acessórios e equipamentos para piscinsas

Monte sua piscina com estes equipamentos e acessórios indispensáveis

Será que para montar uma piscina é somente construir o reservatório e encher de água? Certamente não. Existem outros equipamentos e acessórios para piscina indispensáveis em sua montagem, e seu funcionamento. Conheça aqui quais são esses.
A piscina é um dos símbolos de lazer que estão entre os mais cobiçados pelas pessoas. Quem tem uma casa grande vive planejando uma em seu terreno. Em outros casos, empreendedores que pretendem oferecer esportes ou atividades físicas dentro de piscinas devem ficar atento a todos os detalhes para manter a manutenção delas.
Para ajudar esses dois grupos, mostraremos aqui os acessórios para piscina mais utilizados, e um pouco de suas funções. Dividimos os produtos em categorias para facilitar a compreensão de suas aplicações.

Acessório para piscina – Segurança

Os acessórios para piscina estão nessa categoria visam a segurança dos usuários da piscina; seja em casa ou no clube, não poderão faltar:

  • Escadas para piscina – ideal para pessoas que desejam conhecer a profundidade da piscina, antes de se lançar do mergulho. Também ajudará a sair com segurança, evitando escorregar nas bordas.
  • Corrimão – opção nos projetos de piscina que tem “escadas de pedra”, ou simplesmente para ajudar sair de forma mais prática depois de um mergulho.
  • Cerca de proteção – uma eficaz opção de segurança, principalmente para residências onde tem crianças e animais domésticos. Essa circulará toda o reservatório, impedido que os pequenos de aproximem na ausência de adultos. É pratica para montar e desmontar.
  • Dreno de fundo – evita o efeito de turbilhão provocado na água.
  • Tampas de dreno – o dreno é parte importante da segurança do reservatório, porém precisa estar tampado devidamente para evitar acidentes.
  • Tapetes para saída – para quem tem criança, é um acessório válido, evita os escorregões surpresas.

Para clubes ou academias que tenham piscinas, recomenda-se outros acessórios como portões para piscina, ganchos de resgate e boias salva-vidas.

Acessório para piscina – Iluminação

Parece estranho falar em iluminação para piscina, já que pensar nela é lembrar do sol. Mas, muitos clubes e condomínio oferecem atividades noturnas, e precisam equipar os reservatórios de lazer com luzes adequadas.
Nessa categoria de equipamentos estão:

  • Luminária LED para piscinas – são suportes com pequenas lâmpadas de LED embutidas. São fabricadas em diferentes dimensões, e podem ser encontradas em materiais como Inox e Latão. Tem eficiência energética, e ilumina grandes áreas.
  • Refletores para piscinas – são os mais tradicionais, e recebem lâmpadas comuns.

Vale lembrar que todas as normas de segurança durante a instalação elétrica devem ser seguidas.

Equipamentos para piscina – Manutenção

A manutenção de piscinas é parte fundamental para que todos possam utilizam, principalmente as que são coletivas. Muitas normas, inclusive, determinam a qualidade da água, e sem o controle, o estabelecimento pode até ser fechado.
Entres os equipamentos para piscina – manutenção estão:

  • Filtro para piscina – é ligado ao sistema hidráulico que enche a piscina. É o principal responsável por manter a qualidade da água.
  • Peneira – é uma espécie de cata-folha; acopla-se a um cabo para recolher folhas ou outros detritos que estejam na água.
  • Esfregador – usado para tirar sujeiras que se acumulem nas paredes do reservatório. Também existem escovas que limpam os espaços entre os azulejos, por exemplo.
  • Coadeira – é uma espécie de caixinha instalada nas paredes da piscina, e serve para aspirar as partículas que sujam a água.
  • Aspirador – equipamento voltado para retirar os detritos que ficam no fundo das piscinas, depois que a água é decantada. Pode instalar um cabo, e da borda da piscina fazer toda limpeza.
  • Gerador de ozônio – e a opção eficaz para livrar a água de bactérias, fungos e outros microrganismos. Diferente do cloro, o gerador de ozônio trata a água e não altera a cor, nem deixa cheiro ou sabor. Não deterioram as paredes do reservatório, este é outro ponto positivo.

Equipamentos para piscina – operacionais

Aqui vamos chamar de equipamentos operacionais todos aqueles que são usados para fazer a piscina funcionar, desde seu enchimento até a conservação de temperatura.

  • Aquecedor – indispensável em clubes, escolas e academias que oferecem natação na parte da noite, ou em lugares mais frios. O aquecedor deixa a temperatura da água mais agradável, e pode ser elétrico, a gás, por placa solares e outros.
  • Trocador de calor – outra forma de manter e aquecer a água. É uma opção para piscinas residenciais. Esse equipamento tem condensador de titânio, que resiste a exposição da água e os elementos químicos presentes.
  • Capa térmica para piscinas – normalmente é usado em conjunto com o trocador de calor. Após aquecer a água, é necessário evitar que o calor se dissipe de forma rápida. Por isso, se cobre o espelho de água com uma capa térmica. Outra função é reduzir a evaporação de água e impedir a entrada de impurezas.

Outro equipamento indispensável no funcionamento da piscina é bomba de água que assume papel duplo: abastecer e filtrar. Alguns modelos são conjunto de bomba e filtro para piscina. A bomba para piscina também é necessária para fazer a circulação do sistema de aquecimento.
E diferente que se pensa a motobomba não faz aquele barulho. Hoje existem modelos silenciosos, que não atrapalham o relaxamento à beira da piscina.
Tipo de piscina
Por fim, vale apresentar cada tipo de piscina, e suas vantagens e desvantagens:

  • Concreto – pode ser construída em diferentes designs; são usados materiais de grande resistência. Comuns em áreas rurais, clubes e academias. O revestimento (azulejos, cerâmicas) podem dilatar, provocando rachaduras. E sempre é necessário verificar a impermeabilização.
  • Fibra de vidro – tem sido mais usada em residências, atualmente, é de prática instalação e manutenção. Entre as desvantagens estão a possibilidade de trincar, o surgimento de ondulações no material e se houve qualquer desnível do terreno, precisará reinstalar a piscina.
  • Vinil – a construção é bem similar com a de concreto, porém o revestimento é uma capa de vinil. Ela não precisa de impermeabilização, e material pode ser trocado caso sofra desgaste. A desvantagem é que o vinil pode corroer com a utilização periódica do cloro, por exemplo.

Depois de tantas de tantas dicas, o sonho pode sair do papel, e sua piscina virar realidade. Confira já toda a linha de Piscina da Mérito Comercial.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *