|

Qual a melhor broca para perfurar solo?

Será que, para ter um poço artesiano em sua casa, você pode usar qualquer broca para perfuração?

Em camadas do subsolo existem lençóis subterrâneos de água. E desde o século XII descobrimos ser possível acessar essa água para suprimir nossas necessidades. Mas, para chegar até ela, é preciso utilizar técnicas de perfuração, e assim teremos um poço artesiano adequado.
Além de métodos específicos para perfurar solos, é fundamental usar equipamentos e ferramentas certas. Dessa forma, cavar o caminho até a água será rápido e seguro. Dentre esses itens utilizados temos a broca.

O que é a broca para perfurar poço artesiano?

É uma das peças que compõem a coluna de perfuração. A broca é a extremidade desse mecanismo, e serve para abrir o caminho até o lençol subterrâneo. Ela é responsável por perfurar a rocha e limpar esses detritos durante esta operação.
No mercado existem muitos modelos de brocas, desde específicas para alvenaria até para mineração. No caso da broca para perfuração, os fabricantes focam no desenvolvimento dessas peças os seguintes quesitos:

  • Resistência – se fabricam brocas com níveis de resistências distinto para cada tipo de solo. Elas precisam transpor a rocha sem sofrer danos.
  • Capacidade de corte – a ação cortante da broca é uma das formas de se classificar esta ferramenta, e fundamental ser considerado durante o estudo do substrato, para não ter surpresas na perfuração.

Quando essas características da broca são avaliadas, escavar o poço artesiano se torna uma operação rápida e de baixo custo. A partir disso, é possível apresentar uma tipologia de brocas, vejamos a seguir.

Principais tipos de brocas para perfuração

Escavar um poço artesiano com eficácia depende do tipo de broca utilizado. Essa precisa ser fabricada a partir de materiais resistentes, tais como tungstênio, aço e até diamante. Assim surgem muitos modelos de brocas, os mais usados são:

  • Broca tricônica
  • Broca perfuratriz
  • Broca impregnada
  • Broca com diafragmas cambiáveis
  • Broca PDC
  • Broca de Videas
  • Broca diamantada
  • Broca ponteiro de aço

Encontrará também a broca para perfurador de solo. Esse modelo é destinado a máquina utilizadas pela construção civil e agricultura. Servem para escavar bases de cercados, áreas de plantio e outras estruturas. Também nesse grupo estão as brocas para amostragem de solo, aproveitadas por produtores rurais e pesquisadores.
Retomando os tipos de broca, as tricônicas são os modelos que empregam mais tecnologia, e servem, inclusive, para perfurar poços de petróleo. São as mais indicadas para escavar poços profundos. Vale conhecer um pouco mais dessa ferramenta.

Broca tricônica e sua eficiência para perfurar poço artesiano

Esse tipo de broca é o mais eficaz na perfuração dos poços artesiano. Composta por 3 estruturas cones cortantes, que giram no próprio eixo, o que torna o processo mais rápido. Os especialistas classificam da seguinte maneira essa broca:

  • Broca tricônica – consegue perfurar solos de mole a duro; tem rolamento selado (borracha ou aço); tem modelos que se lubrificam com o próprio fluído durante a perfuração (menos resistente, pois sofre o a fricção) e outros que são lubrificados com fluídos especiais (mais resistentes).
  • Broca tricônica com inserto de tungstênio – tipo de broca usada em solos duros; tem selagem de metal mais resistente.

É mais comum encontrar no mercado a broca tricônica com as seguintes referências:

  • Com rolamento selado 17.1/2″
  • Com rolamento selado 17.1/4″

Lembrando que essa é uma ferramenta técnica, somente profissionais capacitados saberão utiliza-la da melhor forma.

A importância do poço artesiano

Buscar a broca ideal para perfurar solo é essencial para se ter um poço artesiano. Esse se caracteriza por sua profundidade (em alguns casos tem até 2 mil metros), e boa qualidade da água (já que o aquífero é protegido de possíveis infiltrações poluentes).
Em muitas partes do país esse é o recurso que faz manter muitas atividades econômicas, principalmente a agropecuária. Então, investir nas etapas de perfuração, captação e transporte da água do poço artesiano, é uma ótima decisão. Para isso tenha atenção aos seguintes fatores:

  • Empresas com experiência – para perfurar um poço em sua propriedade contrate empresas que atestem sua experiência no ramo. É preciso elaborar um projeto antes de começar a escavar, e somente uma empresa gabaritada apresentará esse diferencial.
  • Equipamentos de qualidade – depois do poço escavado é importante que utilize equipamentos de procedência. Bombas de água, tubos para poço artesiano, conexões, parte elétrica… Precisam ter qualidade reconhecida, desta forma, não terá dor de cabeça durante a captação de água.

Passadas essas dicas, agora será mais fácil começar a perfurar o solo para ter um poço artesiano. No momento de aquisição da broca, tire todas as dúvidas com os consultores técnicos.
E se procura os melhores equipamentos para aproveitar a água de seu poço artesiano, visite o site da Mérito Comercial. Em nosso catálogo encontrará tudo para construção civil, agropecuária e serviços.

Posts Similares

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *