela metade…

    1. Boa tarde, Eurico!

      Não é possível diminuir a calibragem , o que Sr. pode fazer é colocar uma válvula redutora de pressão.

      Para mais informações técnicas, entre em contato diretamente conosco através de um dos nossos canais de atendimento:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

    1. Bom dia, Iris!
      Sim, serve.
      É ideal para pressurização da rede hidráulica, residencial e comercial, funciona também como bomba de recalque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *