Sistema de Recalque tambinail.

Sistema de Recalque: O que é, Aplicações e Indicações de Montagem

O sistema de recalque é utilizado para transportar fluido de um local inferior até um ponto superior através de bombeamento. Posiciona-se a tubulação do sistema de recalque diretamente após a bomba de sucção efetuando a transferência do fluido para o pronto superior. Adução é outro nome para o sistema de recalque.

Este sistema é importante e utilizado em diferentes estabelecimentos e também em residências. É a maneira mais comum de se utilizar uma motobomba, porém, para que tudo ocorra de forma eficiente é preciso entender bem seu funcionamento. Vamos conhecê-lo?

Sistema de recalque.

O abastecimento de água determina a eficiência de diferentes setores produtivos. Indústrias, agricultura, comércio entre outros setores que precisem da água para dá sequência em suas atividades. Por isso, investem pesado na escolha dos melhores sistemas de captação e armazenagem. Mas, será que realmente estão usando os mecanismos corretos? Continue lendo para entender!

Nesse texto, vamos apresentar uma das mais usadas formas de captação e distribuição de água que é o sistema de recalque. Vamos conhecer alguns conceitos, suas aplicações e os principais modelos de bomba de água utilizadas nesse processo.

Sistemas de recalque como funcionam?

Num condomínio vertical, onde existem reservatórios de água instalados na parte superior do prédio, é necessário verter água de uma cisterna subterrânea até o local das caixas de água. Esse processo de transportar água de “baixo para cima” é chamado de sistema de recalque.

Também, é utilizado para “succionar” ou transportar águas residuais, por exemplo, esgotos de residências, indústrias, prédios e outros estabelecimentos. Utilizando os modelos de bombas submersíveis conseguimos drenar dejetos líquidos que podem ser um problema para determinadas atividades.

Para o pleno funcionamento desse mecanismo, é necessário considerar a canalização e o modelo de motobombas específico para essa aplicação.

Canalização do sistema de recalque

O posicionamento correto e o tipo de tubulação usado nesse sistema incidirá diretamente na sucção e vazão da água. Há depender do tipo de material, terá coeficientes diferentes dessas ações. Os materiais mais usados em projetos dessa natureza são:

  • Tubos geomecânico;
  • Tubos de aço (galvanizado ou aço carbono);
  • Tubos de cobre;
  • Mangueiras;
  • Tubos de PVC.

Acessórios para montar um sistema de recalque

Não bastará realizar todos os cálculos da altura manométrica de recalque, e optar pelo melhor modelo de motobomba. Para fechar todo esse sistema, é fundamental utilizar tubos e conexões corretos.

Esses itens é que ajudarão a reduzir atrito e os desníveis geométricos do terreno, são eles (da sucção ao recalque):

Bombas de recalque

Apresentaremos alguns dos principais modelos dessas motobombas de recalque mais a frente. Mas, elas se destacam por terem potência, diferentes estágios, excelente capacidade de pressão e vazão. Elas são bastantes versáteis, por isto são aproveitadas em muitos projetos.

Veremos que para cada atividade que exija o recalque, teremos uma bomba própria. E na escolha é importante verificar a ficha técnica para fazer a aquisição certa desse equipamento. Tomando como referência o ponto de operação determinado por pressão e vazão.

Aplicações dos sistemas de recalque

Dividimos as aplicações do sistema de recalque em quatro grandes grupos:

  • Residenciais
  • Prediais e Industriais
  • Agrícolas

Para cada categoria, é possível utilizar os benefícios do sistema de recalque para a distribuição de água ou transporte de águas residuais, ou pluviais, tratamento de esgoto e efluentes.

Aplicação do sistema de recalque em residências

Basicamente é utilizado para armazenar água em diferentes reservatórios. Porém, o sistema em residências é aplicado das seguintes maneiras:

  • Casas que sofram com problemas de baixa pressão da rede pública de abastecimento.
  • Para encher e esvaziar piscinas
  • Para sugarem água de poços artesianos
  • Esgoto doméstico
  • São usadas em atividades de jardinagem

Aplicação do sistema de recalque em prédios e indústrias

Também vinculado diretamente ao abastecimento de grandes estabelecimentos industriais, por exemplo, esse sistema é aproveitado para:

  • Compor estruturas de combate a incêndio;
  • É vinculado a centrais de ar condicionado;
  • É usado para transferir diferentes líquidos de indústrias;
  • É usado para realizar vários tipos de lavagens industriais;
  • Realizar esgotamentos e drenagens;
  • Para sugarem água de poços artesianos.

Aplicação do sistema de recalque na atividade agrícola

As atividades agrícolas têm grandes necessidades quando o assunto é distribuição de água. Precisam constituir eficientes formas de levar água, tanto para o plantio, como para produção e desenvolvimento de seus produtos (no caso de produtores que além de plantar fabricam linhas exclusivas para venda direta ao consumidor final).

Assim utilizam motobombas de recalque para:

  • Montar complexos sistemas de irrigação;
  • Realizar projetos de fertirrigação;
  • Adaptar a projeto de hidropônicos;
  • Transferência de líquidos de plantios;
  • Sistema de bebedouro para animais.

Esses mecanismos também são aproveitados por pecuaristas e outros criadores de animais. Com sistemas assim, conseguem encher e esvaziar tanques de carcinicultura, lavagem e drenagem de estábulos, lavagem de granjas, etc.

Mas, existem recomendações para utilizar de forma correta o sistema de recalque?
Sim. vamos conhecer a seguir.

Principais indicações na montagem dos sistemas de recalque

Como vimos, até o tipo de tubulação que usará influência no rendimento de um sistema de recalque. Dessa forma, é imprescindível que no momento de instalar a motobomba, por exemplo, que é o principal equipamento desse conjunto, siga algumas orientações:

  1. Instale os dispositivos em áreas protegidas da ação de elementos intempéricos;
  2. Faça o aterramento necessário da motobomba para não comprometer o motor elétrico;
  3. Veja a temperatura máxima que o equipamento suporta durante sua operação (cada máquina tem seus níveis);
  4. Confira se no manual de instruções (da marca de bomba de recalque que escolheu) especifica um esquema próprio para o equipamento;
  5. É recomendo sempre colocar a motobomba numa superfície plana, fixa-la e deixa-la próxima ao reservatório ou cisterna de onde ocorrerá a sucção.

Vale reforçar a importância do manual de instrução para aproveitar e aprender tudo sobre o sistema que resolveu instalar.

Sugestões de motobombas para sistemas de recalque

Por último, separamos uma lista com as principais fabricantes de bomba de recalque e seus modelos mais vendidos. Oportunidade para escolher uma que se adeque as suas necessidades, confira:

Bombas Centrífugas.

Encontrará esses modelos em diferentes voltagens, monofásica ou trifásica. Também, existem versões de cada uma delas, que apresentam potências distintas, por exemplo. Vale mencionar que cada fabricante é especializada no desenvolvimento de algumas motobombas, pesquise um pouco sobre elas antes de adquirir um modelo.

Por fim, vimos que o versátil sistema de recalque está presente em diferentes atividades, e pode ser aproveitado em muitos projetos. O importante é que na implantação desse, procure profissional experimentado para que não enfrente nenhum problema posterior.

Nós da Mérito Comercial contamos com uma equipe técnica especializada para te ajudar na escolha da bomba ideal para o seu projeto.  Conheça todos os nossos modelos de bombas de recalque ou nos envie uma mensagem com o seu projeto.

Conheça a Mérito Comercial

Aqui na Mérito Comercial, você pode encontrar tudo o que precisa para construir ou reformar. Somos especialistas na venda de equipamentos e máquinas para a construção civil, industrial, agropecuária e residencial. Confira nossas marcas e escolha aquela que mais combina com a sua exigência, garantimos condições especiais de pagamento para bomba de águapressurizadorbetoneiramotor elétrico e diversos outros produtos.

Contamos com um diversificado estoque para auxiliar na satisfação das necessidades dos nossos clientes. Venha conhecer a nossa loja! Estamos estabelecidos no bairro do Brás em São Paulo, na Rua Dr. João Alves de Lima, 325-A, CEP 03050-060 – localizada entre a estação de metrô Bresser-Moóca e a avenida Celso Garcia na altura do número 500, esquina com a rua Bresser.

Posts Similares

22 Comments

  1. Bom dia, temos um riacho de águas turvas e com algumas folhas e areia correndo. Precisamos transportar 2polegadas dessa água para uma caixa/reservatório para vários fins rurais.
    Gostaríamos de um a orientação técnica para isso. A altura do transporte seria de uns 15metros e a distância uns 60 metros.
    Obrigado

    1. Olá sr Sidney Lilla!
      Agradecemos o seu contato. A Bomba tem que ser de rotor aberto, mas precisamos que nos informe qual tubulação que vai usar, ou seja, a medida da mangueira, o cano e a quantidade de litros hora, para podermos dimensionar a bomba ideal. Segue o link do nosso site para que nos retorne em nossos canais de atendimento: https://www.meritocomercial.com.br/bombas-de-agua
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  2. Pode se colocar uma bomba dentro da minha casa para puxar água de um rio na distância de 40 metros longe do Rio.

  3. Bom dia, tenho baixa pressão de água em meu apto no quarto andar,último, posso colocar uma bomba boa entrada da rede do apto?

  4. Olá! Temos um pequeno rio e gostaríamos de encher um tanque de piscicultura (54 x 18 = 972 m2) que fica a 30 metros de distância. Qual seria o tipo e características da bomba mais indicada? Muito obrigada.

    1. Boa tarde Ana!
      Para melhor atendê-la precisamos de mais informações. Como por exemplo se vai puxar diretamente do rio ou de um poço, a profundidade e vazão etc.
      Entre em contato conosco através dos canais abaixo para mais esclarecimentos:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  5. B.tarde.há algum equipamento que posso adaptar na tubulação de abastecimento que dē pressão na água para altura de 12m e que evite o uso de bomba?

    1. Bom dia Telmo!
      No nosso seguimento, trabalhamos com bombas pressurizadoras para fornecimento de pressão.
      Para dimensionamento do modelo ideal para sua necessidade, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  6. Boa noite, preciso puxar água de um rio que está a 400mts e com desnível de 40mts. Qual bomba indica?

  7. Boa tarde, busco orientação, sou de um hospital de Londrina, temos uma cisterna com 22000 litros no subsolo, e mandamos água para o reservatório com a mesma capacidade a uma altura de 30 metros. A dúvida é, qual seria a bomba indicada? uma com 3 cv de potência seria o suficiente? tem que ser multi estágio? Aproveito para solicitar um orçamento da bomba indicada. Obrigado!
    Podem encaminhar neste Email?
    newton.fg@gmail.com

  8. Boa tarde!
    Tenho um poço de 14 m de profundidade e quero mandar água para uma altura de 4m, qual bomba periférica você me recomenda.

    Grato.

    1. Boa tarde!

      Nesse caso, recomendamos que entre em contato com nossa equipe de vendas para análise do modelo que atenderá sua necessidade, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

    2. Boa tarde, Enilson!

      Nesse caso precisamos de mais informações para dimensionamento da bomba correta, favor entrar em contato através dos números seguintes:
      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial

  9. Boa tarde, estou refazendo uma tubulação de combate à incêndio em um cliente e estou achando estranho o sistema de Recalque, primeiro: a alimentação do Recalque não passa pela casa de bombas e sim esta direto na tubulação principal, segundo: não vi sequer valvula de retenção na tubulação e nem bomba, ta direto da valvula pra linha principal dos hidrante, pode ser assim?

    1. BOA tarde, Francisco!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

    2. Bom dia, Francisco!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *