A NR 19 é uma Norma Regulamentadora que estabelece medidas de proteção aos colaboradores envolvidos na fabricação, armazenamento e transporte de explosivos pelas empresas.
De acordo com a NR 19, os explosivos industriais são substâncias que, quando estimuladas por agentes externos, se desintegram e produzem uma grande quantidade de gases em altas temperaturas.
Empresas envolvidas com materiais explosivos devem seguir as diretrizes da NR 19, independentemente da etapa em que estejam envolvidas, desde a fabricação, transporte, armazenamento.
A NR 19 é fundamental para garantir que as fábricas de explosivos estejam em conformidade com as normas legais. Contudo, através dela, é possível estabelecer critérios específicos para a instalação.
A fabricação é considerada a mais perigosa. Isso se deve ao fato de que envolve matérias-primas que são inerentemente prejudiciais à saúde humana.
A NR 19 orienta sobre a gestão segura de explosivos no cotidiano, a fim de evitar ameaças às atividades empresariais.
A NR 19 aborda em sua terceira observação a questão do armazenamento de explosivos, que, embora seja menos perigoso do que a produção, ainda demanda precauções.
O uso do creme protetor é crucial, já que é aplicado em regiões como pescoço, rosto, braços e mãos para prevenir possíveis queimaduras em caso de acidentes com explosivos.
É de grande importância na fabricação, distribuição e armazenamento de explosivos para proteger o usuário de entrar em contato com substâncias prejudiciais a saúde.
Estes equipamentos são essenciais para evitar que os gases utilizados na produção sejam inalados pelos trabalhadores e, assim, prevenir a contaminação no ambiente de trabalho.
Os óculos de proteção são considerados como um dos EPIs necessários para trabalhar com explosivos, uma vez que eles evitam o contato dos olhos com os produtos químicos.
É preciso adicionar outros tipos EPIs, como capuzes, protetores faciais e aventais, para complementar a proteção. Isso se torna fundamental para evitar o contato com gases e respingos.
O descumprimento das regras pode trazer consequências legais para o seu negócio, por isso, é fundamental estar atento ao que aprendeu para evitar problemas.