Neste texto vamos falar da linha de bombas de água CM da Grundfos.  A Grundfos é marca referência no segmento de bombas. Conheça aqui detalhes da sua linha exclusiva de bombas horizontais, seus modelos e como eles te ajudarão em diferentes atividades.
A mais de 70 anos a Grundfos tem criado soluções para diversos setores. Presente em 56 países, é uma das multinacionais que conseguem levar inovação sem esquecer dos valores que fundaram a empresa na década de 40 na Dinamarca.
Com o orgulho de fabricar bombas de água de grande eficiência, a partir de processos sustentáveis que ajudam a preservar o ambiente das cidades onde tem unidades fabris, a Grundfos entrou no século XXI pronta para todos os desafios.
Uma prova desse trabalho eficaz enxergamos em suas linhas de bomba centrífuga. A marca produz equipamentos que se adequam desde as atividades de indústrias até o abastecimento residencial.
Aqui vamos conhecer detalhes da linha de bombas de água CM (Centrífuga Modular) da Grundfos, que são modelos de bomba centrífugas horizontal. Veremos a versatilidade que a marca desenvolveu para esse grupo de motobombas.

Conhecendo a linha de bombas de água CM

Em muitas partes do país armazenar água é um problema. Primeiro que as caixas de água devem ficar em uma altura mínima para que o líquido tenha boa pressão nas torneiras; depois, nem sempre a rede pública de distribuição manda água suficiente para que se encha esses reservatórios.
É aí que entra o papel de uma bomba de água. Usando esse equipamento conseguimos subir a água, e também manter uma pressão para distribuí-la dentro da casa. A linha de bombas de água CM da Grundfos atende essas duas necessidades: abastecer e pressurizar.
A linha CM é composta de bombas horizontais multiestágio, que se destaca por modelos compactos, e que podem ser instaladas em diferentes alturas, por exemplo. As bombas CM Grundfos têm módulos intercambiáveis responsáveis por manter a operação do equipamento de forma homogênea.
O motor dessa bomba trabalha usando energia elétrica; ela é fabricada em ferro fundido e aço inoxidável. Se adequa ao transporte tanto de água quanto a líquidos abrasivos, pois tem alta proteção contra corrosão. Esse motor é diferenciado devido a sua fixação, o modelo recebe um anel de encosto que ajuda a formar uma base definida.
Um outro ponto que preocupa alguns profissionais que irão utilizar a motobomba para serviços industriais, por exemplo, é a conexão. Os modelos CM oferecem boa flexibilidade para isso e têm as seguintes opções:

  • Rosca padrão NPT ou Rp
  • Flange DIN, JIS e NA
  • Conexão PJE (mais recomendada em sistemas de grande pressão)
  • Conexão Tri-clamp

Comparada a outros modelos de bombas centrífugas horizontais a linha CM é 40% menor em largura, 25% menor em altura e 10% menor em comprimento. Esse é um dos atrativos, principalmente para ambientes que precisam otimizar espaço.

Aplicações industriais da linha CM Grundfos

As bombas de água têm papel fundamental em muitos sistemas industriais. Não é diferente com os modelos CM. Em diferentes indústrias essa bomba d’água centrífuga pode ser usada em:

  • Processos de lavagem e limpeza – realiza desengorduramento e lavagem de máquinas; atrela-se a máquinas de lavagem; utilizada na lavagem de móveis e podem ser associadas a unidades de CIP (Cleaning In Place).
  • Controle de temperatura – em fábricas que produzem placas eletrônicas; setores que trabalham com equipamentos a laser; sistemas de refrigeração industrial; no aquecimento e resfriamento de vários processos industriais.
  • No tratamento de água – para realizar a osmose reversa; trabalha em sistema de ultra filtração e sistemas de troca iônica; integra-se a filtração final.
  • Rotina de indústrias farmacêuticas e químicas – no sistema de destilação; no processo de mistura; para realizar a evaporação de líquidos; no transporte e pressurização de líquidos.

Para cada atividade dessas é importante além de seguir todas as recomendações técnicas descritas nos manuais Grundfos também consultar um vendedor técnico para orientar o melhor modelo de acordo com a necessidade do projeto. Também precisa considerar que as instalações precisam ser realizadas por profissionais que saibam montar esses complexos sistemas.

Aplicações residenciais da linha CM Grundfos

Em residenciais a bomba CM pode ser usada em sistemas de transferência de água para reservatórios, e também no sistema de pressurização. A principal recomendação no uso doméstico é seguir todas as instruções de instalação.
Seja para armazenamento ou para pressurizar água, é necessário seguir todas as instruções de instalação para que a bomba funcione de forma correta. Como se trata de um modelo compacto, pode ser instalada em diferentes partes da casa.

Principais modelos das bombas CM

Como vimos são muitas aplicações atendidas pela bomba centrífuga modular. Por isso, a Grundfos sempre melhora as versões dessa linha para atender perfeitamente as suas funções. Os modelos que encontrará as motobombas CM são:

  • CM 1
  • CM 3
  • CM 10
  • CM 15
  • CM 25

Todas com as seguintes opções de variação:

  • A – Tampa de sucção e de recalque de ferro fundido
  • I – Tampa de sucção e de recalque inox 304
  • G – Tampa de sucção e de recalque inox 316

Cada um desses modelos se adequará a uma aplicação industrial e residencial, de acordo com a necessidade do projeto.

Vantagens da linha CM Grundfos

É certo que a tradição da empresa na fabricação de bombas d’água lhe dá um papel de destaque no mercado consumidor. A Grundfos está entre as 10 maiores fabricantes do segmento no mundo, e isto é um forte influenciador.
Mas a qualidade dos produtos é sem dúvida o principal fator que pesa na hora da escolha. Em relação as vantagens que encontrará na linha CM, podemos destacar os seguintes fatores:

  • Seu design compacto, leve e arrojado
  • Os seus módulos permutadores
  • Manutenção de baixo custo (com boa oferta de peças de reposição no mercado)
  • Opera com baixo nível de ruído (por isso é uma excelente opção para compor o sistema de pressurização de residências)
  • Tem alto rendimento hidráulico
  • Opera em diferentes temperaturas (de -30°C até 120°C)
  • Podem ser usadas como bombas autônomas
  • Não utiliza o sistema de colagem dos selos mecânicos
  • Versatilidade (usada em indústrias de bebidas, farmacêutica, química; em sistemas de tratamento de água; e uso doméstico)
  • Durabilidade dos materiais (fabricadas em aço inoxidável e ferro fundido)
  • Baixo consumo de energia

Certamente existem argumentos suficientes para adquirir uma bomba da linha CM Grundfos. Inovação tecnológica e tradição num equipamento essencial para diversas atividades.
Não esqueça que tudo depende da escolha do modelo adequado e da instalação correta do equipamento, então deve ter todas as informações necessárias e contratar uma empresa com experiência neste processo. Para conhecer o catálogo completo e tirar qualquer dúvida sobre a linha CM da Grundfos entre em contato com a nossa equipe técnica de vendas.

Autor

  • Pós-graduada em administração pela Universidade Unisa, atua no ramo de vendas de bombas hidráulicas há 27 anos, com experiência em diversos setores, de auxiliar administrativo a gerência. Com grande conhecimento em vendas técnicas e dimensionamento, participou de projetos em grandes obras do país. Há 11 anos está à frente da Mérito Comercial, a maior distribuidora de bombas hidráulicas do Brasil.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.