Em primeiro plano, espaço em azul com o título do texto. Ao fundo, uma piscina com uma fonte e iluminação interna e, a direita, um celular com pesquisas do tema.
|

Como funciona a automação de piscinas?

 A automação de piscinas traz comodidade e, acima de tudo, facilidade a quem opta pelas melhorias.

A automação de piscinas veio para facilitar a vida das pessoas, até mesmo de quem usa a piscina, além de aumentar a produtividade, dessa forma, fazem a manutenção regular e reduzem os custos operacionais para esse tipo de serviço. Tudo isso possibilitado pela automação de piscinas!

A automação é ligada a Lei do menor esforço, que é o que as pessoas mais tecnológicas buscam, para ganhar tempo para outras tarefas. Falar em automação para piscinas parece uma coisa estranha, mas é uma realidade. Clubes, parque aquáticos, condomínios e outros estabelecimentos têm adotado recursos tecnológicos para cuidar da água de suas piscinas. Optam pelas soluções da automação de piscinas, que é um sistema eletrônico destinado a acionar os equipamentos (bombas, filtro para piscina, clorador, etc.) responsáveis pela qualidade da água.

Como esse recurso funciona, e o que é preciso para montá-lo? Confira nos próximos tópicos.

Como automatizar piscinas?

Elaborando um projeto organizando todas as necessidades da piscina; nesse plano deve constar todos os serviços que normalmente são feitos para deixar a água limpa, por exemplo. Assim, é possível dimensionar o que pode ser automatizado.

Supondo que a piscina precise de serviços como:

  • Acionamento da bomba para piscina,
  • Filtragem da água,
  • Adição de cloro ou ozônio na água,
  • Controle da alcalinidade da água,
  • Regulagem da temperatura,
  • Controle dos jatos, força da cascata da piscina, etc.,
  • Cobertura da piscina

Deve ser pensando um projeto de automação que atenda essas demandas. Depois se define que tecnologias serão aproveitadas para compor o tal sistema, por fim, comprar os equipamentos necessários e instalá-los.

Leia mais: Confira os modelos de cascatas para piscinas. Inspire-se!

Quando aproveitar os recursos da automação de piscinas?

Como vimos acima, boa parte das atividades que a automação para piscinas cobre, estão ligadas à limpeza e conservação.
Então, em situações onde se gasta muito tempo e dinheiro para realizar esses serviços, automatiza-los é a decisão certa.
Também se aconselha adotar tecnologias para manter a piscina sempre cuidada, quando não se um quadro de funcionários adequado para o serviço (no caso de estabelecimentos como os clubes).
Dessa maneira, não terá o custo com mão-de-obra para realizar a limpeza, por exemplo.
E para quem tem uma piscina em casa, não tem tempo para fazer a manutenção, investir na automação garantirá a qualidade da água; apertando botões de um quadro ou do controle remoto, acionará todas as funções de limpeza no reservatório, sem precisar deixar o conforto da sua espreguiçadeira.
Só reforçando, quem precisa automatizar piscinas:

  • Clubes esportivos, parque aquáticos e outros locais que necessitam higienizar a água periodicamente;
  • Espaços que tenham piscinas e desejam reduzir os custos operacionais;
  • Residências com piscinas, e os proprietários não têm tempo para cuidar da manutenção e conservação.

Os produtos da piscina que podem ser automatizados

Dentre os processos e equipamentos que se utilizam para automação de piscinas temos:

  1. Quadro de comando – todo sistema se conecta a um quadro de comando. Nele terão as chaves responsáveis por ligar/desligar, disjuntores, relés de proteção, cabos elétricos, etc. É a partir do quadro de comando que será possível programar o timer de algumas funções automatizadas.
  2. Controle remoto/piscina inteligente – essa é outra forma de controlar os equipamentos automatizados da piscina. Imagine utilizar um controle remoto para acionar o sistema de iluminação, o fluxo de água da cascata e a da bomba e filtro para piscina? É o que proporcionar o sistema da “piscina inteligente”, que por meios digitais acompanhar todos os equipamentos que cuidam do reservatório. Esse modelo também já é encontrado no formato de aplicativos de smartphone e softwares para computador.
  3. Bomba de piscina – esse é o equipamento principal dentro da casa de máquinas que regula o fluxo de água do reservatório. A bomba é acionada para fazer a água se movimenta, ou simplesmente para encher a piscina. É possível programa-la (usando um timer) para executar essas funções.
  4. Clorador automático – a forma ainda mais comum para desinfectar a água de piscina é usando o cloro. E por isto contar com um equipamento eletrônico que faça esse tratamento é maneira eficaz de liberar as quantidades certas desse produto químico. Existem no mercado cloradores automáticos que liberam o cloro de acordo com os metros cúbicos de água na piscina.
  5. Ozonizador – outra forma de combater microrganismo na água da piscina é utilizando o ozônio. O ozonizador pode ser instalado direto na casa de máquinas, e será acionado sempre que necessário para eliminar bactérias, algas e outros.
  6. Coberturas – as coberturas retráteis para piscina servem para conservar o aquecimento, e reduzir os níveis de evaporação da água. Os modelos automatizados vem ser tornando soluções perfeitas para muitos condomínios residenciais, por exemplo.
  7. Aquecimento – as bombas de calor e os aquecedores também podem ser ligados ao quadro de comando. Nesse caso, sensores são posicionados para marcar a temperatura da água, e quando necessário, o sistema de aquecimento é acionado para levar calor a piscina.
  8. Robôs de limpeza – eles conseguem tirar folhas, aspirar poeiras, retirar sujeiras da parede e filtrar parte da água. Esses robôs que limpam piscinas são movidos por eletricidades, e são uma solução bem prática para cuidar da manutenção de piscinas residenciais. Quando a máquina termina o processo, será necessário retirar os resíduos que foram captados e dar o destino final.

Esses são os produtos mais conhecidos para realizar automação dos serviços da manutenção e limpeza de piscinas.

Sabe-se que a tendência da utilização se softwares acionados via web chegou para ficar. A praticidade de usar o celular, por exemplo, para eliminar as folhas da piscina, é bastante atrativa para muitas pessoas.

Seja qual formato de automação de piscinas escolher, o ideal é adquirir os equipamentos para piscina de uma empresa que garante qualidade e procedência de seus produtos.

Isso você terá com a Mérito Comercial. Visite nosso site e conheça toda nossa linha de equipamento voltados para piscina! Até mais!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *