Imagem ilustrativa de um prédio com o lençol freático rebaixado.

Rebaixamento de lençol freático em condomínios. É preciso cuidado com segurança

O rebaixamento de lençol freático em condomínios é processo fundamental para evitar o comprometimento das fundações deste tipo de edificação. É técnica que necessita de profissionais experientes e do auxílio de equipamentos adequados. Conheça um pouco sobre essa ação da engenharia.
A maior parte das capitais brasileiras sofrem influência das águas dos oceanos, ou das continentais. E é bem comum na maioria desses lugares a presença de lençóis freáticos. Esse fator já deve ter despertado a curiosidade de entender como é possível construir garagens de subsolo, por exemplo. E como fazer para esses ambientes não se encherem de água da chuva depois de erguidos.
Aqui vamos tratar do rebaixamento de lençol freático em condomínios, o que ajudará a desvendar algumas dúvidas sobre o tema. Saberá como funciona esse processo, e o que é usado para realizá-lo.

O que é o rebaixamento de lençol freático?

É um método usado com mais frequência na execução de projetos da construção civil, que visa:

  • Impedir a circulação de água durante a etapa de fundação e/ou contenção durante obras;
  • Facilitar a escavação de um terreno, que irá ser usado como túnel, por exemplo;
  • Esgotar a água que pode comprometer o escoramento de vigas;
  • Substituir a necessidade de usar métodos que envolvam o ar comprimido;
  • Dar agilidade a qualquer construção que esteja submersa por água.

O objetivo central é escavar, e “empurrar” a água para baixo dessa nova superfície criada. A partir desses pontos conseguimos conceituar o rebaixamento de lençol freático. Também vale mencionar que esse procedimento pode ser realizado de diferentes formas, entre estas:

  • Cavas e valetas
  • Ponteiras filtrantes
  • Poços de bombeamento
  • Galerias de drenagem

Cada um com suas peculiaridades, e indicados para diferentes situações.

Motivos para realizar o rebaixamento de lençol freático em condomínios

As edificações verticais é a solução que a engenharia adotou para atender as demandas empresariais e residenciais nos grandes centros urbanos. O objetivo é poder acomodar pessoas em lugares confortáveis e perto de redes de serviço, comércio, etc. Essa é a principal razão para construção dos condomínios, que por sua vez, precisam oferecer o máximo de conforto e segurança para seus condôminos.
As garagens subterrâneas são itens essenciais para garantir essa comodidade. E aí sem realizar o rebaixamento de lençol freático, é impossível construir esses espaços. Atrelada a essa necessidade, também existem outros motivos para optar pelo rebaixamento, são eles:

  • Custo baixo, e consegue ser mais ágil para esgotar água da área onde serão erguidas as fundações;
  • Método construtivo muito seguro;
  • Técnica já usada para outros tipos de obras mais complexas (túneis, galerias de infraestrutura, etc.)

Mas, será que existem riscos nesse tipo de intervenção. Vejamos a seguir.

Efeitos do rebaixamento do lençol freático

A rigor esse é um procedimento que precisa de estudos prévios: análise de solos, avaliação topográfica, verificação da rede de drenagem e outros. Mesmo assim, é possível que alguns impactos surjam. Em áreas urbanas, esses problemas podem ser:

  • Rachaduras em paredes de prédios vizinhos
  • Tirar do esquadro janelas e portas
  • Quebras de tubulações e revestimentos
  • Calçadas e pisos de áreas vizinhas podem afundar

Já em obras realizadas em regiões mais afastadas da cidade, o principal impacto do rebaixamento será na vegetação, visto que, a umidade do solo pode ser afetada, e água não seguirá para raízes de plantas.
Mas, é importante mencionar que a engenharia civil oferece muitos recursos para se evitar impactos ambientais, e durante o planejamento da obra, todos os requisitos de técnicos forem aplicados, a probabilidade desses riscos surgirem é pequena.

Como funciona o bombeamento da água?

Aqui podemos dividir o rebaixamento de lençol freático em condomínios em suas fases:

  1. Bombeamento para realização da obra
  2. Reaproveitamento da água

No primeiro momento serão instaladas bombas autoescorvantes para esgotar as partes onde serão montadas as fundações do futuro prédio. Essas máquinas trabalham constantemente até o rebaixamento ser finalizado. Normalmente são usados os modelos mais robustos de motobombas.
Com o condomínio erguido, para evitar que nessa área de subsolo se acumule água das chuvas, por exemplo, esse mesmo modelo de motobomba pode ser usado para bombear a água, e reaproveita-la em ações como a manutenção do jardim. Aqui é possível usar a bomba autoescorvante com menor potência.
Daí vemos que o principal equipamento para realizar o rebaixamento de lençol freático em condomínios será uma bomba autoescorvante. Vale conhecer alguns detalhes desse equipamento.

O que é uma bomba autoescorvante?

É o modelo de motobomba indicado para bombear líquidos e partículas sólidas (simultaneamente). Ao contrário da maioria dos modelos de bombas de água, a autoescorvante pode sim transportar água e pequenos detritos. É por isso, que se usa o modelo no rebaixamento de lençol freático.
Isso é possível porque esse equipamento tem rotor aberto, o que favorece a circulação das partículas, sem comprometer as engrenagens da bomba. Em média a bomba autoescorvante consegue bombear sólidos com diâmetros de até 76 mm. Essa máquina é acionada por eletricidade, mas existem modelos que usam combustíveis para funcionarem.
A bomba autoescorvante é produzida pelas maiores fabricantes do segmento, que desenvolvem versões para aplicações domésticas, e até grandes obras da construção civil. Dentre as marcas mais conhecidas estão:

  • Darka (vendas através no nosso televendas sob consulta técnica)
  • Bombas Thebe
  • Dancor
  • Toyama (modelos portáteis movidos a gasolina ou diesel)
  • Grundfos
  • Jacuzzi

Todas com modelos próprios para fazer o rebaixamento de lençol freático. Mas, também é possível usar essa motobomba para:

As vantagens da técnica de rebaixamento do lençol freático

Como vimos, esse é um processo que trará segurança a obra. Seguindo todas as orientações do estudo, não existirão riscos para sua aplicação. É método dos mais usados em todas as obras de escavação, e sem ele não teríamos verdadeiras cidades subterrâneas nas grandes metrópoles pelo mundo.
O rebaixamento do lençol freático em condomínios é fundamental para iniciar obra, e garantir a segurança necessária dos pilares que sustentarão a edificação.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *