A NR 26 é a norma que visa melhorar as condições de trabalho nas indústrias, por meio da sinalização de segurança. É importante que as empresas conheçam e apliquem essa norma.
A NR 26 é responsável por estabelecer as diretrizes para a sinalização de segurança no ambiente de trabalho.
Ela garante a identificação de equipamentos de segurança, a delimitação de áreas e a identificação de tubulações de líquidos e gases.
Para aplicar a NR 26, é necessário seguir as seguintes etapas:
Identificar as áreas de risco;
Escolher as cores adequadas;
Sinalizar de forma clara e visível;
Atualizar a sinalização.
A NR 26 determina que os produtos químicos precisam apontar como perigosos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
Quando isso não ocorre corretamente, podem causar acidentes como explosões, incêndios e vazamentos, além de riscos de queimaduras e intoxicações.
A classificação e rotulagem de produtos químicos de acordo com o Sistema GHS foi criada pela ONU, em critérios que levam em conta os perigos físicos, para a saúde e para o meio ambiente.
A cor vermelha é para identificar e marcar equipamentos de proteção e combate a incêndio, incluindo portas de saída de emergência.
A cor amarela, utilizada para indicar perigo e precaução. Ela é comumente encontrada em corrimãos, parapeitos, pisos e portas de elevadores que fecham verticalmente.
O branco, usado em diversos locais para indicar a direção e o fluxo de trânsito de pessoas, como passarelas, corredores e passadiços.
A cor preta, utilizada para identificar recipientes de lixo, exceto aqueles relacionados a serviços de saúde, geralmente serve para identificar tubulações de substâncias inflamáveis.
A cor azul, utilizada para indicar ações que são obrigatórias, como o uso de EPI, como, por exemplo: "Use protetor auricular", bem como para proibir a movimentação ou energização de equipamentos
A cor verde, utilizada para indicar segurança, é empregada para identificar vários itens, como caixas de primeiros socorros, equipamentos de proteção individual e faixas de delimitação.
Essa cor, utilizada para indicar perigo e usada em áreas perigosas de máquinas e equipamentos, como partes móveis.
A cor púrpura, utilizada para identificar os riscos relacionados às radiações eletromagnéticas e partículas nucleares. Usada também em lugares como portas e entradas
Pode haver sanções como multas, bloqueios, processos trabalhistas, despesas médicas, aumento da taxa do seguro de acidentes do trabalho e do fator de prevenção de acidentes e penalidades criminais.