A NR 25 é uma das normas que estabelece diretrizes claras para a proteção da saúde e segurança dos colaboradores em uma indústria.
A NR 25 dispõe sobre as orientações para as empresas produtoras de resíduos industriais adotarem as precauções e providências necessárias.
O QUE É PNRS?
A PNRS abrange resíduos de diversas naturezas, incluindo os domésticos, industriais e perigosos, com exceção dos radioativos.
Ela se aplica a todas as atividades que geram resíduos industriais, como as indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas, de alimentos, de bebidas, de papel e celulose, entre outras.
A NR 25 estabelece as medidas de segurança e saúde ocupacional para os trabalhadores que manipulam, transportam, armazenam e destinam os resíduos das atividades industriais.
"Os resíduos provenientes de processos industriais em forma sólida, líquida ou gasosa, ou uma combinação dessas formas, são considerados diferentes dos resíduos domésticos".
As empresas geradoras de resíduos industriais devem seguir as orientações gerais da NR 25, visando tomar medidas e cuidados adequados.
A empresa é orientada pela primeira diretriz a buscar a redução da geração de resíduos, o que pode ser alcançado por meio da adoção de práticas tecnológicas disponíveis.
É proibido despejar qualquer substância poluente no local de trabalho, e é responsabilidade da empresa implementar medidas, métodos, equipamentos ou dispositivos.
De acordo com uma das diretrizes da NR 25, é necessário que os resíduos sólidos e líquidos sejam coletados, acondicionados, armazenados, transportados, tratados e destinados adequadamente.
É estabelecido nesta diretriz que os resíduos altamente tóxicos devem ser tratados e encaminhados para empresas especializadas com o objetivo de neutralizar sua toxicidade.
A presente norma aborda a questão dos resíduos radioativos produzidos nas indústrias, os quais devem ser tratados em conformidade com as disposições legais estabelecidas.
Diz respeito aos resíduos que apresentam perigo biológico e devem ser adequadamente descartados de acordo com as normas da legislação sanitária e ambiental.
A empresa é responsável por garantir que os funcionários envolvidos nas diversas etapas do processo de resíduos, desde a coleta até a disposição final, estejam capacitados quanto às medidas
Contudo, o não cumprimento dessas normas pode resultar em sanções financeiras, ações judiciais e outras adversidades para a empresa, além de colocar em risco a integridade física e a saúde.