Imagem com os modelos de estação elevatórias da marca Sulzer

Como funciona uma estação elevatória de esgoto

A estação elevatória de esgoto ou para águas residuais é um componente indicado para usar em áreas urbanas, e/ou em edificações que precisam tratar seus esgotos devido às suas políticas ambientais. Conheça como funciona esse equipamento.
Quem mora em apartamento em algum momento já se perguntou para onde vai seu esgoto. O consumo diário da água do banho, dos pratos lavados e até mesmo os resíduos no vaso sanitário. Em alguns condomínios existem uma pequena estação de tratamento de esgoto, que uma espécie de triagem, antes de liberar para os sumidouros públicos.
Isso também acontece em grandes empresas e indústrias. Porém, em algumas situações esse esgoto ou água servidas e pluviais, se acumulam em áreas mais baixas. Isso certamente vai provocar um estouro de água suja, que certamente vai causar transtorno e mau odores. E como resolver isso?
A forma de se levar o esgoto direto para o tratamento, ou para rede pública é usando uma estação elevatória de esgoto. Vamos falar um pouco mais de seu funcionamento, indicar as situações que devem ser instaladas e os modelos recomendados.

O que é uma estação elevatória de esgoto?

Estação elevatória de esgoto é um equipamento desenvolvido para esgotar e transferir águas residuais com ou sem material fecal. De forma geral é dotada de:

  • Sistema de trituração
  • Tanque de polietileno
  • Filtros para minimizar a expansão de odores
  • Válvula de retenção
  • Motor
  • Controles de níveis
  • Tubos de descarga
  • E em alguns modelos têm tampas, para proteger da constante passagem de pedestres

É importante mencionar que existem diferentes modelos de estação elevatória para esgoto. Encontrará desde modelos simples que podem ser utilizados em casa até formatos mais robustos, instalados em esgoto de fábricas.
Mas, basicamente todos são projetados para transferir os resíduos de maneira rápida para um tanque, ou sumidouros públicos. Esse transporte é realizado por uma motobomba submersível acoplada à estação (falamos mais sobre os tipos de bomba para esgoto neste artigo).

A estação elevatória de esgoto em funcionamento

Esse tipo de equipamento é bastante usado em estações de saneamento básico. Normalmente é instalado num canal, por exemplo, que fica na parte baixa, e se bombea os dejetos para um tanque de decantação. A partir daí o líquido é tratado, e se separa o rejeito da água.
Pensando num bairro onde toda rede de esgoto desemboca num canal, essa água servida é bombeada, e antes de cair no tanque para tratamento, passa por uma rede de filtros. Dessa forma, é possível já separar detritos maiores. Esses resíduos sólidos vão para outra parte da empresa de saneamento, que poderá transformar esse material em fertilizantes, por exemplo.
Já a água que foi separada, vai para o tanque de decantação, e passa por processo químico, visando sua reutilização em serviços de limpeza pública, por exemplo. É verdade dizer, que a estação elevatória para esgoto tem sido peça fundamental para empresas que desejam reciclar suas águas servidas.
Então num esquema prático poderíamos definir assim o trabalho de uma estação elevatória:

  1. Tubulações acopladas a motobombas que sugam o esgoto
  2. Essas máquinas conseguem vencer o desnível do terreno subindo a água até peneiras que separam os detritos
  3. As partículas sólidas precisam ser separadas e a água passa por tratamento ou é liberada para vias públicas

Esse é um possível modelo. Em condomínios atualmente, a estação elevatória é voltada para requalificar a água, que será aproveitada em tarefas como limpeza dos ambientes internos, fachadas e até para regar o jardim.
Porém, antes de instalar esse tipo de equipamento em seu empreendimento, é preciso conferir quais são as regras que regulam esse procedimento. Vejamos.

Estação elevatória de esgoto norma

Esse tipo de instalação é regulado de acordo com a NBR 12208, que descreve em seus objetivos, a maneira adequada de elaborar um projeto hidráulico para aplicação de estações elevatórias e como elas devem funcionar.
Dentre pontos que devem ser observados para usar uma estação elevatória de esgoto é preciso considerar:

  • O lugar onde será instalado o sistema
  • Medir os níveis de alagamentos e/ou enchentes
  • O lugar onde se fará a descarga do esgoto
  • E quais os equipamentos usados para fazer o recalque desse esgoto

Segundo essa norma, é preciso conhecer o tipo de afluente para onde será bombeado o esgoto, e quais materiais podem ser depositados nos rios, córregos, etc. E sobre as condições específicas para uma estação elevatória funcionar, essa regulação foca em pontos como:

  • Potência do motor
  • Dimensionamento da rede
  • Medida da vazão
  • Instalação de válvulas e comportas
  • Tipos de tubulações usadas
  • Controle e alarmes emergenciais
  • Acesso dos profissionais para manutenção
  • Ventilação
  • Iluminação da área

Todos aspectos que visam segurança e o melhor funcionamento da estação. Claro que muitos desses fatores são voltados para empreendimentos de grande porte. No uso doméstico, por exemplo, bastará seguir as recomendações do manual do equipamento.

Conheça em nossa loja a categoria de bombas para esgoto.

Principais tipos de estações elevatórias para esgoto

Nesse segmento a empresa que se destaca na fabricação de estação elevatória de esgoto é a Bombas ABS Sulzer.
Dentre os modelos e aplicações a marca conta com um modelo residencial, portátil, com capacidade de até 130 litros referência em proteção.
Existem também os modelos para aplicações industriais indicadas para bombear matérias fecais com capacidade de acoplar uma ou mais caixas para o mesmo sistema.

Todas essas máquinas tem alto padrão de qualidade. E para instalá-las de forma correta, é preciso ter acessórios e conexões. Por isso, indica-se que somente profissionais com experiência realizem a instalação desses equipamentos.
É isso. Agora que descobriu como funciona uma estação elevatória de esgoto, e viu quais equipamentos são os mais viáveis no mercado, basta verificar qual se adequa a sua necessidade.
Boa escolha, e até a próxima!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *