Algumas ferramentas são indispensáveis em qualquer kit: as parafusadeiras estão entre as principais nessa lista. Mas como escolher a melhor?

No dia a dia buscamos facilidades para deixar mais ágil atividades comuns dentro de uma casa. Substituir tomadas, por exemplo, pode ser complicado devido ao processo de retirar parafusos e depois apertá-los.

Às vezes não temos a chave ideal para a bitola do parafuso, e o que era para ser rápido termina um transtorno. Mas existe uma ferramenta elétrica que serve para essa e outras tarefas, seja em casa ou durante a realização de um serviço profissional: a parafusadeira.

Mas o que define qual a melhor parafusadeira

Aqui, vamos mostrar qual a melhor marca de parafusadeira elétrica e a bateria, além de informações sobre como funciona, e tudo o que você precisa para adicionar a parafusadeira ideal ao seu kit de ferramentas. Confira!

Leia também: Qual a melhor lixadeira para parede?

Aspectos que indicam qual a melhor parafusadeira

Não adianta partir para a pesquisa de qual a melhor parafusadeira elétrica profissional, por exemplo, sem antes saber os principais aspectos a serem avaliados.

Como se trata de um equipamento produzido com algumas funções extras, e para determinados tipos de materiais, é relevante conhecer esses detalhes.

Assim, para responder a pergunta “qual a melhor marca de parafusadeira elétrica?”, você precisa analisar os seguintes fatores:

homem usando uma parafusadeira elétrica em uma parede branca

1 – A superfície em que será usada (madeira, concreto, alvenaria e metal)

Nem toda parafusadeira vai conseguir inserir um parafuso numa parede de concreto, seja por causa de sua potência ou devido a dimensão do bit (que é a ponta de trabalho deste equipamento).

A potência é o detalhe técnico que faz a diferença, e você encontra no mercado diversas parafusadeiras portáteis alimentadas por baterias, tais como:

  • De 3,6 v – indicada para realizar pequenos ajustes, e parafusar equipamentos eletroeletrônicos;
  • De 4,8 v – serve para trocar tomadas e desmontar eletrodomésticos;
  • De 9,6 v – ideal para apertar parafusos de até 8mm, e para trabalhar com madeiras;
  • De 12 v – modelo que tem capacidade para perfurar madeira, drywall, metal e alvenaria;
  • 14,4 e 18 v – equipamento que consegue parafusar em superfícies de alvenaria e concreto.

Existem outros formatos que usam fio para se conectar a rede elétrica. Mais adiante, você conhecerá outras denominações para essas parafusadeiras.

2 – Se a ferramenta será para utilização profissional, pessoal, ou por hobby

Decerto, se vai usar sua parafusadeira na sua marcenaria doméstica, o modelo que vai escolher não precisa ser tão robusto. Então, basta escolher o equipamento ideal para trabalhar com madeira, por exemplo.

Leia mais: Etapas de uma obra: Dicas para se planejar e evitar prejuízos

3 – O tempo ideal de funcionamento

Durante quantas horas diárias você pretende usar a parafusadeira? Com qual frequência semanal ou mensal? Essas questões são importantes, pois dependendo do tempo de uso, você vai ter que verificar pontos como:

  • Voltagem da bateria
  • Torque máximo
  • Ergonomia
  • Rotação
  • Mecanismo de impacto

A partir desses critérios, você chegará à melhor parafusadeira.

Tipos de parafusadeiras

parafusadeira sendo utilizada

Conforme mencionado, além da potência, há outros aspectos que ajudam a definir qual a melhor parafusadeira. E assim, surge uma espécie de categorização para esse equipamento, que se apresenta da seguinte maneira:

  • Parafusadeira e Furadeira de Impacto – é um equipamento que serve tanto para o parafusamento quanto para perfuração de superfícies. Tem mandril de regulagem para conectar brocas de diferentes polegadas.
  • Parafusadeira de auto-alimentação – modelo robusto que tem função de realizar o parafusamento em série, pois numa espécie de gatilho é possível inserir inúmeros parafusos.
  • Parafusadeira de impacto – possibilita colocar um parafuso mesmo sem um orifício piloto. Sua precisão e absorção de trepidações, por exemplo, a diferem dos modelos mais simples de parafusadeiras.

A orientação é conciliar a potência do equipamento com essas características apresentadas, e você vai fazer uma escolha segura.

Leia mais: Descubra 9 ferramentas que você precisa ter em casa!

Qual é a melhor marca de parafusadeira?

No país existem fabricantes que se destacam na produção desse tipo de ferramenta elétrica, são eles: Bosch, Makita, Vonder, DeWalt e Hitachi. Listamos abaixo os destaques de cada uma dessas empresas.

1. Parafusadeira Makita

Outra empresa que oferece muitas ferramentas elétricas, a Makita produz a parafusadeira de impacto TD0100.

Essa versão tem cabo emborrachado que foca na ergonomia, controle de velocidade no gatilho, carenagem de alumínio, iluminação de led. Ainda vem com mandris e ponta de parafusos como acessórios.

2. Parafusadeira Hitachi

As parafusadeiras Hitachi com a referência W8VB2 Eb são ferramentas que se destacam pelo alto torque, motor de excelente potência (6.6 amp), baixa emissão de ruídos e serve para trabalhos em superfícies metálicas.

3. Parafusadeira Vonder

A parafusadeira de impacto PBV 108 Vonder é um modelo com potência de 10,8, excelente para atividades rotineiras, mas que precisam de alto torque.

Esse equipamento é portátil, tem carregador bivolt e vem com maleta para guardar todos os acessórios.

4. Parafusadeira Bosch

Essa marca tem uma das linhas mais completas de parafusadeiras, mas o equipamento que mais se destaca é a Bosch GSR 1000 Smart.

É um modelo portátil que serve para muitas horas de trabalho, tem controle de velocidade, proteção para não induzir calor, rotação nos 2 sentidos, indicador para mostrar o estado da bateria, led para iluminar área de trabalho e bateria de lítio.

5. Parafusadeira DeWalt

Já a DeWalt tem como destaque a parafusadeira 20v – Bivolt – DCD777D2. É também uma furadeira, e tem sistema sem escovas de carvão (o que proporciona mais tempo de vida útil ao rotor).

É um modelo de fácil manuseio e serve para madeira e metal.

São essas as melhores marcas de parafusadeiras disponíveis. Siga as orientações iniciais e certamente você encontrará o melhor equipamento para as suas atividades.

Lembre-se de que nem sempre o preço baixo vai indicar qual a melhor parafusadeira para você, se guie pela qualidade e procedência da ferramenta. 

Se quiser mais informações sobre esse tema, assine nossa newsletter para acompanhar novidades e mais dicas.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *