A norma regulamentadora número 14, é uma das mais concisas e trata especificamente sobre a construção e o trabalho em fornos.
As normas técnicas da NR 14 estabelecem os critérios a serem seguidos durante a construção, instalação, uso e manutenção de fornos em empresas e indústrias.
Para aplicar a NR 14, as empresas devem adotar medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho em fornos. Algumas das principais exigências da NR 14 incluem:
Instalação de sistemas de ventilação e exaustão;
Adoção de medidas de proteção individual;
Realização de treinamentos para os trabalhadores;
Elaboração de procedimentos operacionais seguros;
Implantação de sistemas de emergência.
A NR 14 tem como finalidade assegurar que os trabalhadores responsáveis pela operação de fornos possuam condições seguras e de qualidade para desempenhar suas atividades
A NR 14, em conjunto com a NR 15, aborda a questão da insalubridade relacionada ao trabalho em fornos, já que os trabalhadores são expostos a condições prejudiciais à saúde, como:
Emissão de fumaça;
Liberação de fumos;
Temperaturas elevadas;
Emissão de gases tóxicos/nocivos;
Possibilidade de explosão e incêndio.
Destaca-se a importância de proteger a cabeça, os membros superiores e inferiores e o tronco ao utilizar EPIs para se proteger de altas temperaturas.
Para a cabeça, um dos principais EPIs é o capuz forneiro, luvas aluminizadas, calças e perneiras aluminizadas e avental aluminizado tipo barbeiro.