A NR 9 é responsável pelo PPRA, essa norma foi criada com o intuito de regulamentar todos os riscos químicos, físicos e biológicos que possam vir a prejudicar os colaboradores.
A NR 9 é o conjunto de normas que tem objetivo de regulamentar e prevenir os riscos ambientais ou aos seus colaboradores referentes a produtos químicos, físicos e biológicos.
RISCOS QUÍMICOS;
RISCOS FÍSICOS;
RISCOS BIOLÓGICOS;
RISCOS ERGONÔMICOS;
RISCOS ACIDENTAIS.
Os objetivos do PPRA e do PGR apesar de bem parecidos. A ideia de ambos é identificar riscos que podem colocar a vida dos colaboradores em perigo, no dia-a-dia de trabalho.
pPRA:
foca mais na identificação dos riscos de acidentes, principalmente em relação à exposição a agentes nocivos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos.
PGR:
É muito mais amplo, pois, trata de identificar riscos à segurança dos colaboradores, sendo tanto ergonômicos quanto acidentais.
A NR 9 é obrigatório que todas as empresas tenham implementada. Essa norma independe da quantidade de colaboradores, atividade ou grau de risco.
Eventuais violações às normas facilmente detectadas através do sistema. Sendo assim, há maior possibilidade de as empresas sofrerem penalidades, incluindo multas de segurança do trabalho.